PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS ACEITOS

Clique aqui e veja o Comitê Científico do Brasil

TÍTULO AUTOR 
1. Gestão pedagógica e práticas de ensino e aprendizagem na dimensão da diversidade e da inclusão social e cultural
DESEMPENHO E INFRAESTRUTURA: MAPEAMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO ADAILDA GOMES, ANDRÉ REGIS
PRÁTICAS CURRICULARES INCLUSIVAS: TENSÕES E DESESTABILIZAÇÕES NA AÇÃO DOCENTE AMÉLIA MARIA ARAÚJO MESQUITA, GENYLTON ODILON RÊGO DA ROCHA
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O CAMPO:PROBLEMATIZANDO PROCESSOS DE EXCLUSÃO NO SUL DO BRASIL ARLETE SALCIDES
A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E O CONCEITO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRINCÍPIOS E ORIENTAÇÕES.  CRISTIANE TERESA DOMBOSCO
GESTÃO PEDAGÓGICA E INCLUSÃO SOCIAL: O QUE PENSAM PROFESSORES E ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO GABRIELA SOUSA RÊGO PIMENTEL, CLÉLIA DE FREITAS CAPANEMA, SIMONE LEAL SOUZA COITÉ, SANDRA REGINA DOS SANTOS MENEZES 
A INCLUSÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA GILMAR DE CARVALHO CRUZ,  KHALED OMAR MOHAMAD EL TASSA
AVALIAÇÃO DA ESCRITA EXTERNA À ESCOLA NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM SUBSÍDIO PARA A PRÁTICA DOCENTE? GLADYS ROCHA, RAQUEL FONTES MARTINS
MAIS EDUCAÇÃO: A “NOVA” ESCOLA NOVA JAMERSON ANTONIO DE ALMEIDA DA SILVA, KATHARINE NÍNIVE PINTO SILVA 
O PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL  COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: contradições e potencialidades JARINA RODRIGUES FERNANDES
VALIDAÇÃO DE UM MODELO DE COMPETÊNCIAS FACILITADORAS DA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO PARA PESQUISADORES DA EMBRAPA JOSÉ CARLOS CAIRES
TEATRO DO OPRIMIDO E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS PARA AS PRÁTICAS ESCOLARES NA ATUALIDADE. JOSÉ PEREIRA PEIXOTO FILHO , EMILIANA MARIA DINIZ MARQUES
A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA DE 2003 A 2010 E A PROPOSTA DA INTEGRAÇÃO DO ENSINO MÉDIO AO PROFISSIONAL JUSTINO DE SOUSA JUNIOR 
RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E CURRÍCULOS ESCOLARES: DESAFIOS PARA UMA ESCOLARIZAÇÃO QUE CONTEMPLE EFETIVAMENTE A DIVERSIDADE KÁTIA EVANGELISTA REGIS
A PARTICIPAÇÃO DO ENTORNO NOS ESPAÇOS COLEGIADOS: CONSTRUÇÃO DA QUALIDADE LUANA COSTA ALMEIDA
GESTÃO PEDAGÓGICA E JUVENTUDE: CONCEITOS E DESAFIOS LUCÉLIA DE MORAES BRAGA BASSALO,DENISE GISELE DE BRITTO DAMASCO
HABILIDADES DE LEITURA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ASSOCIADAS AO SEU APRENDIZADO LÚCIA HELENA GAZÓLIS DE OLIVEIRA
AS POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS GOVERNOS LULA (2003-2010) MARCELO PAGLIOSA CARVALHO
ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE PROJETO “ACELERAR PARA VENCER” (PAV) EM MINAS GERAIS MÁRCIA HELENA SIERVI MANSO, NEUZA MARIA DE OLIVEIRA MARSICANO 
ESTADO DA ARTE: DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL MARCIA REGINA MOCELIN, SARITA A. DE OLIVEIRA FORTUNATO 
A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. MARIA APARECIDA GUEDES MONÇÃO
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E PARTICIPAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS E LIMITES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE MARIA INÊS BOMFIM, VALÉRIA GOULART 
AMPLIAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL VIA PROINFÂNCIA: ANÁLISES DE UMA POLÍTICA PÚBLICA EM COLABORAÇÃO MARIA LUIZA RODRIGUES FLORES, DÉBORA TEIXEIRA DE MELLO
A CULTURA ORAL NA ESCOLA ESCRITA MARIÂNGELA TOSTES INNOCÊNCIO
A REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CICLOS:  TRAJETÓRIA DOS ÚLTIMOS TRINTA ANOS NO ESTADO DE SÃO PAULO MARÍLIA CLARET GERAES DURAN, JOÃO CARDOSO PALMA FILHO, MARIA LEILA ALVES 
