Publicação

Eixo 3
Eixo 3 - Políticas e práticas de formação dos docentes e dirigentes escolares.

Listagem final dos trabalhos aprovados
Aviso: Informamos que os pareceres de todos os trabalhos não aceitos serão enviados aos autores até sexta-feira, dia 17 de junho de 2016.

AUTORES E COAUTORES TÍTULOS

Adriana dos Reis Martins
Raquel Castilho Souza

UM NOVO OLHAR PARA ENSINO DAS ARTES POR MEIO DA LEGISLAÇÃO: UMA ABORDAGEM CURRICULAR

Adrinelly Lemes Nogueira
Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

SER UM BOM PROFESSOR: A OFÍCIO DE QUEM?

Alice de Paiva Macário
Víviam Carvalho de Araújo

DILEMAS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CRIANÇAS PEQUENAS

Amanda Caroline Soares Freires
Arlete Maria Monte de Camargo

O PARFOR COMO ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO EM SERVIÇO NA MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Amone Inácia Alves

POLÍTICAS PÚBLICAS NO ESTADO DE GOIÁS E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO: QUAIS IMPASSES E DESAFIOS PENSAR A ESCOLA?

Ana Jéssica Corrêa Santos

A RELEVÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Ana Raquel de Souza Rodrigues

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE OS SABERES DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA

André Luiz Brito Nascimento

DESAFIOS PARA A EFETIVAÇÃO DO REGIME DE COLABORAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO PARFOR/UEFS

Angela Maria Barbosa Pires
Danúsia Lago
Maria Marta Lopes Flores

O PROFISSIONAL DE APOIO À INCLUSÃO-PROFESSOR DE APOIO

Beatriz de Basto Teixeira
Rita de Cássia Oliveira

EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DE DIRETORES: CONTRIBUIÇÕES

Camila de Fatima Soares dos Santos
Edite Maria Sudbrack
Silvia Regina Canan

(NOVOS) RUMOS PARA AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE – INTERFACES ENTRE O PNE (2014-2024) E A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2/2015

Claudioneia A. Fontana
Andreza Barbosa

FORMAÇÃO CONTINUADA E PROFESSORES TEMPORÁRIOS NA REDE PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA

Cleonice Moreira do Vale

IDENTIDADE E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CRISTALINA-GOIÁS

Conceição Aparecida Fernandes Lima Panizzi

POLÍTICAS PÚBLICAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO:  O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NA GESTÃO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

Cristiane Brito Machado
Eudes Oliveira Cunha

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE A ATUAL POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA

Daianny Madalena Costa

EQUIPES GESTORAS: UMA FORMAÇÃO A FAVOR DA HUMANIZAÇÃO E DIVERSIDADE

Dâmaris Simon Camelo Borges
Marlene de Cássia Trivellato Ferreira

RELATO DE EXPERIÊNCIA
ALFABETIZAÇÃO EM VALORES HUMANOS: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, EM SERVIÇO E, A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS E PSICÓLOGOS ESCOLARES

Danyela Martins Medeiros
Shirleide Pereira da Silva Cruz

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO-TEMPO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL: UMA ANÁLISE LEGAL

Denise Silva Araújo

AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRINCÍPIOS E CONCEPÇÕES

Elena Maria Billig Mello
Claudete da Silva Lima Martins
Diana Paula Salomão de Freitas

OLHAR DA EQUIPE EXECUTORA DO PROJETO TERTÚLIAS PEDAGÓGICAS DO PAMPA NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito

A INTERDISCIPLINARIDADE E A ARTE DO MALABARISMO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS

Emina Santos
Alberto Damasceno

O PARFOR COMO POLÍTICA EMERGENCIAL E DE GARANTIA DE DIREITOS: CONCLUINTES E CONCLUSÕES DA PEDAGOGIA NA UFPA

Fernando Santos Sousa

PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE O PEDAGOGO DO GÊNERO MASCULINO INICIANTE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO IBICT

Gabriela Sousa Rêgo Pimentel

PLANOS DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO: PERSPECTIVAS E REALIDADE

Hellen Cristina Cavalcante Amorim
Iria Brzezinski

POLÍTICAS NACIONAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES:  PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES  DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR)

Isabel MeleroBello
Márcia Aparecida Jacomini
Marieta Gouvêa de Oliveira Penna

FORMAÇÃO CONTINUADA E CARREIRA DOCENTE: O MUNICÍPIO DE GUARULHOS EM QUESTÃO

Ivone Garcia Barbosa
Milna Martins Arantes

ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA E DO TRABALHO PEDAGÓGICO

JavanSami Araújo dos Santos

PROVIMENTO AO GARGO DE GESTORES ESCOLARES EM RIO LARGO/AL: INDICATIVA? DIRETA? SELETIVA? SELETIVA E DIRETA? EIS A QUESTÃO.

