Listagem final dos trabalhos aprovados
Aviso: Informamos que os pareceres de todos os trabalhos não aceitos serão enviados aos autores até sexta-feira, dia 17 de junho de 2016.
AUTORES E COAUTORES | TÍTULOS |
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POLÍTICA EDUCACIONAL E GESTÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BRASILEIRA. |
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Alexandra Pires do Prado Yari |
O COMITÊ LOCAL DO COMPROMISSO NO ÂMBITO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MUNICÍPIOS SUL-MATO-GROSSENSES |
Alexandre Duarte |
A GESTÃO POR RESULTADOS E OS REFLEXOS NO TRABALHO DO DIRETOR ESCOLAR |
Allan Solano Souza |
ACCOUNTABILITY NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: ALGUNS DELINEAMENTOS |
Ana Beatriz Torres Araújo Moreira |
GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE LOCAL |
Ana Karine Loula Torres Rocha |
POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DE IRECÊ – TII: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS SUJEITOS EGRESSOS |
Ana Lucia Ferreira da Silva |
A AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR: IMPASSES SOBRE A ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL |
Andrêssa Gomes de Rezende Alves |
O PROEMI/JF E A GESTÃO PARA RESULTADOS: UMA PROPOSTA DO TERCEIRO SETOR PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA |
Antonio Cabral Neto |
O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) E AS REGRAS DO JOGO FEDERATIVO: DEBATE SOBRE A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE OS ENTES FEDERADOS |
Antonio Nilson Gomes Moreira |
DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR SOB A ÓTICA DE GESTORES |
Ariane Luzia dos Santos |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E OS DESAFIOS DE ANÁLISE DO DESEMPENHO EM MATEMÁTICA NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Áurea Peniche Martins |
A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO POR MEIO DO “PROJETO TRILHAS/NATURA” |
Carla Santos Cardoso |
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELÉM |
Carlos Magno Mieres Amarilha |
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A JUVENTUDE: DISTINTAS FORMAS DE INTERVENÇÃO |
Caroline da Silva Cavalcanti |
OS IMPACTOS DO PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA – METAS PARA A EDUCAÇÃO (PMGP –ME) NAS PRÁTICAS DE GESTÃO ESCOLAR EM PERNAMBUCO |
Cecilia Neves Lima |
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR (ESCOLA DE GESTORES) UFF/SEB/MEC |
Celso Luiz Aparecido Conti |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS GLOBAIS EM SUA DIMENSÃO LOCAL: COMO AS TRADUZEM OS GESTORES MUNICIPAIS E ESCOLARES? |
Cristiane Machado |
RELAÇÕES DE CONVIVÊNCIA E SITUAÇÕES DE CONFLITOS: DESAFIOS NA GESTÃO DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA |
Éderson Andrade |
TEORIA DO DISCURSO E A ANÁLISE SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA REDE ESTADUAL DE MATO GROSSO |
Edson Maciel Peixoto |
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUANTO CUSTARÁ AOS MUNICÍPIOS CAPIXABAS ESSE DIREITO A PARTIR DO PNE 2014-2024? |
Eldaronice Queiroz de Alvarenga |
EFEITOS DO ACORDO DE RESULTADOS NA GESTÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO ESTADO DE MINAS GERAIS |
Eliane Gracy Lemos Barreto |
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: INICIATIVAS E PROPOSIÇÕES DO MEC APÓS A LDB N.º 9.394/96 |
Eliza Bartolozzi Ferreira |
AS POLÍTICAS DE GESTÃO NO CONTEXTO DAS NOVAS FORMAS DE REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE VITÓRIA/ES |
Ellen Cristina Ceccon |
POLÍTICAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL EM NOVA JERSEY E BRASIL |
Fabiana Oliveira Canavieira |
ENTRE O SABER, O FAZER E O PODER NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL: A NARRATIVA DE UMA EXPERIÊNCIA |
Fabrício Ramos do Nascimento |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
Felix Barbosa Carreiro |
AÇÕES DOS GESTORES ESCOLARES EM PROL DA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO MARANHÃO |
Flávia Cristina Batista Caires |
GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJOVEM URBANO EM VITÓRIA DA CONQUISTA (BA). |
