Publicação

Eixo 1
Eixo 1 - Política e gestão da educação básica 

Listagem final dos trabalhos aprovados
Aviso: Informamos que os pareceres de todos os trabalhos não aceitos serão enviados aos autores até sexta-feira, dia 17 de junho de 2016.

AUTORES E COAUTORES TÍTULOS

Adriana Almeida Sales de Melo

POLÍTICA EDUCACIONAL E GESTÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BRASILEIRA.

Alexandra Pires do Prado Yari
Regina Tereza Cestari de Oliveira

O COMITÊ LOCAL DO COMPROMISSO NO ÂMBITO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MUNICÍPIOS SUL-MATO-GROSSENSES

Alexandre Duarte
Dalila Andrade Oliveira

A GESTÃO POR RESULTADOS E OS REFLEXOS NO TRABALHO DO DIRETOR ESCOLAR

Allan Solano Souza
Ciclene Alves da Silva
Antonio Cabral Neto

ACCOUNTABILITY NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: ALGUNS DELINEAMENTOS

Ana Beatriz Torres Araújo Moreira
Vanilde Ribeiro Dias Mendes
Elize Keller Franco

GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE LOCAL 

Ana Karine Loula Torres Rocha
Avelar Bastos Mutim

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DE IRECÊ – TII: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS SUJEITOS EGRESSOS

Ana Lucia Ferreira da Silva

A AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR: IMPASSES SOBRE A ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL

Andrêssa Gomes de Rezende Alves
Maria Dilnéia Espíndola Fernandes

O PROEMI/JF E A GESTÃO PARA RESULTADOS: UMA PROPOSTA DO TERCEIRO SETOR PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA

Antonio Cabral Neto
Emmanuelle Arnaud Almeida Cavalcanti

O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) E AS REGRAS DO JOGO FEDERATIVO: DEBATE SOBRE A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE OS ENTES FEDERADOS

Antonio Nilson Gomes Moreira
Gláucia Mirian de Oliveira Souza Barbosa

DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR SOB A ÓTICA DE GESTORES

Ariane Luzia dos Santos

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E OS DESAFIOS DE ANÁLISE DO DESEMPENHO EM MATEMÁTICA NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Áurea Peniche Martins

A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO POR MEIO DO “PROJETO TRILHAS/NATURA”

Carla Santos Cardoso
Keila Simone dos Anjos
Ney Cristina Monteiro de Oliveira

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELÉM

Carlos Magno Mieres Amarilha

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A JUVENTUDE: DISTINTAS FORMAS DE INTERVENÇÃO

Caroline da Silva Cavalcanti
Danila Vieira de Melo
Fernanda Gabriely Cardoso Gomes

OS IMPACTOS DO PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA – METAS PARA A EDUCAÇÃO (PMGP –ME)  NAS PRÁTICAS DE GESTÃO ESCOLAR EM PERNAMBUCO

Cecilia Neves Lima
Leonardo Dias da Fonseca
Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR (ESCOLA DE GESTORES) UFF/SEB/MEC

Celso Luiz Aparecido Conti
Flávio Caetano da Silva

POLÍTICAS EDUCACIONAIS GLOBAIS EM SUA DIMENSÃO LOCAL: COMO AS TRADUZEM OS GESTORES MUNICIPAIS E ESCOLARES?

Cristiane Machado
Angela Maria Martins
Maria Helena Bravo

RELAÇÕES DE CONVIVÊNCIA E SITUAÇÕES DE CONFLITOS: DESAFIOS NA GESTÃO DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Éderson Andrade
Graziela ZambãoAbdian

TEORIA DO DISCURSO E A ANÁLISE SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA REDE ESTADUAL DE MATO GROSSO

Edson Maciel Peixoto
Vania Carvalho de Araújo

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUANTO CUSTARÁ AOS MUNICÍPIOS CAPIXABAS ESSE DIREITO A PARTIR DO PNE 2014-2024?

