Bienvenido | Bienvenue | Welcome

NOTA DE PESAR – PROFESSOR LAURO WITTMANN – EX PRESIDENTE DA ANPAE
PDF Imprimir E-mail

NOTA DE PESAR – PROFESSOR lAURO WITTMANN – EX PRESIDENTE DA ANPAE

A Presidência da ANPAE comunica, com pesar, à comunidade anpaeana, o falecimento do seu eminente ex-Presidente LAURO CARLOS WITTMANN (Gestão1991-1995), no último dia 04 de setembro, em Gramado/RS.  O Professor Lauro Wittmann deixa um legado de grande dedicação à ANPAE, contribuindo para o seu fortalecimento com participação democrática. Aos seus familiares e amigos, a solidariedade da nossa Associação!

João Ferreira de Oliveira

Presidente da ANPAE

 

LAURO CARLOS WITTMANN (1991-1995)

 

Lauro Calos Wittmann é natural de Gramado, Rio Grande do Sul, formado em filosofia e teologia, com curso de mestrado em educação no Instituto de Estudos Avançados em Educação (IESAE) da Fundação Getúlio Vargas e com doutorado e pós-doutorado em educação na Universidade de Londres. 

Lecionou em todos os níveis de ensino e coordenou projetos de educação popular. Foi pesquisador e professor de pós-graduação em educação desde 1974, tendo trabalhado no IESAE/FGV, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). É autor de vasta produção intelectual, individual e coletiva, na área de planejamento e gestão da educação. 

Lauro Carlos Wittmann iniciou sua atuação anpaeana em 1980, como membro do Conselho Deliberativo. Foi eleito presidente da ANPAE em outubro de 1991, em Brasília, por ocasião do XV Simpósio Brasileiro de Administração da Educação, e reeleito em novembro de 1993, durante o XVI Simpósio Brasileiro, realizado no Rio de Janeiro. 

Sua principal atuação na ANPAE se deu no aprofundamento do processo participativo como forma de administração, através do fortalecimento das Seções Estaduais e da criação de Coordenações Estaduais. Priorizou a periodicidade da publicação da Revista Brasileira de Administração da Educação. Presidiu o XVI Simpósio Brasileiro no Rio de Janeiro, 1993, e o XVII Simpósio Brasileiro realizado, em 1995, em Brasília, ocasião em que submeteu à consideração da Assembléia Geral o I Plano Estratégico da ANPAE, cuja preparação contou com ampla participação dos associados e a valiosa contribuição financeira da Fundação Ford, que depois permitiu sua implantação e viabilizou a realização de pesquisas e encontros de articulação acadêmica nacional no âmbito da ANPAE. Foi nesse contexto que se realizaram as eleições anpaeanas de 1995, em Brasília. No dia 20 de dezembro de 1995, Lauro Carlos Wittmann transmitiu o cargo de presidente da ANPAE à professora Regina Vinhaes Gracindo, da Universidade de Brasília.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
 
 
Wildcard SSL Certificates