Gilmar Barbosa Guedes |
IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS NO RN: PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO POR MEIO DOS CONSELHOS ESCOLARES |
Girliany Santiago Soares |
NOVA GESTÃO PÚBLICA E GESTÃO EDUCACIONAL: UM BREVE ESTUDO SOBRE O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) |
Giselle Ferreira Amaral de Miranda Azevedo |
AS REFORMAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E OS IMPACTOS NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA |
Glecenir Vaz Teixeira |
FEDERALISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: A UNIÃO ENQUANTO ENTE NORMATIZADOR. |
Gleice Aline Miranda da Paixão |
REPRESENTAÇÃO DOCENTE NO CONSELHO ESCOLAR E O PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA |
Glhebia Gonçalves de Oliveira Dourado |
A POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS: COMO A EDUCAÇÃO ENTRA NESTE DEBATE? |
Graziela ZambãoAbdian |
GESTÃO E QUALIDADE: SIGNIFICAÇÕES DO GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL PAULISTA |
Ilma de Andrade Barleta |
INTERFACES DA GESTÃO NO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (PDE): RASTREANDO PRINCÍPIOS E CONCEPÇÕES |
Iraíde Marques de Freitas Barreiro |
ANÁLISES ACERCA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO (SARESP) |
Íris Freua Assumpção |
PLANEJAMENTO E PARTICIPAÇÃO: A ATUAÇÃO DE ATORES PRIVADOS NA CONSTRUÇÃO DA AGENDA DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO NO BRASIL |
Ivanilso Santos da Silva |
DIRETRIZES DA POLÍTICA DE INFRAESTRUTURA ESCOLAR NO BRASIL DAS DÉCADAS DE 1970 E 1980 |
Ivonete Ferreira de Sousa |
EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: |
Izandra F. Gomes |
A CONCEPÇÃO DE GESTÃO NA POLITICA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA: UM ESTUDO SOBRE O PRÊMIO ESCOLA NOTA 10 |
Jane Cordeiro de Oliveira |
A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS NA CONSTITUIÇÃO DA FUNÇÃO COORDENADOR PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO |
Jean Douglas Zeferino Rodrigues |
ELEMENTOS TAYLORISTAS NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL PAULISTA |
Jean Mário Araújo Costa |
O FEDERALISMO BRASILEIRO E A COORDENAÇÃO FEDERATIVA NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS |
Jemima Gertrudes Barreira Cavalcante |
RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NA EDUCAÇÃO: ARRANJOS ADMINISTRATIVOS E LEGAIS |
Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira Araujo |
UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SALVADOR/BA PARA VIABILIZAR A UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Jorge Nassim Vieira Najjar |
ENTRE O AUTORITARISMO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO DA PRÁTICA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE SÃO JOÃO DE MERITI |
José Carlos Martins Cardoso |
O PDE ESCOLA E O PAR: UMA CONCEPÇÃO AMPLIADA DA GESTÃO ESCOLAR E EDUCACIONAL |
José dos Santos Silveira |
A PERSPECTIVA DO DIRETOR DE ESCOLA SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA CIDADE DE SÃO PAULO |
José Joaquim Martins de Castro |
A CONFIGURAÇÃO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA |
José Pereira Peixoto Filho |
TRABALHO E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO ENSINO TÉCNICO |
Joseane Maria da Silva Santos |
AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE EM ESCOLA-MODELO MUNICIPAL NO CABO DE SANTO AGOSTINHO-PE |
Júlio Cézar Garcia |
O TRABALHO COMO PRINCÍPIO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
Jussara Maria Tavares Puglielli Santos |
CONSELHOS ESCOLARES: EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS E |
Karla Cristina Silva Sousa |
FUNDOS CONTÁBEIS E O FEDERALISMO COOPERATIVO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA - UMA ANÁLISE A PARTIR DO FUNDEB |
Keila Simone dos Anjos |
ADESÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ALTAMIRA/PA AOS PROGRAMAS FEDERAIS: DESCENTRALIZAÇÃO E AUTONOMIA? |
Lisete Regina Gomes Arelaro |
ALFABETIZAÇÃO DE TODAS AS CRIANÇAS ATÉ O FINAL DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ACOMPANHAMENTO DA IMPLANTAÇÃO DA META 5 DO PNE 2014/2024 |
