Bienvenido | Bienvenue | Welcome

Biblioteca Anpae ISSN 1677-3820
PDF Imprimir E-mail

EDITORA

  1. Lúcia Maria de Assis, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Brasil

EDITORA ASSOCIADA

  1. Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Brasil

CONSELHO EDITORIAL

  1. Almerindo Janela Afonso, Universidade do Minho
  2. Bernardete Angelina Gatti, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Brasil
  3. Candido Alberto Gomes, Universidade Católica de Brasília
  4. Carlos Roberto Jamil Cury, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais
  5. Célio da Cunha, Universidade de Brasília (UNB), Brasília, Brasil
  6. Edivaldo Machado Boaventura, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Brasil
  7. Fernando Reimers, Harvard University, Cambridge, Estados Unidos da América do Norte
  8. Inés Aguerrondo, Universidad de San Andrés (UdeSA), Buenos Aires, Argentina
  9. João Barroso, Universidade de Lisboa (ULISBOA), Lisboa, Portugal
  10. João Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Brasil
  11. João Gualberto de Carvalho Meneses, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo, Brasil
  12. Juan Casassus, Universidad Academia de Humanismo Cristiano, Santiago, Chile
  13. Licínio Carlos Lima, Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal
  14. Lisete Regina Gomes Arelaro, Universidade de São Paulo, Brasil
  15. Luiz Fernandes Dourado, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Brasil
  16. Márcia Angela da Silva Aguiar, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil
  17. Maria Beatriz Moreira Luce, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
  18. Nalú Farenzena, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  19. Rinalva Cassiano Silva, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Piracicaba, Brasil
  20. Sofia Lerche Vieira, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Brasil
  21. Steven J Klees, University of Maryland (UMD), Maryland, Estados Unidos da América do Norte
  22. Walter Esteves Garcia, Instituto Paulo Freire (IPF), São Paulo, Brasil

Política Editorial

A coleção Biblioteca ANPAE constitui um programa editorial que visa a publicar obras especializadas sobre temas de política e gestão da educação e seus processos de planejamento e avaliação. Seu objetivo é incentivar os associados a divulgar sua produção e, ao mesmo tempo, proporcionar leituras relevantes para a formação continuada dos membros do quadro associativo e o público interessado no campo da política e da gestão da educação.

Em perspectiva histórica, a Biblioteca ANPAE dá continuidade à primeira experiência editorial de natureza acadêmica da Associação, que foi a publicação da série Cadernos de Administração Escolar editados desde a década de 1960 até o início da década de 1980, com o objetivo de subsidiar as atividades acadêmicas e profissionais dos associados. Os Cadernos de Administração Escolar estão com suas edições esgotadas, mas vale conhecer a sua relação e os temas que despertaram interesse do quadro associativo da ANPAE desde seus primeiros tempos de vida.

A coletânea Biblioteca ANPAE compreende duas séries de publicações:

  • • Série Livros, iniciada no ano 2000 e constituída por obras co-editadas com editoras universitárias ou comerciais para distribuição aos associados da ANPAE e comercialização pelas editoras.
  • • Série Cadernos ANPAE, criada em 2002, como veículo de divulgação de textos e outros produtos relacionados a eventos e atividades da ANPAE.

    Normas de formatação e apresentação de originais

      1. Editor de texto: Word for Windows 1997 ou posterior, tamanho A4, com margem superior e margem esquerda de três cm, margem inferior e  margem direita de dois cm e com fonte Times New Roman de corpo 12 e espaçamento entrelinhas de 1.5.

    1. 2. A extensão do trabalho deverá ser de a 300 laudas, incluindo notas e referências bibliográficas, quadros, tabelas, gráficos, mapas e outras ilustrações.
    2. 3. Antes do corpo do trabalho deverá vir um resumo em português de, no máximo, 10 linhas, incluindo espaços entre palavras, em que constem objetivo, método e resultados do trabalho, além de três a cinco palavras-chave.
    3. 4. Os quadros, tabelas, gráficos, ilustrações e outras inserções deverão vir acompanhados dos respectivos títulos e legendas e devem estar no final dos respectivos capítulos, com indicação do local em que devem ser inseridos no texto.
    4. 5. As citações deverão ser apresentadas entre parêntesis no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte citada, a data de publicação e, se for o caso, a(s) página(s) citada(s), seguindo as normas da ABNT.
    5. 6. As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da ABNT.
    6. 7. As notas de rodapé deverão ser exclusivamente informativas e explicativas, breves e utilizadas parcimoniosamente. Todas as notas deverão ser numeradas e colocadas no pé da página, utilizando comando automático do editor de textos.
    7. 8. Em página separada, deverão ser encaminhados: título do trabalho, nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve curriculum vitae em que se mencione titulação acadêmica, ocupação profissional e/ou acadêmica atual, vinculação institucional, endereço, e-mail, telefone e fax. Em caso de vários autores, estes deverão informar sobre a ordem de precedência.