O TRABALHO DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS QUE ENCONTRAM DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NO MUNICIPIO DE ARAUCÁRIA - PARANÁ - BRASIL MONALIZA EHLKE OZÓRIO HADDAD 
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PATRÍCIA CORREIA DE PAULA MARCOCCIA,  MARIA IOLANDA FONTANA, MARIA ANTÔNIA DE SOUZA, REGINA BONAT PIANOVSKI 
A POLITICA DE EXPANSÃO DO  ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA NO ESTADO DE PERNAMBUCO/BRASIL  PAULO FERNANDO DE VASCONCELOS DUTRA, SANDRA SOARES
SE A RESPOSTA É CAPACITAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL, QUAL É A PERGUNTA? RICARDO BRESLER
EDUCAÇÃO DO CAMPO E A QUALIDADE DO ENSINO: A GESTÃO PARTICIPATIVA NO ENSINO SUPERIOR ROSEMERI SCALABRIN
PLURILINGUISMO: APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA E INCLUSÃO SÓCIO-CULTURAL RUDSON EDSON GOMES SOUZA, MARIA JOSÉ DE ARAÚJO GADELHA
GESTÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL – A EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO SHIRLEY SILVA 
ENTRE O DIREITO À EDUCAÇÃO E O DEVER DA OFERTA: CONCEPÇÕES DOS GESTORES ESTADUAIS BRASILEIROS ACERCA DA INCLUSÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO SINARA POLLOM ZARDO 
CULTURA E DIVERSIDADE: REFLEXÕES PROPOSITIVAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO, ANSELMO ALENCAR COLARES, MARIA LÍLIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
CÚMPLICES DO SILÊNCIO: A AUSÊNCIA DO DEBATE ACERCA DA EDUCAÇÃO SEXUAL E DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL VIRGÍNIA COELI BUENO DE QUEIROZ MATIAS
2. A avaliação e a supervisão educacional no contexto das políticas e diretrizes dos governos central, regional e local
SISTEMA DE AVALIAÇÃO E RENDIMENTO ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA ABORDAGEM NA LINHA DO TEMPO ADOLFO IGNACIO CALDERÓN, RAFAEL GABRIEL DE OLIVEIRA JUNIOR
FUSÕES INSTITUCIONAIS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE ALINE VEIGA DOS SANTOS,RANILCE GUIMARAES IOSIF
O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) NA ÓTICA DE GESTORES E DOCENTES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DO ESTADO DA PARAÍBA/BR  ANDRÉIA FERREIRA DA SILVA
SISTEMA ESCOLAR E AVALIAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO - BRASIL BRUNA LAMMOGLIA,  MARIA APARECIDA VIGGIANI BICUDO
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE NAS REDES ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL CATARINA DE ALMEIDA SANTOS,  DANIELLE XABREGAS P. NOGUEIRA,  GIRLENE RIBEIRO DE JESUS, SHIRLEIDE PEREIRA DA S. CRUZ
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO PROCESSO DE GESTÃO: IMPACTOS EM ÓRGÃOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CÍNTIA DOS SANTOS SOUZA, WALTERLINA BRASIL
OS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA E AS PERCEPÇÕES QUE DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL TÊM ACERCA DE SUA FORMAÇÃO E DE SUAS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA: POSSÍVEIS CONEXÕES CLEYTON HÉRCULES GONTIJO
AVALIAÇÃO E QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO FLÁVIA OBINO CORRÊA WERLE
CRITÉRIOS PRIORIZADOS NAS AVALIAÇÕES DOCENTES SEGUNDO OS PLANOS E ESTATUTOS DE MAGISTÉRIO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO  GLÁUCIA TORRES FRANCO NOVAES
GESTÃO EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: REPERCUSSÕES DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS NOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS IRIA BRZEZINSKI
A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL CADA VEZ MAIS DISTANCIADA DO PROCESSO EDUCACIONAL JOÃO LUIZ HORTA NETO
RESULTADOS DO ENADE NA GESTÃO ACADÊMICA DOS CURSOS: PASSOS E DESCOMPASSOS JOSÉ VIEIRA DE SOUSA 
“ME ENSINA A TRABALHAR COM AS MÃOS VAZIAS”: OS DISCURSOS DOS GESTORES SOBRE AVALIAÇÃO EXTERNA LARISSA FROSSARD 
