Submissão

Como submeter os trabalhos

  1 - Normas Gerais

Somente serão consideradas pelo Comitê Científico aquelas comunicações que se pautarem pelas normas de formatação e que cumpriram as seguintes condições gerais:

1 - Cada autor poderá inscrever até 2 (dois) trabalhos (Comunicação Oral ou Pôster), sendo 1 (um) como autor principal e 1 (um) em coautoria. Cada trabalho só pode ter no máximo um autor e dois coautores.

2 - Havendo coautor (es) no trabalho apresentado, é obrigatório o pagamento da anuidade e inscrição (no caso de sócio) e inscrição no caso do não sócio, do contrário a submissão não será validada.

3 - Os trabalhos propostos deverão indicar à qual eixo temático estão vinculados.

4 - Não será possível corrigir ou modificar os textos das comunicações depois da aceitação pelo Comitê Científico..

5 - Não haverá devolução da taxa de inscrição caso o trabalho não seja aprovado.

6 - Não será possível corrigir ou modificar os textos das comunicações depois da aceitação pelo Comitê Científico.

7 - Somente poderão integrar a programação oficial, receber o correspondente Certificado e ter direito à publicação do texto, os autores que preencherem estas condições.

8 - Os trabalhos apresentados e seus respectivos conteúdos são de exclusiva responsabilidade dos autores. Sendo assim, a Anpae não tem qualquer responsabilidade pela autoria e conteúdo dos mesmos.

9 - Os inscritos que são financiados por suas instituições, deverão quitar a inscrição através de nosso site e depois quando sua instituição fizer o repasse para a ANPAE, o valor da inscrição será devolvido mediante a comprovação de depósito ou transferência para a conta da ANPAE. A conta da ANPAE é Banco do Brasil, AGÊNCIA 3607-2, CONTA N. 49.098-9 CNPJ 00.475.921/0001-00.

  2 - Normas de formatação dos trabalhos

Diagramação geral dos trabalhos com vistas à sua publicação:
Os trabalhos devem ser digitados em documento Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 entrelinhas e justificado. Informações detalhadas encontram-se nas normas de diagramação e formatação desta página.

Normas de formatação de Comunicação Oral

1 - Os textos poderão ser submetidos e apresentados em português ou espanhol.

2 - A submissão das comunicações requer a apresentação do texto completo da obra, precedido de um resumo de até 800 caracteres de extensão, incluindo os espaços entre palavras, e de três palavras-chave. Não serão aceitos os trabalhos cujos resumos excederem esse tamanho.

3 - As comunicações orais podem incluir relatórios de pesquisas e estudos, relato de experiências, trabalhos acadêmicos concluídos ou em andamento.

4 - O título do trabalho deve estar em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento centralizado. Os nomes dos autores/autoras devem aparecer logo abaixo do título do trabalho, alinhados à direita e acompanhados pela identificação da instituição e país de origem e pelo correio eletrônico dos autores/autoras. Em seguida deve estar o resumo apresentado em um único parágrafo, sem notas nem referências bibliográficas, com uma extensão máxima de 800 caracteres, incluindo neles os espaços entre palavras. Finalmente, antes do texto completo do trabalho, devem estar três palavras-chave, em caixa baixa, separadas por ponto-e-vírgula.

5 - O texto completo, incluídas as notas de rodapé, referências bibliográficas e quadros e tabelas, deve ter uma extensão entre 25.000 e 35.000 caracteres, incluindo os espaços entre palavras.

6 - O texto completo do trabalho deve ser enviado em formato de editor de textos Word 2003-2007 (modo de compatibilidade), com as seguintes diretrizes: Papel A4 (29,7cm x 21 cm), margens superior e esquerda de 03 cm e inferior e direita de 02 cm. Fonte Times New Roman tamanho 12, espaço entrelinhas de 1.5 e alinhamento justificado. As páginas deverão estar numeradas na parte superior direita.

Normas específicas para pôsteres

1 - Estrutura e dimensões do pôster: Largura: mínima 50 cm e máxima 90 cm. Altura: mínima 80 cm e máxima 120 cm. É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar.

2 - Conteúdo do pôster. O pôster deve fazer referência ao Congresso e ao respectivo eixo temático e mencionar seus autores e suas instituições. O conteúdo propriamente dito deve cobrir o título e o desenvolvimento do trabalho, a discussão dos resultados e as conclusões.

3 - Apresentação do pôster. Os autores são pessoalmente responsáveis pela entrega de seus pôsteres no local e dia da sessão de apresentação de pôsteres em Goiânia e pela sua retirada no último dia do evento. Durante a sessão de apresentação dos pôsteres é necessária a presença de, no mínimo, um dos autores junto ao pôster para atender o público interessado e fazer sua integração com o conjunto dos autores que participam da sessão de pôsteres, além de ter sua presença registrada pela ANPAE.

4 - O que deve ser enviado para o Comitê Científico avaliar: o Resumo e o Texto Completo deverão ser encaminhados, separadamente no mesmo e-mail.

5 - Extensão dos textos. Os textos completos sobre o conteúdo dos pôsteres – incluindo encabeçamento, resumo e palavras-chave, notas e referências – devem ter entre 3.000 e 5.000 caracteres, incluindo os espaços entre palavras.

6 - Resumo. O resumo, constituído de um único parágrafo de texto seguido, que antecede o corpo do trabalho, deve ter, no máximo, 800 caracteres, incluindo os espaços entre palavras. O resumo deve referir-se ao objetivo do trabalho, ao procedimento metodológico utilizado e aos resultados e conclusões.

7 - Palavras-chave. Três palavras-chave, em caixa baixa, separadas por ponto-e-vírgula, devem completar o resumo.