      Avaliação dos originais recebidos na Editoria

       

    1. 1. Para análise dos originais encaminhados para publicação, a Editoria da Biblioteca ANPAE adota o sistema de avaliação anônima (blind review), submetendo os trabalhos a, pelo menos, dois avaliadores externos.
    2. 2. Textos que não estejam de acordo com as normas da ABNT e os critérios técnicos e normas de formatação adotados pela Editoria não terão sua submissão aceita.
    3. 3. O prazo para resposta ao primeiro ou único autor de trabalho submetido para integrar a coletânea Biblioteca ANPAE é de até 90 dias contados a partir da data de seu recebimento.

 

CONTATO

RBPAE – Revista Brasileira de Política e Administração da Educação.

Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE).

Universidade Federal de Goiás – Faculdade de Educação, Sala 130

Rua 235, Setor Universitário, CEP: 74605-050   Telefone (62) 32096220

Goiânia, Goiás, Brasil

 

CADERNOS DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR, PUBLICADOS ENTRE 1961 E 1982

TEIXEIRA, Anísio S. Natureza e função da administração escolar. Salvador: ANPAE, Caderno de Administração Escolar I, 1964, 16p.

RIBEIRO, José Querino. Introdução à administração escolar. Salvador: ANPAE, Caderno de Administração Escolar II, 1965, 30p.

BREJON, Moysés. Alguns aspectos da formação de administradores escolares. Salvador: ANPAE, Caderno de Administração Escolar III, 1966, 26p.

MASCARO, Carlos Corrêa. A administração escolar na América Latina. Salvador, Bahia: ANPAE, Caderno de Administração Escolar IV, 1968, 47p.

TEIXEIRA, Anísio S.; MASCARO, Carlos C.; RIBEIRO, J. Querino; BREJON, Moysés. Administração Escolar. Salvador: ANPAE, Edição Comemorativa do Simpósio Interamericano de Administração Escolar, 1968, 95p.

DIAS, José Augusto. Sistema escolar brasileiro. Niterói: ANPAE, Caderno de Administração Escolar V, 1972, 132 p.

MELCHIOR, José Carlos de Araújo. Financiamento da Educação no Brasil: Recursos financeiros públicos e privados. São Paulo: ANPAE, Caderno de Administração Escolar VI, 1972, 184p.

SANDER, Benno. Administração da Educação no Brasil: evolução do conhecimento. Fortaleza: Edições UFC; Brasília: ANPAE, Caderno de Administração Escolar VII, 1982, 64p.

 

COLEÇÃO BIBLIOTECA ANPAE – SÉRIE LIVROS, INICIADA NO ANO 2000

WITTMANN, Lauro Carlos; GRACINDO, Regina Vinhaes (Orgs.). O estado da arte em política e gestão da educação no Brasil: 1991 a 1997. Brasília: ANPAE; Campinas: Editora Autores Associados, 2001, 272p.

COSTA, Messias. A educação nas constituições do Brasil: dados e direções. Rio de Janeiro: DP&A, Coleção Biblioteca Anpae, 2002, 136p.

MACHADO, Lourdes Marcelino; FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Política e gestão da educação: dois olhares. Rio de Janeiro: DP&A, Coleção Biblioteca Anpae, 2002, 232p.

VIEIRA, Sofia Lerche. Gestão da escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, Coleção Biblioteca Anpae, 2002, 142p.

TEIXEIRA, Lucia Helena Gonçalves. Cultura organizacional e projeto de mudança em escolas públicas. Campinas, SP: Autores Associados, Coleção Biblioteca Anpae, 2002, 323p.

WERLE, Flávia Obino Corrêa. Conselhos escolares: implicações na gestão da escola básica. Rio de Janeiro: DP&A, Coleção Biblioteca Anpae, 2003, 180p.