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA: MECANISMOS CONTRADITÓRIOS E COMPLEMENTARES NA EDUCAÇÃO LUCIANA CORDEIRO LIMEIRA
FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES À DISTÂNCIA: AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM AMBIENTE VIRTUAL MARIA APARECIDA DE QUEIROZ, MARIA JOSÉ DE A.GADELHA
AVALIANDO RECURSOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS  MARIA CECÍLIA ALVES GALVÃO                      
O IDEB E AS CONDIÇÕES LOCAIS DE DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL MARILDA PASQUAL SCHNEIDER, ELTON LUIZ NARDI 
GESTÃO ESCOLAR E DESEMPENHO EM LEITURA E MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DE DADOS LONGITUDINAIS  NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA
PRINCIPAIS MODELOS DE REMUNERAÇÃO POR DESEMEPENHO PARA PROFESSORES NO BRASIL  NATHALIA CASSETTARI 
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE CURRÍCULO NO BRASIL E AS POLÍTICAS CURRICULARES: TENDÊNCIAS E DESAFIOS NAURA SYRIA CARAPETO FERREIRA, MÁRCIA RAKEL GRAHL 
A CENTRALIDADE DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL  OLGAÍSES MAUÉS
ESCOLAS COM ALTO E BAIXO RENDIMENTO NO IDEB: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE QUATRO ESCOLAS NO INTERIOR DO CEARÁ PÂMELA FÉLIX FREITAS 
QUALIDADE DA INFORMAÇÃO, GESTÃO DO CONHECIMENTO E A ANÁLISE DE CONDIÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA PERMANÊNCIA. RENATO CISLAGHI,  ROGÉRIO CID BASTOS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NAS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO SUZANA DOS SANTOS GOMES 
3. O papel da universidade na formação dos profissionais da educação para a qualidade e a inovação educacional
CAMPO UNIVERSITÁRIO E NOVOS DOUTORES: DISCUTINDO AS HUMANIDADES NO BRASIL AFRÂNIO MENDES CATANI 
A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE DIRETORES E DE PROFESSORES EM SÃO PAULO NA PRIMEIRA REPÚBLICA ANA CLARA BORTOLETO NERY, ÁUREA ESTEVES SERRA
FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE GESTORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS: O PROJETO DA CEFEB PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS NO CEARÁ. ANA MARIA NOGUEIRA
FORMAÇÃO DE DIRETORES: EXIGÊNCIA À MELHORIA DA GESTÃO ESCOLAR BEATRIZ DE BASTO TEIXEIRA, EDUARDO MALINI
A RESPONSABILIDADE SÓCIO-CULTURAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: FORMANDO CIDADÃOS COMPROMETIDOS? CARMEM LÚCIA LASCANO PINTO
COMPREENDENDO O SIGNIFICADO DE SER PEDAGOGO PARA OS ALUNOS EGRESSOS (2010) DO CURSO DE PEDAGOGIA-LICENCIATURA CELIA MARIA HAAS, ELISANGELA FREGONEZI DINIZ RIBEIRO
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: AS CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CHRISTIANE ANDRADE REGIS TAVARES, KÁTIA SIQUEIRA DE FREITAS
POLÍTICAS INSTITUCIONAIS PARA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES: PAPEL DA UNIVERSIDADE? EDITE MARIA SUDBRACK
POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOS(AS) PROFESSORES(AS) NA REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL: AVANÇOS NA DESCONTINUIDADE? ELENA MARIA BILLIG MELLO, MARIA BEATRIZ LUCE
VIVER O “CORAÇÃO DA ESCOLA”: POSSIBILIDADES GERADAS PELO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DO FAZER DOCENTE GIANA AMARAL YAMIM, BARTOLINA RAMALHO CATANANTE
A UNIVERSIDADE, a educação social e a FORMAÇÃO DO SOCIOEDUCADOR IRANDI PEREIRA, ROSA ELISA MIRRA BARONE
A POLÍTICA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, A PÓS-GRADUAÇÃO E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL JOÃO FERREIRA DE OLIVEIRA
A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO E DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR JURÍDICO DA FDV JULIANA FERRARI DE OLIVEIRA
