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Chamada de artigos para a Revista da ANPAE
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Prezados leitores,

Encontra-se aberta a chamada de artigos para o dossiê temático
“Militarização da Educação Pública”, organizado pelas professoras
Miriam Fábia Alves (UFG) e Catarina de Almeida Santos (UnB), a ser
publicado na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
(RBPAE).

O novo prazo para a submissão de trabalhos para o dossiê é 1 de setembro
de 2019.

A revista também receberá artigos de outras temáticas em fluxo contínuo.

Para submissão de trabalhos, acessar o portal da revista:
https://seer.ufrgs.br/rbpae/

-

Dossiê: MILITARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE)
https://seer.ufrgs.br/rbpae/index torna pública a chamada de artigos para o
dossiê temático “Militarização da Educação Pública”, organizado
pelas professoras Miriam Fábia Alves (UFG) e Catarina de Almeida Santos
(UnB).

A publicação, prevista para dezembro de 2019, pretende contribuir para a
divulgação de conhecimento sobre os processos de militarização da escola
pública brasileira. Com o conservadorismo em ascensão na sociedade e na
educação brasileira, o processo de transferência das escolas públicas,
tanto estaduais quanto, mais recentemente, as municipais para a Corporação
Militar vem ganhando adesão, o que pode ser demonstrado pelo aumento do
número de escolas militarizadas e a diversificação desses processos.

No âmbito do governo federal, o decreto no 9.665, de 2 de janeiro de 2019,
objetiva induzir políticas para implantação das escolas cívico-militares
nas redes públicas por meio de parcerias com instituições civis e
militares. Como forma de enfrentamento e resistência a essa política, a
RBPAE, como revista que se dedica ao estudo das políticas educacionais e da
gestão da educação, se propõe a publicar artigos resultados de pesquisas
empíricas e ensaios teóricos originais, que possam contribuir para revelar
as justificativas para as políticas de militarização das escolas nas
redes públicas, as práticas de militarização, os impactos sobre o
trabalho docente e, em especial, sobre a formação das juventudes.

Interessa-nos particularmente trabalhos que abordem: (i) as políticas de
militarização; (ii) os processos de militarização e o direito à
educação; (iii) implementação das políticas nas redes públicas; (iv)
relações entre a militarização e o trabalho docente; (v) as práticas de
militarização e a formação das juventudes; (vi) a questão da qualidade
da educação frente à militarização; (vii) a visão de alunos e
professores sobre esse tipo de escola; (viii) a violência, segurança
pública e a militarização das escolas. Os assuntos sugeridos não impedem
que outros temas, questões e abordagens pertinentes ao dossiê sejam
propostos e bem-recebidos.

Os artigos devem ser originais e inéditos e devem estar em conformidade com
as normas da revista. As propostas devem ser submetidas no portal da RBPAE
até 01 de setembro de 2019.

A revista também receberá artigos de outras temáticas em fluxo contínuo.

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Cordialmente,
Marcelo Mocarzel, Editor
Sabrina Moehlecke, Editora Associada
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae

 
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