COLARES, Anselmo Alencar; COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa. Do autoritarismo repressivo à construção da democracia participativa: história e gestão educacional. Campinas, SP: Autores Associados, Coleção Biblioteca Anpae, 2003, 148p.

BITTAR, Mariluce; OLIVEIRA, João Ferreira de. (Orgs.). Gestão e práticas da educação. Rio de Janeiro: DP&A, Coleção Biblioteca Anpae, 2004, 176p.

CATANI, Afrânio Mendes; GILIOLI, Renato de Souza Porto. Administração escolar: a trajetória da Anpae na década de 1960. Rio de Janeiro: DP&A, Coleção Biblioteca Anpae, 2004, 116p.

MARTINS, Ângela Maria; OLIVEIRA, Cleiton de; SIMÕES BUENO, Maria Sylvia (Orgs.). Descentralização do Estado e municipalização do ensino: problemas e perspectivas. Rio de Janeiro: DP&A, Coleção Biblioteca Anpae, 2004, 242p.

OLIVEIRA, João Ferreira de; FONSECA, Marilia (Orgs.). Avaliação institucional: sinais e práticas. São Paulo: Xamã, Coleção Biblioteca Anpae, 2008, 160p.

FRANÇA, Magna; BEZERRA, Maura Costa (Orgs.). Política educacional: gestão e qualidade do ensino. Brasília: Liber Livro, Coleção Biblioteca Anpae, 2009, 346p.

 

COLEÇÃO BIBLIOTECA ANPAE – SÉRIE CADERNOS, INAUGURADA EM 2002


1

TEIXEIRA, Lucia Helena G. (Org.). LDB e PNE: desdobramentos na política educacional brasileira. São Bernardo do Campo: UMESP, Coleção Biblioteca Anpae, Série Cadernos Anpae, n. 1, 2002, 144p.


2

ISSN 1677-3802. GATTI, Bernardete A. Gestão e ação: avaliação externa da dinâmica da ANPAE no Quadriênio 2000-2004. São Bernardo do Campo: UMESP, Coleção Biblioteca Anpae, Série Cadernos Anpae, n. 2, 2003, 55p.


3

ISSN 1677-3802. SIMPÓSIO Brasileiro de Política e Administração da Educação (23: 2007: Porto Alegre). Por uma escola de qualidade para todos: apresentação, programa, resumos. Organizador Benno Sander. Niterói, RJ: ANPAE; Porto Alegre, RS: UFRGS/FACED/PPGEDU, Série Cadernos ANPAE, n. 3, 2007, 214p.


4

ISSN 1677-3802. Acesse o Livro SIMPÓSIO Brasileiro de Política e Administração da Educação (23: 2007: Porto Alegre). Por uma escola de qualidade para todos: programação e trabalhos completos. Organizador Benno Sander. Niterói, RJ: ANPAE; Porto Alegre, RS: UFRGS/FACED/PPGEDU, Série Cadernos ANPAE, n. 4, 2007. 1 CD-ROM. ISSN 1677-3802. Acesse o CD-ROM


7

Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação (24: 2009: Vitória, ES). Direitos Humanos e Cidadania – desafios para as políticas públicas e a gestão democrática da educação: programa e resumos. Organizadores: Benno Sander; Eliza Bartolozzi Ferreira. Niterói (RJ): ANPAE; Vitória (ES): UFES/CE/PPGE, Série Cadernos ANPAE, n. 7, 2009, 288p. ISSN 1677-3802. Acesse o Livro


8

SIMPÓSIO Brasileiro de Política e Administração da Educação (24: 2009: Vitória). Direitos Humanos e Cidadania – desafios para as políticas públicas e a gestão democrática da educação: Programa e trabalhos completos. Organizadores: Benno Sander; Eliza Bartolozzi Ferreira. Niterói (RJ): ANPAE; Vitória (ES): UFES/CE/PPGE, Série Cadernos ANPAE, n. 8, 2009. 1 CD-ROM. ISSN 1677-3802. Acesse o CD-ROM


10

S612p Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação (25: 2011: São Paulo) Políticas Públicas e Gestão da Educação: construção histórica, debates contemporâneos e perspectivas futuras: programa e resumos de trabalhos / XXV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação; organizador: Benno Sander – Niterói (RJ): ANPAE; São Paulo (SP): PUCSP/FACED/PPGE, 2011. (Coleção Biblioteca ANPAE, Série Cadernos: n. 10) 464 p. ISSN 1677-3802 1. Política educacional – Gestão da educação – Eventos. I. Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação (2º: 2011: São Paulo). II. Sander, Benno. III. Associação Nacional de Política e Administração da Educação. IV. Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Educação. Programas de Pós-Graduação em Educação. V. Título. VI. Série.