PARTICIPAÇÃO SIGNIFICATIVA DOS ESTUDANTES – UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO BASEADA NA COPARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR LEANETE THOMAS DOTTA, MARCIA RISTOW
AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DA SAÚDE LEDA OLIVEIRA, DOLORES BOMBARDELLI KAPPEL 
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA SOBRE OS ESFORÇOS DA POLÍTICA E GESTÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NO BRASIL. LUIZ ALBERTO ROCHA DE LIRA
A UNIVERSIDADE  E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO CONTEXTO DAS POLITICAS PÚBLICAS DO BRASIL MAGALI DE CASTRO
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL E NECESSÁRIA MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA
POLÍTICA DE EXPANSÃO DA UERN: DIMENSÕES E CONDICIONANTES DE MUDANÇAS MARIA EDGLEUMA DE ANDRADE, LUIZ DE SOUSA JUNIOR
CONHECIMENTO E AÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM RELAÇÃO À DISLEXIA NA CIDADE DE LIMOEIRO – PE MARIANA XAVIER DE MELO SANTOS 
POLÍTICAS PÚBLICAS E INDICADORES DE QUALIDADE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CENÁRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA MARILENE GABRIEL DALLA CORTE
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR NO BRASIL MARTA LÍCIA BRITO DE JESUS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O ESTUDO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES COMO PRESSUPOSTO PARA A MELHORIA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE EDUCADORES. NILZA MAGALHÃES MACARIO,  LÍGIA GOMES ELLIOT,  LUCÍ HILDENBRAND, ANGELA M. DA SILVA CAMPOS
AVALIAÇÃO COMO DIRETRIZ DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DOS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAIS E MUNICIPAIS: O CASO BRASILEIRO OCIMAR M. ALAVARSE, MARIA HELENA BRAVO, CRISTIANE MACHADO
A FORMAÇÃO DOCENTE COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA – CONCEPÇÃO E PRÁTICA RAIMUNDA DE S. GOMES
ANOTAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE TRABALHO COMO VOCAÇÃO E AS FINALIDADES DA EDUCAÇÃO  NO BRASIL RAQUEL PEREIRA CHAINHO GANDINI,SANDRA APARECIDA RISCAL
GESTÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO HUMANO: DESAFIOS PARA A (IN) FORMAÇÃO DE LÍDERES EDUCADORES NA SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM RODRIGO FABIANO SOUZA DOS SANTOS
UNIVERSIDADE PÚBLICA E MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO: O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A MUDANÇA SOCIAL ÚRSULA ADELAIDE DE LÉLIS                      
4. A escola e seu entorno social: os conselhos escolares e o papel da família
COMPARAÇÃO ENTRE DOIS MODELOS MULTINÍVEL COM DADOS LONGITUDINAIS ASSOCIADOS À PROFICIÊNCIA EM LEITURA ADILSON DALBEN
CONSELHO ESCOLAR: ESPAÇO DE FORTALECIMENTO ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE MARIA DE FÁTIMA SOUSA LIMA                              
A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: ESTUDO E DISCUSSÃO SOBRE A RELEVÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES, ASSISTENTES OU TUTORES NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA (EAD) DA UFPE. ANA MARIA XAVIER DE M. SANTOS , MARIANA XAVIER DE M. SANTOS, VANESSA DE FÁTIMA S. MOURA
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O OLHAR DOS SUJEITOS SOBRE O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO NO COTIDIANO DA ESCOLA. CEILA RIBEIRO DE MORAES 
CONSELHOS ESCOLARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DE CURITIBA  CÍNTIA CALDONAZO WENDLER
A CONSTRUÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES E AS POSSIBILIDADES DE VIVÊNCIA DA PRÁTICA ESCOLAR DEMOCRÁTICA. ELIANETH DIAS KANTHACK HERNANDES, GRAZIELA ZAMBÃO ABDIAN                    
ARTICULAÇÃO ESCOLA/ FAMÍLIA POTENCIALIZA A ORGANIZAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO NO CHÃO DAS ESCOLAS. MITO OU REALIDADE? ILDA MARIA B. NAZARETH DUARTE, ANA VALÉRIA DE FIGUEIREDO DA COSTA
