Rosa dos Ventos no Marco Zero Escultura do nome Recife, no Marco Zero Paisagem aéria do Recife mostrando a ilha do Recife e São José Ilha do Recife e ao longe Boa Viagem DCaboclinhos se apresentando em frente a Igreija no Pátio de São Pedro Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ Universidade Federal de Pernambuco

Bem-vindos ao VIII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração

da Educação e X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração

da Educação

Recife, Pernambuco, Brasil, 14 a 17 de abril de 2025

Os congressos têm como tema central a “Estado, democracia, políticas e gestão da educação: impasses e perspectivas” e são promovidos pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), pelo Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) e pelo Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha (FEAE). São instituições parceiras, a Universidade Federal de Pernambuco e a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ).

​O tema dos congressos e, por conseguinte, as discussões concernentes, ganham centralidade na conjuntura atual, em que várias agendas e proposições que impactam a relação Estado e Democracia e as políticas educacionais são delineadas no Brasil, Portugal e Espanha, assumindo contornos complexos, com particularidades próprias, permeadas por políticas transnacionais, com participação expressiva ou não da sociedade civil e política, incluindo setores conservadores.

Analisar este complexo cenário apreendendo e deslindando os impasses e perspectivas para as políticas e gestão da educação é o eixo dos congressos propostos. As entidades, promotoras dos Congressos, mantendo a tradição no campo educacional, suas proposições, lutas e ações para a efetiva garantia do direito social à educação de qualidade para todas as pessoas, visam contribuir para a discussão de caminhos e perspectivas para o fortalecimento do papel do Estado, da democracia e das políticas e gestão da educação nos três países e para a consolidação da parceria historicamente construída. Neste cenário, os eventos buscam compreender os limites e perspectivas que se interpõem ao Estado democrático de direito e, nesse contexto, o repensar das políticas e gestão da educação.

A garantia ao direito social à educação pública, democrática, inclusiva, laica e de qualidade social para todos/as se constitui em grande desafio e no mote central dos Congressos.

O VIII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e o XI Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação reunirão pesquisadores/as e professores/as de educação superior, professore/as e diretores/as de instituições de educação básica e dirigentes e técnicos/as administrativos/as dos sistemas educacionais, dos três países, para um exercício de análise e socialização de estudos e experiências inovadoras em matéria de políticas e práticas de administração educacional, de gestão escolar e universitária e de formação e valorização dos profissionais da educação. Realizado a cada dois anos, os Congressos se apresentam como espaço coletivo de discussão, avaliação e proposição de políticas e gestão da educação, bem como de intercâmbio entre profissionais da educação, no campo das políticas públicas e da gestão da educação e da escolar. Neste contexto situa-se a centralidade da temática proposta aos eventos.

Objetivando conferir-lhes maior organicidade, é proposta a sua estruturação de oito (8) eixos articulados à temática central:

 

Eixos Temáticos:

  • Eixo 1: Políticas de avaliação e regulação em educação
  • Eixo 2: Políticas de inclusão, diversidade e direitos humanos
  • Eixo 3: Políticas de gestão da educação básica
  • Eixo 4: Políticas e práticas de formação e valorização dos/as profissionais da educação;
  • Eixo 5: Políticas e gestão da educação superior
  • Eixo 6: Políticas curriculares, qualidade da educação e gestão pedagógica
  • Eixo 7: Políticas de financiamento, privatização e gerencialismo na educação
  • Eixo 8: Políticas e gestão da educação em face das Tecnologias da Informação e comunicação