JersonChuquilin Cubas

LA FORMACIÓN CONTINUA DE LOS DOCENTES EN MÉXICO: UN MODELO CENTRADO EN LOS ATRIBUTOS ABSTRACTOS DE LOS MAESTROS COMO INDIVIDUOS

Juliana Lima da Silva

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A PRÁTICA NA CRECHE

Kátia Braga Arruda Silva
Nancy Nonato de Lima Alves

O CURSO DE PEDAGOGIA E A CONFIGURAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Laís de Castro Agranito Rodrigues
Lucrécia Stringhetta Mello

FORMAÇÃO CONTINUADA E CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERFACES ENTRE O DISCURSO LEGAL E AS PRÁTICAS LOCAIS

Laíse Ataides Ribeiro

O PIBID E INICIAÇÃO PROFISSIONAL: RELATOS DE EGRESSOS DA UEMS/PEDAGOGIA -  CAMPO GRANDE

Leandro GilenoMilitão Nascimento

POLÍTICA DE FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR E O MONITORAMENTO DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO

Luiz Carlos Lückmann

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DISCURSOS E CONTRARIEDADES

Marcela Lemos Leal Reis
Valdete Côco

FORMAÇÃO CONTINUADA: PROCESSOS IMPLEMENTADOS PELAS EQUIPES GESTORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Maria de Fátima Ribeiro Franco Lauande
Chryslane dos Santos Souza

PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA

Maria de Lourdes de Almeida Silva

AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: O PIBID E SUAS INTERFACES COM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA

Maria Helena Lino Fernandes
Regina Magna Bonifácio de Araújo

UM PANORAMA DA FORMAÇÃO INICAL DO GESTOR EDUCACIONAL EM CURSOS DE PEDAGOGIA DE IES MINEIRAS

Maria Iolanda Fontana

FORMAÇÃO CONTINUADA EM PESQUISA: O PROJETO EDUPESQUISA EM ANÁLISE

Maria Iza Pinto de Amorim Leite

DOCÊNCIA E PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PARFOR

Marta Olmo Extremera
Luiz Otavio Neves Mattos Mattos

NUEVAS RESPUESTAS DE LIDERAZGO ANTE NUEVAS DEMANDAS ESCOLARES. EL LIDERAZGO RESILIENTE. UN ESTUDIO DE CASO

Máximo Augusto Campos Masson
Camila Tavares Rodrigues
Andressa Maria Gomes de Oliveira Duarte

PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE CURSOS DE HISTÓRIA: O MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO OPÇÃO PROFISSIONAL

Neila Carla Camerini

ESTUDOS SOBRE A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL: UMA REVISÃO

Patrícia Maria Reis Cestaro

EDUCAÇÃO DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Raquel Aparecida Souza

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES PEDAGÓGICOS: A EXPERIENCIA DO PNEGEB/TO

Raquel Castilho Souza
RosemeriBirck Diniz

TORNAR-SE PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHOS, PROCESSOS E DESAFIOS

Regina Magna Bonifácio de Araújo
Nilzilene Imaculada Lucindo

QUEM SÃO OS PEDAGOGOS QUE ATUAM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICO DA SUPERINTENDENCIA REGIONAL DE ENSINO DE OURO PRETO?

Roberta Gurgel Azzi
Miguel Henrique Russo

A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO COORDENADORA NO FORTALECIMENTO DAS CRENÇAS DE EFICÁCIA DOCENTE

RosemeriBirck Diniz
Adriana dos Reis Martins

A ACADEMIA E O QUARTO DO ESTUDANTE:
UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA?

Ruth Gonçalves de Faria Lopes

O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA NA UNB: CENÁRIOS E DESAFIOS PARA A GESTÃO

Sanny S. da Rosa
Branca Jurema Ponce

POLÍTICAS CURRICULARES, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: TENDÊNCIAS OBSERVADAS NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DE REFERÊNCIA (2010-2015)

Sara Rozinda Martins Moura Sá dos Passos

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS EM TRÊS CONTEXTOS

Suely Fernandes Coelho Lemos

ESCOLA DE FORMAÇÃO CONTINUADA: ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO TRABALHADOR DA EDUCAÇÃO

Tatiana Mercês
Marcelo Lima
Zilka Sulamita Teixeira de Aguiar Pacheco

POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES DO SENAI-VITÓRIA/ES

Valéria Moreira Rezende
Rogéria Moreira Rezende Isobe

POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Viviane Carrijo Volnei Pereira

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES E O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE


oto[gallery2]" title=""> ody>