11

S612p Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação (25: 2011: São Paulo) Políticas Públicas e Gestão da Educação: construção histórica, debates contemporâneos e perspectivas futuras: programa e resumos de trabalhos / XXV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação; organizador: Benno Sander – Niterói (RJ): ANPAE; São Paulo (SP): PUCSP/FACED/PPGE, 2011. (Coleção Biblioteca ANPAE, Série Cadernos: n. 11) 1 CD ISSN 1677-3802 1. Política educacional – Gestão da educação – Eventos. I. Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação (2º: 2011: São Paulo). II. Sander, Benno. III. Associação Nacional de Política e Administração da Educação. IV. Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Educação. Programas de Pós-Graduação em Educação. V. Título. VI. Série.

 


12

ANPAE - Relatório de Gestão 2006-2011: sonhos e realizações ANPAE Relatório de Gestão 2006-2011: sonhos e realizações / organização Benno Sander - Niterói (RJ): Edições ANPAE, 2011 (Coleção Biblioteca ANPAE, Série Cadernos: n. 12) 285p. Bibliografia. ISSN 1677-3802 I. ANPAE - Relatório de Gestão 2006-2011/Benno Sander 2. Educação - Brasil 3. Política e Gestão da Educação. 4. Associação Nacional de Política e Administração da Educação. I Título II. Coleção III. Série.


13

Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste (7:2012 : Recife), Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/Pe (1:2012), Simpósio Gestão da Educação, Currículo e Inovação Pedagógica (2:2012)
VII Seminário Regional De Política e Administração da Educação do Nordeste, Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/Pe e II Simpósio Gestão da Educação, Currículo e Inovação Pedagógica: Anais [Recurso Eletrônico] Organizadores: Márcia Angela da Silva Aguiar e Luciana Rosa Marques, Local: Recife,PE : 2012
1 CD-ROM
Tema Central: " Política, prática e gestão da educação"
ISSN 1677-3802 Biblioteca ANPAE - Série Cadernos ANPAE Vol 13 2012
1.Educação. 2.Política Educacional. 3. Administração educacional. 3. Seminário. I. Aguiar, Márcia Angela da Silva. II.Marques, Luciana Rosa. I. Título.


14

Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste (7:2012 : Recife), Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/PE (1:2012), Simpósio Gestão da Educação, Currículo e Inovação Pedagógica (2:2012)

VII Seminário Regional De Política e Administração da Educação do Nordeste, Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/PE e II Simpósio Gestão da Educação, Currículo e Inovação Pedagógica: Anais.  Organizadores: Márcia Angela da Silva Aguiar e Luciana Rosa Marques, Local: Recife,PE : 2012

Tema Central: " Política, prática e gestão da educação"

ISSN 1677-3802 Biblioteca ANPAE - Série Cadernos ANPAE Vol 14

1.Educação. 2.Política Educacional. 3. Administração educacional. 3. Seminário. I. Aguiar, Márcia Angela da Silva. II.Marques, Luciana Rosa. I. Título. CDU: 37(42)


15

Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação (3:2012 : Zaragoza).
III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação: Anais [Recurso Eletrônico]
Organizadores: Márcia Angela da Silva Aguiar e Benno Sander, Local: Zaragoza, Espanha : 2012 1 CD-ROM
Tema Central: " GESTÃO PEDAGÓGICA E POLÍTICA EDUCACIONAL: desafios para a melhoria da formação e profissionalização dos educadores" ISSN 1677-3802 Biblioteca ANPAE - Série Cadernos ANPAE Vol 15 2012 1.Educação. 2.Política Educacional. 3. Administração educacional. 3. Congresso. I. Aguiar, Márcia Angela. II. Sander, Benno. I. Título.


16

Política, Prática e Gestão da Educação (2013: Recife) Organizadores : Márcia Angela da Silva Aguiar,  Luciana Rosa Marques, Maria da Salete Barboza de Farias, Local: Recife,PE : 2013

ISSN 1677-3802 Biblioteca ANPAE - Série Cadernos ANPAE Vol 16 2013

1.Gestão da Educação. 2.Política Educacional. 3. Práticas de Gestão.  I. Título. 