DISCUSSÕES ACADÊMICAS SOBRE ESPAÇO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DA TEMÁTICA PARA ESTUDOS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS MARIA SILVIA CRISTOFOLI
O PAPEL DOS CONSELHOS NA CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DA GESTÃO DAS ESCOLAS E DOS SISTEMAS SELMA MAQUINÉ BARBOSA
A EDUCAÇÃO ENTRE TRABALHADORES E SUAS FAMÍLIAS, RESIDENTES EM FAZENDAS DE GADO NA REGIÃO DO PANTANAL, EM MATO GROSSO DO SUL: ALGUMAS INTERROGAÇÕES E DESAFIOS SILVIA HELENA ANDRADE DE BRITO
5. A participação da comunidade educacional no projeto pedagógico como fator de melhoria da qualidade de educação
A GESTÃO DEMOCRÁTICA  E A PARTICIPAÇÃO DOS EDUCADORES NA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL PAULEANY SIMÕES DE MORAIS,  ANDREZZA MARIA BATISTA DO N. TAVARES, MAGNA FRANÇA
CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO NO MACIÇO DE BATURITÉ/CE: REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO ELOÍSA MAIA VIDAL, ANTÔNIO NILSON GOMES MOREIRA,  STELA MARIA MENEGHEL, PAULO SPELLER
EDUCAÇÃO EM TERRITÓRIO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: ESTUDO SOBRE INDICADORES DE CONTEXTO DO MACIÇO DE BATURITÉ/CE ELOÍSA MAIA VIDAL, STELA MARIA MENEGHEL,  PAULO SPELLER
AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM GOIÁS NA VISÃO DOS PROFESSORES LÚCIA MARIA DE ASSIS
EXPERIÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL COM A GESTÃO DEMOCRÁTICA: O CONSELHO DE ESCOLA E A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS. RENATA FABIANA ALEXANDRE
POLÍTICA EDUCACIONAL E O CONTEXTO DA ESCOLA: BREVE ANÁLISE DO PROJETO DE EDUCAÇÃO DESENVOLVIDO NO MUNICÍPIO DE MACAÉ/RJ SCHEILA RIBEIRO DE ABREU,  SONIA MARTINS DE ALMEIDA 
A FAMÍLIA, A ESCOLA E O DESEMPENHO DOS ALUNOS: NOTAS DE UMA INTERAÇÃO CAMBIANTE WAGNER SILVEIRA REZENDE, JULIANA FRIZZONI CANDIAN
6. A economia da educação e a gestão financeira das escolas
GESTÃO FINANCEIRA DESCENTRALIZADA: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA ANA MARIA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
REGIME DE COLABORAÇÃO NO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DOS FUNDOS CONTÁBEIS EM FOCO EDSON FRANCISCO DE ANDRADE
REPERCUSSÕES DO FUNDEF/FUNDEB NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARÁ. FABRÍCIO AARÃO FREIRE CARVALHO 
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: DIREITO E FINANCIAMENTO JANAINA S.S. MENEZES
NECESSIDADES E POSSIBILIDADES PARA O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA JORGE ABRAHÃO DE CASTRO,  CRISTINA HELENA ALMEIDA DE CARVALHO
CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS DO FUNDEF/FUNDEB DO MUNICÍPIO DE TERESINA NO PERÍODO DE 2004 A 2009 LUCINEIDE MARIA SANTOS SOARES 
O FUNDEB NA REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE: RECURSOS, VENCIMENTO DOS DOCENTES E O PISO SALARIAL MAGNA FRANÇA 
REMUNERAÇÃO DOS DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO (1996-2010): CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES MÁRCIA APARECIDA JACOMINI,  MARIA ANGÉLICA PEDRA MINHOTO 
 TRANSFERÊNCIA DE RENDA E A REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO ESTADO NA EDUCAÇÃO. OLGAMIR AMÂNCIA FERREIRA PAIVA
AS POLÍITCAS DE FUNDOS NA REMUNERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE ESTADUAL DO PIAUÍ SAMARA DE OLIVEIRA SILVA
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO E REMUNERAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO VERA LÚCIA FERREIRA ALVES DE BRITO
7. A regulação educacional dos governos central e regional, a autonomia das escolas e a qualidade da aprendizagem
O IMPACTO DAS CARACTERÍSTICAS INTRA E EXTRAESCOLARES PARA O RISCO DE REPETÊNCIA DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ALICIA BONAMINO, GLAUCO AGUIAR, ERISSON VIANA