Eldaronice Queiroz de Alvarenga
Rosimar de Fátima Oliveira

EFEITOS DO ACORDO DE RESULTADOS NA GESTÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS  DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Eliane Gracy Lemos Barreto
Anselmo Alencar Colares
Glez Rodrigues Freitas Bentes

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: INICIATIVAS E PROPOSIÇÕES DO MEC APÓS A LDB N.º 9.394/96

Eliza Bartolozzi Ferreira
Sue ElenLievore

AS POLÍTICAS DE GESTÃO NO CONTEXTO DAS NOVAS FORMAS DE REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE VITÓRIA/ES

Ellen Cristina Ceccon
Maria Lúcia Lemos Ceccon

POLÍTICAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL EM NOVA JERSEY E BRASIL

Fabiana Oliveira Canavieira

ENTRE O SABER, O FAZER E O PODER NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL: A NARRATIVA DE UMA EXPERIÊNCIA

Fabrício Ramos do Nascimento

ENSINO MÉDIO INTEGRADO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Felix Barbosa Carreiro
Mônica Piccione Gomes Rios

AÇÕES DOS GESTORES ESCOLARES EM PROL DA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO MARANHÃO

Flávia Cristina Batista Caires

GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJOVEM URBANO EM VITÓRIA DA CONQUISTA (BA).

Gilmar Barbosa Guedes
Girliany Santiago Soares

IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS NO RN: PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO POR MEIO DOS CONSELHOS ESCOLARES

Girliany Santiago Soares
Christomyslley Romeiro da Silva
Pedro Isaac Ximenes Lopes

NOVA GESTÃO PÚBLICA E GESTÃO EDUCACIONAL: UM BREVE ESTUDO SOBRE O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR)

Giselle Ferreira Amaral de Miranda Azevedo
Maria José Pires Barros Cardoso

AS REFORMAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E OS IMPACTOS NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA

Glecenir Vaz Teixeira

FEDERALISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: A UNIÃO ENQUANTO ENTE NORMATIZADOR.

Gleice Aline Miranda da Paixão

 REPRESENTAÇÃO DOCENTE NO CONSELHO ESCOLAR E O PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Glhebia Gonçalves de Oliveira Dourado
Sandra Márcia Campos Pereira

A POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS: COMO A EDUCAÇÃO ENTRA NESTE DEBATE?

Graziela ZambãoAbdian
Maria Eliza Nogueira Oliveira

GESTÃO E QUALIDADE: SIGNIFICAÇÕES DO GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL PAULISTA

Ilma de Andrade Barleta
Antonia Costa Andrade

INTERFACES DA GESTÃO NO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (PDE): RASTREANDO PRINCÍPIOS E CONCEPÇÕES

Iraíde Marques de Freitas Barreiro
Viviani Fernanda Hojas

ANÁLISES ACERCA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO (SARESP)

Íris Freua Assumpção
Maria Rosimary Soares dos Santos

PLANEJAMENTO E PARTICIPAÇÃO: A ATUAÇÃO DE ATORES PRIVADOS NA CONSTRUÇÃO DA AGENDA DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO NO BRASIL

Ivanilso Santos da Silva

DIRETRIZES DA POLÍTICA DE INFRAESTRUTURA ESCOLAR NO BRASIL DAS DÉCADAS DE 1970 E 1980

Ivonete Ferreira de Sousa

EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL:
A PRODUÇÃO ACADÊMICA NA BDTD E NA SCIELO NO PERÍODO DE 2010 A 2015

Izandra F. Gomes
Lígia Luis Freitas

A CONCEPÇÃO DE GESTÃO NA POLITICA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA: UM ESTUDO SOBRE O PRÊMIO ESCOLA NOTA 10

Jane Cordeiro de Oliveira

A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS NA CONSTITUIÇÃO DA FUNÇÃO COORDENADOR PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Jean Douglas Zeferino Rodrigues
Maria Marcia Sigrist Malavasi