17

Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação (26 : 2013 : Recife)

XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação

: Anais [Recurso Eletrônico] Organizadora: Márcia Angela da Silva Aguiar, Local: Centro de Educação, UFPE, Recife, PE 2013
1 CD-ROM
Tema Central: " Políticas, Planos e Gestão da Educação: democratização e qualidade social."
ISSN 1677-3802 Biblioteca ANPAE - Série Cadernos ANPAE Vol 17 : 2013
1.Educação. 2.Política Educacional. 3. Administração educacional. 3. Simpósio. I. Aguiar, Márcia Angela da Silva. I. Título. II. Série
CDU: 37/42


18

Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação (4:2014 : Porto) / Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação (7:2014 : Porto)
IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação: Anais [Recurso Eletrônico] Organizadores: Márcia Angela da Silva Aguiar e Benno Sander, Local: Porto, Portugal : 2014 1 CD-ROM

Tema Central: " Políticas e Práticas de Administração e Avaliação na Educação Ibero Americana"

ISSN 1677-3802   Biblioteca ANPAE - Série Cadernos ANPAE Vol 18 2014

1.Educação. 2.Política Educacional. 3. Administração educacional. 3. Congresso. I. Aguiar, Márcia Angela. II. Sander, Benno. I. Título.  CDU: 37/42

 



19

VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/BA

ANAIS DO V ENCONTRO ESTADUAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO PARÁ, 2014. BIBLIOTECA ANPAE - Série Cadernos ANPAE -volume 20 - Santarém, Pará, dezembro de 2014. Organizadores: Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares. Izabel Alcina Soares Evangelista, Maria de Fátima Sousa Lima.

l - CD ROM

ISSN 1677-3802

Encontro realizado nos dias 04 e 05 de dezembro de 2014 com o tema: “Políticas Educacionais: Repercussões. Gestão e Práticas Pedagógicas".

l . Educação - Santarém - Congressos. 2. Pesquisa Educacional – Congressos. I – Colares, Maria Lilia Imbiriba Sousa. II - Evangelista, Izabel Alcina Soares. (Orgs.). III. Lima. Maria de Fátima Sousa. IV - Associação Nacional de Política e Administração da Educação. V. Universidade Federal do Oeste do Pará. VI. Titulo.



21

Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação (27 : 2015 : Olinda)

XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação : Anais [Recurso Eletrônico] 

Organizadora: Márcia Angela da Silva Aguiar, Local: Centro de Convenções de Pernambuco, Olinda, Pernambuco, Brasil, 2015.
1 CD-ROM
Tema Central: "Política, avaliação e gestão da educação: novos governos, novas agendas?"
ISSN 1677-3802  Biblioteca ANPAE - Série Cadernos ANPAE Vol 21 : 2015
1.Educação. 2.Política Educacional. 3. Administração educacional. 3. Simpósio. I. Aguiar, Márcia Angela da Silva. I. Título. II. Série
CDU: 37/42



22

Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação (27 : 2015 : Olinda)
Benno Sander, uma vida dedicada a educação [Recurso Eletrônico] Organizadora: Márcia Angela da Silva Aguiar, Local: Centro de Convenções de Pernambuco, Olinda, Pernambuco, Brasil, 2015.

1 CD-ROM
ISSN 1677-3802  Biblioteca ANPAE - Série Cadernos ANPAE Vol 22 : 2015
1.Educação. 2.Política Educacional. 3. Administração educacional. 3. Simpósio. I. Aguiar, Márcia Angela da Silva. I. Título. II. Série
CDU: 37/42



23

VI Encontro Estadual da ANPAE da Paraíba



24

VII SEMINÁRIO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO CENTRO-OESTE

Tema Centrar: O Plano Nacional e a Educação como Direito

ISSN 1677-3802   Biblioteca ANPAE - Série Cadernos ANPAE Vol. 24 - 2015



25

Reservado para o IV Seminário Regional da Região Sul

Universidade do Oeste de Santa Catarina - Chapecó, SC

Biblioteca ANPAE

Série Cadernos ANPAE

ISSN 1677.3802    Vol 25 - 2016



26

Regime de colaboração: cooperação e colaboração federativa e intergovernamental – Caderno Temático 1 / Luiz Fernandes Dourado, Janete Maria Lins de Azevedo, João Ferreira de Oliveira, Márcia Angela da S. Aguiar, Nelson Cardoso Amaral – Camaragibe. PE: CCS Gráfica e Editora, 2016