POLÍTICA PÚBLICA E GESTÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO RIO DE JANEIRO ANA CRISTINA PRADO DE OLIVEIRA
A PARTICIPAÇÃO DA RBPAE NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO ANA LÚCIA CALBAISER DA SILVA, JAIME FARIAS, JOSÉ CARLOS ROTHEN
CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM REGIÕES METROPOLITANAS ÂNGELA MARIA MARTINS, CLEITON DE OLIVEIRA, CLAÚDIA OLIVEIRA PIMENTA
AVALIAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO ENTRE O GLOBAL E O LOCAL: UM ESTUDO EM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL  BERENICE CORSETTI
MODELO FEDERATIVO BRASILEIRO E SUAS IMPLICAÇÕES NO CAMPO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS  CACILDA RODRIGUES CAVALCANTI
CONTROLE GOVERNAMENTAL E  DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL NO NORDESTE DO BRASIL CIBELE MARIA LIMA RODRIGUES, GLEICIANE SILVA VIEIRA DE SOUZA
O DIREITO À EDUCAÇÃO DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM LEI NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE/MG: O PAPEL DA ESCOLA NO ÂMBITO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO (SINASE) DANILO MEDEIROS DE SANTANA COLLADO ,  ROSIMAR DE FÁTIMA OLIVEIRA
COMPETÊNCIAS EM REGIME DE COLABORAÇÃO: RELAÇÕES ENTRE GOVERNO CENTRAL E LOCAL DEIZE VICENTE DA SILVA AROSA 
A ESCOLA SOB O DOGMA DO MERCADO: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA DO PROTAGONISMO DO SETOR PRIVADO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO DENISE CAMARGO GOMIDE
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO: ALGUNS APONTAMENTOS NO UNIVERSO DAS (CO) RELAÇÕES POSSÍVEIS NO CONTEXTO DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DENISE VIEIRA FRANCO
GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL E NO BRASIL SOB ENFOQUE COMPARADO: POSSIBILIDADES E LIMITES NA ESFERA LOCAL DORA FONSECA DE CASTRO (Portugal), DONALDO BELLO DE SOUZA
GESTÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DOS MUNICÍPIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL FABIANA SILVA FERNANDES,  MARIA MALTA CAMPOS, NELSON A. SIMÃO GIMENES
A GESTÃO DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO NO DISTRITO FEDERAL: CONDICIONALIDADES PROPOSTAS PELO BID FONTELE DE LIMA JÚNIOR
ONGS NA GESTÃO: A CAPACITAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES PELO INSTITUTO AYRTON SENNA E PELA ORGANIZAÇÃO CIDADE ESCOLA APRENDIZ GUILHERME ANDOLFATTO LIBANORI,  ANA MARIA STABELINI, MAYARA DE FREITAS
O PACTO FEDERATIVO NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ISLEIDE BARBOSA SILVA, KÁTIA AUGUSTA CURADO P. CORDEIRO
SENTIDOS HEGEMÕNICOS DA DEMOCRACIA NAS  POLÍTICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO / DESCENTRALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO LUCIANA ROSA MARQUES
VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO CAPITALISMO GLOBALIZADO LUIZ ANTONIO KORITIAKE
MUDANÇAS NOS MARCOS REGULATÓRIOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO PERÍODO DE 2003 A 2010: UMA ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E NA LDB MARCELO SOARES PEREIRA DA SILVA
CONSTRUINDO REFERENCIAIS PARA UMA PROPOSTA DE SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO / BRASIL MARCIA ANGELA AGUIAR, LUIS FERNANDES DOURADO, JOÃO FERREIRA DE OLIVEIRA, JANETE LINS DE AZEVEDO,  MARCELO SOARES PEREIRA      
POLÍTICAS DE PREMIAÇÃO - PROJETOS INOVADORES E OS EFEITOS NA QUALIFICAÇÃO DAS REDES DE ENSINO MARGARIDA M. SILVA, SANDRA C. TOMAZ, MARA R. L.  SORDI
POLÍTICAS TECNOLÓGICAS IMPULSIONAM POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA  NO BRASIL MARIA ABÁDIA DA SILVA
MINISTÉRIO PÚBLICO E A DEFESA DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO DISTRITO FEDERAL MARIA ANASTÁCIA RIBEIRO MAIA CARBONESI, CLEIDE BEZERRA DA SILVA,  JULIANA RIOS RIBEIRO CARBONESI 
