logomarca

JUBILEU DE OURO DA ANPAE (1961–2011)

A Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) nasceu no dia 11 de fevereiro de 1961, na Universidade de São Paulo, por decisão dos participantes do 1º Simpósio Brasileiro de Administração Escolar. Esta data tornou-se um divisor de águas na história da construção do conhecimento e da prática profissional no campo da administração da educação no Brasil. Na realidade, a nova entidade educacional – a primeira do gênero na América Latina – que na época se propôs a congregar estudiosos e professores universitários de administração escolar e educação comparada, foi ponto de partida de uma renovada atuação da sociedade civil organizada no campo do governo da educação e da gestão escolar no Brasil.

Ao longo de cinco décadas, a ANPAE passou por sucessivas transformações político-pedagógicas e formas de atuação profissional, acompanhando a própria genealogia do conhecimento e das práticas no campo das políticas públicas e da gestão da educação, que se reflete em suas consecutivas nominações, até consolidar-se como Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Nesse contexto, a ANPAE congrega hoje, em igualdade de direitos e deveres, pesquisadores e docentes de educação superior; dirigentes e técnicos dos sistemas educacionais; e professores, especialistas e diretores de escola básica e de outros espaços de educação e formação cidadã interessados no estudo e na prática das políticas públicas, do governo da educação e da gestão escolar.

Para celebrar o Jubileu de Ouro da ANPAE e sua contribuição à formação do pensamento pedagógico brasileiro ao longo das décadas, a Assembléia Geral da Associação realizada em 12 de agosto de 2009 decidiu associar os atos comemorativos do seu cinquentenário à realização do 25º Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, agendado para o primeiro semestre de 2011. Por ocasião do 25º Simpósio, também tomarão posse os novos dirigentes da ANPAE para o biênio 2011-2013, eleitos no marco constituinte e normativo do novo Estatuto Social da Associação, transformando o evento em ato cívico nacional da entidade.

A conjunção dos atos comemorativos das conquistas da ANPAE ao longo das décadas com a história da construção do conhecimento no campo da administração educacional no Brasil serviu de ponto de partida para definir a programação científica do 25º Simpósio Brasileiro e 2º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. Nesse contexto, o evento objetiva estudar e avaliar as perspectivas contemporâneas em torno da política e da governança da educação e pensar o seu futuro à luz da história de sua construção como campo de pesquisa e intervenção profissional no cotidiano dos sistemas de ensino e das instituições educacionais em seus distintos níveis e modalidades de educação.

Para sediar o simpósio comemorativo do Jubileu de Ouro da ANPAE, as atenções se voltam para São Paulo, cidade-berço da Associação. O fato é que tudo começou no Centro Maria Antônia da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Foi nesta Sala que, em 11 de fevereiro de 1961, os mestres pioneiros da administração educacional do Brasil decidiram fundar a ANPAE. São esses fatos que levam a comunidade anpaeana a acolher com entusiasmo a oferta de São Paulo para sediar as comemorações do Jubileu de Ouro da Associação e para avaliar a sua contribuição à formação do pensamento pedagógico brasileiro no campo da política e da gestão da educação.


 

© 2010 Associação Nacional de Política e Administração da Educação