Série Cadernos ANPAE Vol 26
ISBN: 1677-3802 Biblioteca ANPAE

1. Educação.  2. Sistema Nacional de Educação.  3. Sistema Federativo. 4. Relações Intergovernamentais. I. Dourado, Luiz Fernandes. II. Azevedo, Janete Lins de Azevedo. III. Oliveira, João Ferreira de. IV. Aguiar, Márcia Angela da S. V. Amaral, Nelson Cardoso. VI. Série.



27

Gestão e autonomia dos sistemas e das unidades educacionais – Caderno Temático 2 / Márcia Angela da S. Aguiar, João Ferreira de Oliveira, Janete Maria Lins de Azevedo, Luiz Fernandes Dourado, Nelson Cardoso Amaral – Camaragibe. PE: CCS Gráfica e Editora, 2016

Série Cadernos ANPAE Vol 27
ISBN: 1677-3802 Biblioteca ANPAE

1. Educação. 2. Gestão da Educação. 3. Sistema Educacional. 4. Gestão das Unidades Educacionais. 5. Autonomia dos Sistemas Educacionais. I. Aguiar, Márcia Angela da S. II. Oliveira, João Ferreira de. III. Azevedo, Janete Maria Lins de. IV.Dourado, Luiz Fernandes. V. Amaral, Nelson Cardoso VI. Série.



28

Sistema de ensino e gestão: articulação e descentralização – Caderno Temático 3 /, Janete Maria Lins de Azevedo, Luiz Fernandes Dourado, João Ferreira de Oliveira, Márcia Angela da S. Aguiar, Nelson Cardoso Amaral – Camaragibe. PE: CCS Gráfica e Editora, 2016

Série Cadernos ANPAE Vol 28
ISBN: 1677-3802 Biblioteca ANPAE

1. Educação. 2. Sistema de Ensino. 3. Gestão do Ensino. 4. Descentralização do Sistema Educacional. 5. Autonomia do Sistema Educacional. I. Azevedo, Janete Maria Lins de. II. Dourado, Luiz Fernandes. III. Oliveira, João Ferreira de. IV. Aguiar, Márcia Angela da S. V. Amaral, Nelson Cardoso VI. Série



29

Planos Estaduais, Distrital e Municipais de Educação – Caderno Temático 4 / João Ferreira de Oliveira, Márcia Angela da S. Aguiar, Luiz Fernandes Dourado, Janete Maria Lins de Azevedo, Nelson Cardoso Amaral – Camaragibe. PE: CCS Gráfica e Editora, 2016

Série Cadernos ANPAE Vol 29
ISBN: 1677-3802 Biblioteca ANPAE

1. Educação 2. Plano Estadual de Educação 3. Plano Distrital de Educação 4. Plano Municipal de Educação I. Oliveira, João Ferreira de II. Aguiar, Márcia Angela da S. III. Dourado, Luiz Fernandes, IV. Azevedo, Janete Lins de. V. Amaral, Nelson Cardoso VI. Série



30

Planos de ações articuladas no contexto do PNE e do SNE – Caderno Temático 5 / João Ferreira de Oliveira, Márcia Angela da S. Aguiar, Luiz Fernandes Dourado, Janete Maria Lins de Azevedo, Nelson Cardoso Amaral – Camaragibe. PE: CCS Gráfica e Editora, 2015

Série Cadernos ANPAE Vol 30
ISBN: 1677-3802 Biblioteca ANPAE

1. Educação. 2. Plano Estadual de Educação. 3. Plano Distrital de Educação. 4. Plano Municipal de Educação. I. Oliveira, João Ferreira de. II. Aguiar, Márcia Angela da S. III. Dourado, Luiz Fernandes. IV. Azevedo, Janete Maria Lins de. V. Amaral, Nelson Cardoso VI. Série



31

Política de formação continuada dos profissionais da educação – Caderno Temático 6 / Márcia Angela da S. Aguiar, João Ferreira de Oliveira, Luiz Fernandes Dourado, Janete Maria Lins de Azevedo, Nelson Cardoso Amaral – Camaragibe. PE: CCS Gráfica e Editora, 2016