POLÍTICA E EDUCAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO FEMININA NO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL MARIA CELI CHAVES VASCONCELOS, MARIA DA CONCEIÇÃO MONTEIRO DE MAGALHÃES
GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A HERANÇA ASSISTENCIAL E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL TARDIO MARIA DILNÉIA ESPÍNDOLA FERNANDES
GESTÃO EDUCACIONAL: MODELOS E PRÁTICAS  MARIA EDILENE DA SILVA RIBEIRO , VERA LÚCIA JACOB CHAVES
A FUNÇÃO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO ESTADO DE SÃO PAULO: ENTRE A ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA E O CONTROLE DO TRABALHO DOCENTE MARIA JOSÉ DA SILVA FERNANDES
APONTAMENTOS PARA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO MARISA RIBEIRO TEIXEIRA DUARTE, ROSIMAR DE FÁTIMA OLIVEIRA, EMELI MALAQUIAS NASCIMENTO
REFORMA E POLÍTICAS DE EDUCACÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO (2007-2011) MIGUEL RUSSO,  CELSO CARVALHO
INDICADORES ASSOCIADOS À PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA COMPARAÇÃO DO BRASIL COM PAÍSES DA OCDE E DO BRICS NELSON CARDOSO AMARAL
PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA NA GESTÃO ESCOLAR EM MUNICÍPIOS DO NORDESTE PATRÍCIA MARIA UCHÔA SIMÕES, JUCELI BENGERT LIMA
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO NO BRASIL: REFLEXOS SOBRE O REGIME DE COLABORAÇÃO PEDRO GANZELI 
SUBSÍDIOS PÚBLICOS ÀS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO EM MUNICÍIPOS PAULISTAS RAQUEL FONTES BORGHI, REGIANE HELENA BERTAGNA, THERESA MARIA DE FREITAS ADRIÃO 
O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NO ÂMBITO DOS PLANOS PLURIANUAIS DO GOVERNO LULA: IMPLICAÇÕES EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS REGINA TEREZA CESTARI DE OLIVEIRA, ELISANGELA ALVES DA SILVA SCAFF,  ESTER SENNA 
PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA FRENTE À AMPLIAÇÃO DA ESFERA PRIVADO-MERCANTIL ROBERTO FRANCISCO DE CARVALHO
EXPERIÊNCIAS INOVADORAS IMPLEMENTADAS POR SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E LIMITES SANDRA ZAKIA SOUSA, ANGELA MARIA MARTINS
A INTRODUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO COMO COMPONENTE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES SILVANA APARECIDA DE SOUZA
POLÍTICAS MUNICIPAIS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM UM TERRITÓRIO DE POBREZA SOFIA LERCHE VIEIRA, ANA PAULA LIMA BARBOSA CARDOSO, JACQUES THERRIEN,  FÁTIMA PORTELA 
SISTEMAS PRIVADOS DE ENSINO EM ESCOLAS MUNICIPAIS PAULISTAS: IMPLICAÇÕES SOBRE O PLANEJAMENTO E O TRABALHO DOCENTE TEISE GARCIA,  BIANCA CRISTINA CORREA, LISETE REGINA GOMES ARELARO
GESTÃO DA ESCOLA BÁSICA PÚBLICA E PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS TEREZINHA FÁTIMA ANDRADE MONTEIRO DOS SANTOS
DELÍRIOS DA GESTÃO – CRÍTICA À RAZÃO GESTIONÁRIA NA EDUCAÇÃO: O PONTO DE VISTA DO TRABALHO WANDERSON FERREIRA ALVES
8. A direção escolar: formação, profissionalização e democracia
FORMAÇÃO E CONFORMAÇÃO DE PROFESSORES: EDUCAÇÃO PARA A QUALIDADE E REFERÊNCIAS INTERNACIONAIS NO BRASIL E NA VENEZUELA ADRIANA ALMEIDA SALES DE MELO
O PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: RELATO DE UMA TRAJETÓRIA DE AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO NO IFRN ANA LÚCIA PASCOAL DINIZ, NADJA MARIA DE LIMA COSTA,  REJANE BEZERRA BARROS
A ATUAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR E A INFLUÊNCIA DAS DIFERENTES FORMAS DE PROVIMENTO: UM ESTUDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PONTA GROSSA-PR-BR ANA PAULA ZAIKIEVICZ,  MARISA SCHNECKENBERG
GESTAO EDUCACIONAL E PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE DOCENTES – DESAFIOS DA DEMOCRATIZAÇÃO E INOVAÇÃO CARMENISIA JACOBINA AIRES