Lucas Gabriel dos Santos Sayão |
USOS DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO MATO GROSSO DO SUL: O QUE DIZEM OS AUTORES? |
Lúcia Fernanda Ramires Felix |
O CONSELHO ESCOLAR COMO PROTAGONISTA DA AUTOAVALIAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA: O CASO DO SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA DO RIO GRANDE DO SUL |
Lucília Augusta Lino |
CONSELHOS ESCOLARES, PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A QUALIDADE DE ENSINO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
Luís Gustavo Alexandre da Silva |
ESTADO, REFORMAS EDUCATIVAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O AVANÇO DOS PROCEDIMENTOS GERENCIAIS E DO PODER DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS NO CAMPO EDUCACIONAL |
Luiz Miguel Galvão Queiroz |
A AVALIAÇÃO DOS INDICADORES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE NA IMPLEMENTAÇÃO DAS POLITICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO PARÁ |
Lusiane Ferreira Gonçalves |
GARANTIA DO DIREITO AO ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO E DA GESTÃO PÚBLICA EM CAMPO LARGO/PR |
Mara Franco de Sá |
O ENSINO PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE DOS JOVENS EM PORTUGAL |
Marcia de Freitas Zago |
UM EXTRATO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA |
Maria Amélia Silva Nascimento |
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA LUZ – BAHIA 2005-2014: BREVES REFELXÕES SOBRE A EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE OBJETIVOS E METAS |
Maria Cecília Luiz |
INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: CONSELHO ESCOLAR E O DISCURSO DOS SEUS DIFERENTES SEGMENTOS |
Maria da Conceição Calmon Arruda |
ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL, QUALIDADE DE ENSINO E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO |
Maria de Fátima Rodrigues Póvoa |
AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS |
Maria do Socorro Vasconcelos Pereira |
O CONTROLE SOCIAL NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL PELA VIA DO OBSERVATÓRIO SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA/PA |
Maria José Pires Barros Cardozo |
SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO ESTADO DO MARANHÃO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES |
Maria Luiza Rodrigues Flores |
DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM OLHAR A PARTIR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
Maria Océlia Mota |
PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ: UM ESTUDO DO PERFIL DOS GESTORES ESCOLARES NO ESTADO DO CEARÁ |
Maria Verônica de Souza |
A VALORIZAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) EM MUNICÍPIOS DE MATO GROSSO DO SUL |
Mariana Aparecida de Almeida Laurentino |
GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPAÇÃO: COMO OCORRE NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL? |
MarilzaPavezi |
A PESQUISA SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DE ALAGOAS (2003-2015): UM LEVANTAMENTO PRELIMINAR. |
Micaela Balsamo de Mello |
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E O PRINCÍPIO DA INTEGRAÇÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A CONSOLIDAÇÃO DESSE PRINCÍPIO EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE VERA CRUZ (BA) |
Miguel Henrique Russo |
CICLOS ESCOLARES E PROGRESSÃO CONTINUADA: O QUE COM ELES APRENDEMOS SOBRE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR? |
Miriam Fábia Alves |
JOVENS NO ENSINO MÉDIO EM GOIÁS |
NadiaDrabach |
A SELEÇÃO DE DIRIGENTES ESCOLARES NO BRASIL: OSCILAÇÕES ENTRE DIFERENTES ESTRATÉGIAS |
Neide da Silva Paiva |
A EXPERIÊNCIA DA AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA |
Ney Cristina Monteiro de Oliveira |
NOVOS DESAFIOS: O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO COMO PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL |
Olga Cristina da S. Teixeira |
USOS DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO MATO GROSSO DO SUL: O QUE DIZEM OS AUTORES? |
Pablo Silva Machado Bispo dos Santos |