ELEMENTOS TAYLORISTAS NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL PAULISTA

Jean Mário Araújo Costa

O FEDERALISMO BRASILEIRO E A COORDENAÇÃO FEDERATIVA NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Jemima Gertrudes Barreira Cavalcante
Rosilene Lagares

RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NA EDUCAÇÃO: ARRANJOS ADMINISTRATIVOS E LEGAIS

Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira Araujo
Cristiane Regina Dourado Vasconcelos

UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SALVADOR/BA PARA VIABILIZAR A UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Jorge Nassim Vieira Najjar
Karine Vichiett Morgan

ENTRE O AUTORITARISMO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO DA PRÁTICA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE SÃO JOÃO DE MERITI

José Carlos Martins Cardoso
Maura Lúcia Martins Cardoso

O PDE ESCOLA E O PAR: UMA CONCEPÇÃO AMPLIADA DA GESTÃO ESCOLAR E EDUCACIONAL

José dos Santos Silveira

A PERSPECTIVA DO DIRETOR DE ESCOLA SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA CIDADE DE SÃO PAULO

José Joaquim Martins de Castro
Fabrício Aarão Freire Carvalho

A CONFIGURAÇÃO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA

José Pereira Peixoto Filho
CleversonRamom Carvalho

TRABALHO E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO ENSINO TÉCNICO

Joseane Maria da Silva Santos

AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE EM ESCOLA-MODELO MUNICIPAL NO CABO DE SANTO AGOSTINHO-PE

Júlio Cézar Garcia
Lúcia Helena Rincon Afonso

O TRABALHO COMO PRINCÍPIO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Jussara Maria Tavares Puglielli Santos

CONSELHOS ESCOLARES: EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS E
PROPOSIÇÕES DE APRIMORAMENTO

Karla Cristina Silva Sousa
Ronaldo Franco Oliveira

FUNDOS CONTÁBEIS E O FEDERALISMO COOPERATIVO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA - UMA ANÁLISE A PARTIR DO FUNDEB

Keila Simone dos Anjos
Carla Santos Cardoso
Orlando Nobre Bezerra de Sousa

ADESÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ALTAMIRA/PA AOS PROGRAMAS FEDERAIS: DESCENTRALIZAÇÃO E AUTONOMIA?

Lisete Regina Gomes Arelaro

ALFABETIZAÇÃO DE TODAS AS CRIANÇAS ATÉ O FINAL DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ACOMPANHAMENTO DA IMPLANTAÇÃO DA META 5 DO PNE 2014/2024

Lucas Gabriel dos Santos Sayão
Olga Cristina da S. Teixeira

USOS DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO MATO GROSSO DO SUL: O QUE DIZEM OS AUTORES?

Lúcia Fernanda Ramires Felix
Neusa Chaves Batista

O CONSELHO ESCOLAR COMO PROTAGONISTA DA AUTOAVALIAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA: O CASO DO SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA DO RIO GRANDE DO SUL

Lucília Augusta Lino
Maria da Conceição Calmon Arruda

CONSELHOS ESCOLARES, PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A  QUALIDADE DE ENSINO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Luís Gustavo Alexandre da Silva
Afrânio Mendes Catani

ESTADO, REFORMAS EDUCATIVAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O AVANÇO DOS PROCEDIMENTOS GERENCIAIS E DO PODER DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS NO CAMPO EDUCACIONAL

Luiz Miguel Galvão Queiroz
Áurea Peniche Martins

A AVALIAÇÃO DOS INDICADORES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE NA IMPLEMENTAÇÃO DAS POLITICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO PARÁ

Lusiane Ferreira Gonçalves
Adriana Dragone Silveira

GARANTIA DO DIREITO AO ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO E DA GESTÃO PÚBLICA EM CAMPO LARGO/PR

Mara Franco de Sá

O ENSINO PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE DOS JOVENS EM PORTUGAL