8 - O texto completo do pôster deve ser enviado em formato de editor de textos Word 2003-2007 (modo de compatibilidade), com as seguintes diretrizes: Papel A4 (29,7cm x 21 cm), margens superior e esquerda de 03 cm e inferior e direita de 02 cm. Fonte Times New Roman tamanho 12, espaço entrelinhas de 1.5 e alinhamento justificado. As páginas deverão estar numeradas na parte superior direita.

Observação: Deverá constar no corpo do texto completo e resumo (Trabalho ou Pôster): Nome do(s) autor(es) alinhado à direita com o e-mail e nome da instituição.

  3 - Critérios de avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica

Resultado da avaliação do Comitê Científico e publicação dos trabalhos:

1 - O parecer do Comitê Científico é conclusivo e, como tal, não estará sujeito à revisão. Em consequência, reiteramos a importância da qualidade dos trabalhos e a estrita observância das condições de submissão, normas de formatação e critérios de avaliação. Os trabalhos deverão passar por revisão ortográfica e gramatical e atender às normas da ABNT. Não serão aceitos trabalhos incompletos ou que já tenham sido apresentados em outros eventos ou publicados em periódicos, livros ou anais de eventos.

2 - O resultado da avaliação dos trabalhos será publicado no portal da ANPAE.

3 - Os trabalhos completos aceitos pelo Comitê Científico e cujos autores/autoras e coautores/coautoras estejam quites com a anuidade de 2016 da  Associação e inscritos/as no Congresso com a taxa de inscrição quitada integrarão a programação do evento e serão publicados em formato eletrônico.

4 - Critérios de avaliação do Comitê Científico:

a) Clareza na formulação e no desenvolvimento do tema.
b) Relevância da contribuição à política e à gestão da educação.
c) Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico.
d) Correção na linguagem do texto e nas citações e referências bibliográficas.
e) Cumprimento das condições de submissão e das normas de formatação.

  4– Divulgação e publicação dos trabalhos

a) O resultado final da avaliação dos trabalhos será divulgado e disponibilizado neste Portal.

b) Os trabalhos que forem aceitos pelo Comitê Científico, e cujos autores cumprirem todas as condições de inscrição no evento, serão publicados em Anais, com registro no ISSN.

  5 - Normas para o envio dos arquivos

O envio do texto completo do trabalho, salvo em Documento Word, deve ser enviado eletronicamente à secretaria da ANPAE por Eixo através dos endereços abaixo conforme o eixo

eixo1@anpae.org.br
eixo2@anpae.org.br
eixo3@anpae.org.br
eixo4@anpae.org.br
eixo5@anpae.org.br
eixo6@anpae.org.br
eixo7@anpae.org.br

Cabeçalho do E-mail: Registre no componente ASSUNTO os seguintes dados:
o nome do primeiro autor;
o número do Eixo a que o trabalho está vinculado;
o categoria do trabalho: , comunicação oral, relato de experiência, pôster;

Exemplo: o Assunto: José da Silva, GT02, comunicação oral
o Assunto: Maria Olegária da Silva, GT04, pôster

Arquivos anexados à mensagem – O autor deverá anexar, no mesmo e-mail, dois arquivos:
o um arquivo contendo o Resumo do trabalho (comunicação, pôster) o e, outro arquivo com o Texto Integral (Resumo do trabalho + Texto Completo).
o O arquivo com o Resumo deverá ser SALVO com a abreviatura res.
o O arquivo com o Texto Integral deverá ser SALVO com a abreviatura int.

Exemplo de nome de arquivo com o RESUMO de Comunicação:
o JoseDamascenoCosta-GT02-comunicacao-res.doc (Ou seja: o nome do primeiro autor+GT+categoria do trabalho+abreviatura da palavra resumo) e a extenção do arquivo.

Exemplo do nome de arquivo com o TRABALHO INTEGRAL de Comuicação:
o JoseDamascenoCosta-GT02-comunicacao-int.doc (Ou seja: o nome do primeiro autor+GT+categoria do trabalho+abreviatura da palavra integral) e a extenção do arquivo.

Exemplo de arquivo com o RESUMO de Pôster:
o MariaJoseSilva-GT02-poster-res.doc (Ou seja: o nome do primeiro autor+GT+categoria do trabalho+abreviatura da palavra resumo) e a extenção do arquivo.

Exemplo de arquivo com o TRABALHO INTEGRAL de Pôster:
o MariaJoseSilva-GT02-poster-int.doc (Ou seja: o nome do primeiro autor+GT+categoria do trabalho+abreviatura da palavra integral) e a extenção do arquivo.

ATENÇÃO 1: Cada e-mail deverá conter só uma categoria de trabalho. Se o inscrito tiver dois trabalhos para submeter como autor e co-autor deve enviar cada trabalho anexado a um e-mail separado.
ATENÇÃO 2: Não deixar nenhum espaço no nome do arquivo ou qualquer tipo de acentuação. e do arquivo ou qualquer tipo de acentuação.


Pintora Helena Vasconcelos
Natural de Uberaba e reside em Goiânia há mais de 40 anos . Formada em Filosofia, especializou-se em Arte Barroca e História da Arte, na Universidade Federal de Minas Gerais. Com 16 anos de carreira artística, Helena já participou de várias exposições - individuais - coletivas . Com a obra Procissão do Fogaréu, ganhou premio na categoria de arte primitiva, do 14º Concurso Sesi Arte Criatividade. NASCIMENTO 1949 - Uberaba MG - 04 de novembro LOCAIS DE VIDA Uberaba MG Goiânia GO - desde 1988 FORMAÇÃO Graduada em História com especialização em Arte Barroca e História da Arte - UFMG


Quadro da pintora Helena Vasconcelos