O DECRETO 6.094/07 E SEU IMPACTO NA GESTÃO EDUCACIONAL DO NOROESTE FLUMINENSE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE GESTORES PÚBLICOS LOCAIS |
Patricia Rejane Uchoa |
A POLÍTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA DO CAMPO |
Patrícia Soraya Cascaes Brito de Oliveira |
O CARÁTER PÚBLICO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS |
Raíssa de Oste |
(IN) DISCIPLINA E VIOLÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA |
Raquel Dallagnol |
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E OS ESPAÇOS ESCOLARES: UM TEMA PARA A AGENDA DAS POLÍTICAS E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA |
Regiane Helena Bertagna |
PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (BRASIL): PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES |
Rizete Pereira |
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: CRIAÇÃO, IMPLANTAÇÃO E EXPANSÃO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL |
Robson José Ribeiro dos Santos |
OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO DF: UM OLHAR SOBRE A LEI 4.751/2012 |
Rodrigo Ferreira Rodrigues |
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: UM BREVE RESGATE DA CONAE E OS IMPASSES ATUAIS |
Rosa Maria Silva Furtado |
CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE ORGANIZAÇÃO E SISTEMA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL |
Rosângela Rodrigues Trindade |
A AÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR NA GESTÃO DE RECURSOS DESCENTRALIZADOS PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS: ESTUDO EM ESCOLA DO DISTRITO FEDERAL |
Rosemeire Lopes da Silva Farias |
A PROPOSTA/CONCEPÇÃO ‘EDUCAÇÃO PARA O SUCESSO’ NO CONTEXTO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL |
Rosenery Pimentel do Nascimento |
FEDERALISMO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: DO REGIME DE COLABORAÇÃO AO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO |
Sabrina Moehlecke |
O COORDENADOR PEDAGÓGICO NOS SISTEMAS DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO: UMA NOVA APOSTA NA GESTÃO DAS ESCOLAS? |
Sandra Regina Cassol Carbello |
ANÍSIO TEIXEIRA E A REORGANIZAÇÃO ESCOLAR NA BAHIA (1924-1929) |
Severino Vilar de Albuquerque |
O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (PDE) COMO BASE DA POLÍTICA EDUCACIONAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: A QUESTÃO DA QUALIDADE |
Sidelmar Alves da Silva Kunz |
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A AVALIAÇÃO DA QUALIDADE: FUNDAMENTOS |
Simone de Fátima Flach |
A OFERTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE AS FÉRIAS ESCOLARES: |
Sintia Maria Gomes Ferraz |
TRILHAS E DISCURSOS DA EQUIPE GESTORA SOBRE GESTÃO EDUCACIONAL E DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA |
Sofia Lerche Vieira |
MARKETING ESCOLAR, TENDÊNCIA EMERGENTE NA POLÍTICA EDUCACIONAL? REFLEXÕES DE UM ESTUDO EM ESCOLAS DO CEARÁ |
Solange Mary Moreira Santos |
GESTÃO ESCOLAR NO MUNICIPIO DE FEIRA: CONCEPÇÃO E CARACTERÍSTICAS REVELADOS NOS DOCUMENTOS LEGAIS |
Suzanne de Souza Soares |
OS PLANOS NACIONAL E DISTRITAL DE EDUCAÇÃO: |
Tatiane Custódio da Silva Batista |
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E ATOS NORMATIVOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
TheresaAdrião |
ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DE OFERTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O TEMA. |
Valéria Aparecida Vieira Velis |
ATENDIMENTO DA EJA EM RIO CLARO: DADOS E PRIORIDADES |
Vera Maria Vidal Peroni |
ENSINO MÉDIO NO BRASIL E A PROPOSTA EDUCACIONAL DO INSTITUTO UNIBANCO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA |
Vilma Miranda de Brito |
OBRIGATORIEDADE ESCOLAR E DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM BALANÇO DOS PRINCIPAIS DESAFIOS |
Viviani Fernanda Hojas |
O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO (SARESP) EM ANÁLISE |
Willana Nogueira Medeiros Galvão |
PERFIL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E DESEMPENHO ESCOLAR: UMA ARTICULAÇÃO POSSIVEL? |
Zoraide Barboza de Souza |
GESTÃO DEMOCRÁTICA: A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NAS ELEIÇÕES DE DIRETORES EM VITÓRIA-ES |