Marcia de Freitas Zago

UM EXTRATO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Maria Amélia Silva Nascimento

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA LUZ – BAHIA 2005-2014: BREVES REFELXÕES SOBRE A EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE OBJETIVOS E METAS

Maria Cecília Luiz
Anderson de Lima

INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: CONSELHO ESCOLAR E O DISCURSO DOS SEUS DIFERENTES SEGMENTOS

Maria da Conceição Calmon Arruda

ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL, QUALIDADE DE ENSINO E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Maria de Fátima Rodrigues Póvoa

AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

Maria do Socorro Vasconcelos Pereira
Patrícia Soraya Cascaes Brito de Oliveira

O CONTROLE SOCIAL NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL PELA VIA DO OBSERVATÓRIO SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA/PA

Maria José Pires Barros Cardozo
Efraim Lopes Soares

SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO ESTADO DO MARANHÃO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

Maria Luiza Rodrigues Flores
Cátia Soares Bonneau

DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM OLHAR A PARTIR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Maria Océlia Mota

PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ: UM ESTUDO DO PERFIL DOS GESTORES ESCOLARES NO ESTADO DO CEARÁ

Maria Verônica de Souza

A VALORIZAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) EM MUNICÍPIOS DE MATO GROSSO DO SUL

Mariana Aparecida de Almeida Laurentino
Vanda Moreira Machado Lima

GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPAÇÃO: COMO OCORRE NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL?

MarilzaPavezi
Jefferson Mainardes

A PESQUISA SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DE ALAGOAS (2003-2015): UM LEVANTAMENTO PRELIMINAR.

Micaela Balsamo de Mello
Maria Couto Cunha

O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E O PRINCÍPIO DA INTEGRAÇÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A CONSOLIDAÇÃO DESSE PRINCÍPIO EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE VERA CRUZ (BA)

Miguel Henrique Russo

CICLOS ESCOLARES E PROGRESSÃO CONTINUADA: O QUE COM ELES APRENDEMOS SOBRE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR?

Miriam Fábia Alves

JOVENS NO ENSINO MÉDIO EM GOIÁS

NadiaDrabach
TheresaAdrião

A SELEÇÃO DE DIRIGENTES ESCOLARES NO BRASIL: OSCILAÇÕES ENTRE DIFERENTES ESTRATÉGIAS

Neide da Silva Paiva

A EXPERIÊNCIA DA AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

Ney Cristina Monteiro de Oliveira
Ana Paula da Costa Nunes
Larissa Mayara Moraes de Carvalho

NOVOS DESAFIOS: O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO COMO PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL

Olga Cristina da S. Teixeira
Lucas Gabriel dos Santos Sayão

USOS DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO MATO GROSSO DO SUL: O QUE DIZEM OS AUTORES?

Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

O DECRETO 6.094/07 E SEU IMPACTO NA GESTÃO EDUCACIONAL DO NOROESTE FLUMINENSE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE GESTORES PÚBLICOS LOCAIS

Patricia Rejane Uchoa

A POLÍTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA DO CAMPO

Patrícia Soraya Cascaes Brito de Oliveira
Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos
Cássio Vale

O CARÁTER PÚBLICO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS

Raíssa de Oste
Renata Maria Moschen Nascente

(IN) DISCIPLINA E VIOLÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

Raquel Dallagnol
Maria Silvia Cristofoli

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E OS ESPAÇOS ESCOLARES: UM TEMA PARA A AGENDA DAS POLÍTICAS E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

Regiane Helena Bertagna
Teise G. Garcia
Raquel Fontes Borghi

PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (BRASIL): PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

Rizete Pereira

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: CRIAÇÃO, IMPLANTAÇÃO E EXPANSÃO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

Robson José Ribeiro dos Santos

OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO DF: UM OLHAR  SOBRE A LEI 4.751/2012