Série Cadernos ANPAE Vol 31
ISBN: 1677-3802 Biblioteca ANPAE

1. Educação. 2. Formação dos Profissionais da Educação. 3. Formação Continuada. 4. Profissionais da Educação. I. Aguiar, Márcia Angela da S. II. Oliveira, João Ferreira de. III. Dourado, Luiz Fernandes. IV. Azevedo, Janete Maria Lins de. V. Amaral, Nelson Cardoso VI. Série



32

Reservado 7



33

Reservado 8



34

Reservado 9



35

Reservado 10



36

Financiamento da educação e Sistema Nacional de Educação (SNE) – Caderno Temático 11 / Nelson Cardoso Amaral, Luiz Fernandes Dourado, Janete Maria Lins de Azevedo, João Ferreira de Oliveira, Márcia Angela da S. Aguiar – Camaragibe. PE: CCS Gráfica e Editora, 2016

Série Cadernos ANPAE Vol 36
ISBN: 1677-3802 Biblioteca ANPAE

1. Educação. 2. Financiamento da Educação. 3. Cooperação Federativa. 4. Cooperação Territorial. 5. SNE. I. Amaral, Nelson Cardoso II. Dourado, Luiz Fernandes. III. Oliveira, João Ferreira de. IV. Aguiar, Márcia Angela da S. V. Azevedo, Janete Maria Lins de. VI. Série



37

Reservado para o V Seminário Estadual da ANPAE do Rio de Janeiro

Biblioteca ANPAE

Série Cadernos ANPAE

ISSN 1677.3802    Vol 37 - 2016



38

Reservado para o IX Seminário Regional da Região Nordeste

01 a 03 de junho de 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Natal, RN

Biblioteca ANPAE

Série Cadernos ANPAE

ISSN 1677.3802    Vol 38 - 2016



39

X Seminário Regional da Anpae  Sudeste

08 a 10 de junho de 2016

Universidade Federal de Uberlândia – Uberlãndia, MG

 

Biblioteca ANPAE

Série Cadernos ANPAE

ISSN 1677.3802    Vol 39 - 2016




40

Reservado para o IX Seminário Regional da Região Centro Oeste

14 a 16 de junho de 2016

Universidade Católica Dom Bosco - Campo Grande, MS


Biblioteca ANPAE

Série Cadernos ANPAE

ISSN 1677.3802    Vol 40 - 2016



41

Reservado para o V Congresso Ibero-Americano / VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação

14 a 16 de setembro de 2016-03-30

Universidade Federal de Goiás – Goiânia - GO

Biblioteca ANPAE

Série Cadernos ANPAE

ISSN 1677.3802    Vol 41 - 2016



42

Reservado para o V Seminário Norte e VI Encontro estadual da Anpae a ocorrer no período de 22 a 24 de junho de 2016 no Instituto de Ciências da Educação da UFPA, em Belém-Pará.

Biblioteca ANPAE

Série Cadernos ANPAE

ISSN 1677.3802    Vol 42 - 2016



43

Reservado para o VI Seminário Estadual da ANPAE-RJ a ocorrer no período de 14 a 16 de fevereiro de 2017 na Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Rio de Janeiro.

Biblioteca ANPAE

Série Cadernos ANPAE

ISSN 1677.3802    Vol 43 - 2017



44

Reservado para o XIV ENCONTRO ESTADUAL DA ANPAE/SP – 09 E 10 DE MARÇO DE 2017 Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (UNESP/Marília).

Biblioteca ANPAE

Série Cadernos ANPAE

ISSN 1677.3802    Vol 44 - 2017



45

Reservado para o XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação – Universidade Federal da Paraíba - João Pessoa - Paraíba - Brasil, de 26 a 28 de abril de 2017

Biblioteca ANPAE

Série Cadernos ANPAE

ISSN 1677.3802    Vol 45 - 2017



46

Reservado para os Anais do  XI Encontro Estadual da Anpae Minas Gerais e do I Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Formação Docente e Práticas Educativas,   que acontecerá no período de 27 a 29 de novembro de 2017, na Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Campus do Pontal, em Ituiutaba, Minas Gerais.

Biblioteca ANPAE

Série Cadernos ANPAE

ISSN 1677.3802    Vol 46 - 2017

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
 
 
Wildcard SSL Certificates