A GESTÃO COMO VARIÁVEL POSITIVA NA VARIAÇÃO DA NOTA DA ESCOLA NO IDEB CAROLINE FALCO 
GESTÃO DO PEDAGÓGICO E GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA NOS DISCURSOS DE PROFESSORES CLAUDIO RODRIGUES DO NASCIMENTO, LILIANA SOARES FERREIRA
GESTÃO E DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO NAS REDES MUNICIPAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO A PARTIR DOS RESULTADOS DA PROVA BRASIL 2009 CYNTHIA PAES DE CARVALHO,  ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM, FÁTIMA ALVES,  MARIANE KOSLINSKI
PERCEPÇÕES DE GESTORES ESCOLARES SOBRE AUTOEFICÁCIA E IDESP  DANIELA COUTO GUERREIRO,  ROBERTA GURGEL AZZI
A GESTÃO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO DA ESCOLA: UM ESTUDO EM DUAS ESCOLAS EM SALVADOR - BAHIA - BRASIL EUDES OLIVEIRA CUNHA,  MARIA COUTO CUNHA
O CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR HELENA MACHADO DE PAULO ALBUQUERQUE
O GESTOR ESCOLAR E SUAS COMPETÊNCIAS: A LIDERANÇA EM DISCUSSÃO HERCULES GUIMARÃES HONORATO 
O GESTOR ESCOLAR E A EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO IÊDA MARIA MAIA PIRES
AS RELAÇÕES DE PODER ENTRE O COORDENADOR PEDAGÓGICO, PROFESSORES E DIRETOR DA ESCOLA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. JANE CORDEIRO DE OLIVEIRA 
FORMAÇÃO DO (A) GESTOR (A) ESCOLAR COM DESEMPENHO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA  JOSÉ PEDRO GARCIA OLIVEIRA
GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA A REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE JUIZ DE FORA - MG JOSÉLIA BARBOSA MIRANDA, MÁRCIA CRISTINA DA SILVA MACHADO
GESTÃO E FORMAÇÃO: UM REENCONTRO COM A PRÁTICA MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
MODALIDADES DE ESCOLHA E DE PROVIMENTO DE DIRETORES ESCOLARES: DESAFIOS E ALTERNATIVAS PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O ALCANCE DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO  MARIA DE FÁTIMA MAGALHÃES DE LIMA
FORMAÇÃO DE GESTORES E A ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS E DIRETORIAS REGIONAIS DE ENSINO MARIA DE LOURDES ROCHA
DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DOS PROCESSOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL MÔNICA PICCIONE GOMES RIOS
O PROFESSOR DE APOIO E AS DECORRÊNCIAS PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA: ANÁLISE DE ORIENTAÇÕES LEGAIS EM DIFERENTES REDES DE ENSINO NATHALIA GALO FARNOCCHI
O CONSELHO ESCOLAR E A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL  NEUSA CHAVES BATISTA
A FORMAÇÃO INICIAL DO GESTOR EDUCACIONAL NA REGIÃO DO GRANDE ABC NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE CURRICULAR NONATO ASSIS DE MIRANDA
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: A FORMAÇÃO VIVENCIAL COM REFERÊNCIAS À REALIDADE OLENÊVA SANCHES SOUSA 
A CULTURA POLÍTICA NA FORMAÇÃO DO DIRETOR ESCOLAR PARA OS PROCESSOS DECISÓRIOS INSTITUCIONAIS RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA
GESTÃO ESCOLAR EM FOCO: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE EXECUTIVOS ESCOLARES NO CEARÁ RONALDO DE SOUZA ALMEIDA
PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E GESTÃO DEMOCRÁTICA:  CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO A DISTÂNCIA DOS GESTORES ESCOLARES  SUELDES DE ARAÚJO
DEMOCRACIA E DISCURSO DEMOCRÁTICO NA GESTÃO ESCOLAR: ESTUDO DE UMA ESCOLA DE APLICAÇÃO VANDERLEI PINHEIRO BISPO
SETOR PRIVADO E CONTROLE DO TRABALHO DOCENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA PAULISTA VANESSA PURIFICAÇÃO GARCIA
POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO DE NOVOS SUJEITOS SOCIAIS NUMA ESCOLA QUE VIVENCIE A DEMOCRACIA  VÂNIA MARIA DO REGO SILVA COSTA,  IVANNA SANT”ANA TORRES
FORMAÇÃO DE DIRIGENTES NO CONTEXTO DA GESTÃO ESCOLAR   VERÔNICA SOARES FERNANDES 



ef="acesso.htm">Reservado