Rodrigo Ferreira Rodrigues
Rosenery Pimentel do Nascimento

SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: UM BREVE RESGATE DA CONAE E OS IMPASSES ATUAIS

Rosa Maria Silva Furtado

CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE ORGANIZAÇÃO E SISTEMA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL

Rosângela Rodrigues Trindade

A AÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR NA GESTÃO DE RECURSOS DESCENTRALIZADOS PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS: ESTUDO EM ESCOLA DO DISTRITO FEDERAL

Rosemeire Lopes da Silva Farias

A PROPOSTA/CONCEPÇÃO ‘EDUCAÇÃO PARA O SUCESSO’ NO CONTEXTO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

Rosenery Pimentel do Nascimento
Ubirajara Couto Lima

FEDERALISMO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: DO REGIME DE COLABORAÇÃO AO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Sabrina Moehlecke

O COORDENADOR PEDAGÓGICO NOS SISTEMAS DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO: UMA NOVA APOSTA NA GESTÃO DAS ESCOLAS?

Sandra Regina Cassol Carbello

ANÍSIO TEIXEIRA E A REORGANIZAÇÃO ESCOLAR NA BAHIA (1924-1929)

Severino Vilar de Albuquerque

O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (PDE) COMO BASE DA POLÍTICA EDUCACIONAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: A QUESTÃO DA QUALIDADE

Sidelmar Alves da Silva Kunz
Remi Castioni

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A AVALIAÇÃO DA QUALIDADE: FUNDAMENTOS

Simone de Fátima Flach

A OFERTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE AS FÉRIAS ESCOLARES:
A QUEM ATENDE?

Sintia Maria Gomes Ferraz
Relva Lopes Chaves Soares

TRILHAS E DISCURSOS DA EQUIPE GESTORA SOBRE GESTÃO EDUCACIONAL E DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA

Sofia Lerche Vieira
Eloisa Maia Vidal
Willlana Nogueira Medeiros Galvão

MARKETING ESCOLAR, TENDÊNCIA EMERGENTE NA POLÍTICA EDUCACIONAL? REFLEXÕES DE UM ESTUDO EM ESCOLAS DO CEARÁ

Solange Mary Moreira Santos
Selma Barros Daltro de Castro

GESTÃO ESCOLAR  NO MUNICIPIO DE FEIRA:  CONCEPÇÃO E CARACTERÍSTICAS REVELADOS NOS DOCUMENTOS LEGAIS

Suzanne de Souza Soares

OS PLANOS NACIONAL E DISTRITAL DE EDUCAÇÃO:
UMA BREVE ANÁLISE DAS METAS CINCO E SEIS

Tatiane Custódio da Silva Batista
Daniela da Costa Britto Pereira Lima

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E ATOS NORMATIVOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

TheresaAdrião
Luciane Barbosa

ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DE OFERTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O TEMA.

Valéria Aparecida Vieira Velis

ATENDIMENTO DA EJA EM RIO CLARO: DADOS E PRIORIDADES

Vera Maria Vidal Peroni
Maria Raquel Caetano

ENSINO MÉDIO NO BRASIL E A PROPOSTA EDUCACIONAL DO INSTITUTO UNIBANCO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Vilma Miranda de Brito

OBRIGATORIEDADE ESCOLAR E DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM BALANÇO DOS PRINCIPAIS DESAFIOS

Viviani Fernanda Hojas
Iraíde Marques de Freitas Barreiro

O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO (SARESP) EM ANÁLISE

Willana Nogueira Medeiros Galvão
Sofia Lerche Vieira

PERFIL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E DESEMPENHO ESCOLAR: UMA ARTICULAÇÃO POSSIVEL?

Zoraide Barboza de Souza
Ana Moscon de Assis Pimentel Teixeira
Marcia SagrilloSmiderle

GESTÃO DEMOCRÁTICA: A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NAS ELEIÇÕES DE DIRETORES EM VITÓRIA-ES

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