OBJETIVOS E FINALIDADES DO EVENTO

O VIII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e o XI Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação têm por finalidade reunir professores/as da educação superior e básica, pesquisadores/as, estudantes e dirigentes educacionais interessados/as na construção, avaliação e socialização do conhecimento no campo das políticas, gestão e práticas de administração da educação, especialmente no Brasil, Portugal e Espanha. São objetivos do evento:
• Socializar pesquisas sobre políticas, gestão e práticas de administração da educação, em seus diferentes níveis, etapas e modalidades;
• Mobilizar profissionais da educação, gestores/as e estudantes para a discussão sobre políticas, gestão e práticas de administração da educação e seus desdobramentos político-pedagógicos;
• Articular pesquisadores/as, profissionais da educação, gestores e estudantes da educação básica e superior, dos diferentes países;
• Promover intercâmbio entre pesquisadores/as docentes e discentes da pós-graduação em educação;
• Promover a articulação entre pós-graduação, graduação e a educação básica;
• Discutir políticas de formação e valorização dos/as profissionais da educação;
• Contribuir para qualificar a gestão pública das redes de ensino da Educação Básica;
• Constituir-se como espaço para formação continuada de gestores/as e profissionais da educação básica;
• Reconhecer e contribuir com proposições em relação às políticas, os programas e as ações no âmbito da gestão pública;
• Ampliar e fortalecer a produção teórica que qualifica a gestão e as políticas educacionais e fortalecer o intercâmbio entre profissionais nos três países;
• Contribuir para o intercâmbio institucional entre programas de pós-graduação, associações científicas, sindicais, acadêmicas e estudantis da área da educação.

PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS, TECNOLÓGICAS OU DE INOVAÇÃO DO EVENTO

Trata-se de evento internacional com forte tradição na área de Políticas e Administração da Educação. Este Congresso, além de discutir temáticas significativas de pesquisa na área de educação, bem como temáticas contemporâneas e emergentes, tem contribuído fortemente para a internacionalização da pós-graduação e da pesquisa na área de educação no Brasil, Portugal e Espanha sobretudo no âmbito das políticas e gestão/administração da educação. Também trará contribuições significativas para o campo da gestão escolar e discussão dos projetos pedagógicos escolares.

Os associados da Anpae e dos Fóruns de Portugal e Espanha são, em geral, professores da educação superior, especialmente dos programas de pós-graduação, e da educação básica, estudantes de pós-graduação, gestores e técnicos dos sistemas de ensino. Há, pois, uma grande expectativa quanto à participação do público alvo, que incluirá , ainda, professores das redes de ensino da região metropolitana de Recife, dentre outros municípios, e instituições, por meio de parceria, além de estudantes dos cursos de licenciatura das universidades  e Federais de Pernambuco. Esperamos que todas as atividades previstas possam contribuir com o crescimento quantitativo e qualitativo de nossa área, bem como à diversificação que tal crescimento apresenta. Confiamos também que o Congresso contribua para consolidar ainda mais a parceria entre a Anpae e os Fóruns de Administração da educação de Portugal e Espanha, assim como para o intercâmbio da comunidade científica nacional e internacional, com efetiva afirmação da pesquisa e da pós-graduação em educação nos países envolvidos.

FORMAS DE PARTICIPAÇÃO

A programação acadêmica dos Congressos, coordenada pela Comissão Organizadora Internacional, contemplará as seguintes formas e atividades de participação:


  • No VIII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação
01 Conferencia de abertura;
08 Mesas Plenárias;
05 Mesas Plenárias no colóquio Educação Básica em Foco;
02 Mesas Plenária no Intercâmbios pós evento;
01 Mesa de Encerramento;
Sessões para apresentação de Trabalhos;
Sessões adequado para apresentação de Pôsteres.
Simpósios propostos ao evento

Os participantes ainda poderão apresentar trabalhos:
Sessões para apresentação de Trabalhos;
Sessões para aprsentação de Pôsteres.
Simpósios temáticos propostos ao evento

No colóquio da Educação Básica em Foco:
05 meses plenárias

No intercâmbio Pós-Congresso
02 mesas plenárias


CRONOGRAMA

14 de outubro de 2024

Abertura das inscrições e submissões de propostas

27 de janeiro de 2025

Fim do prazo para submissões de propostas de trabalhos

31 de dezembro de 2024

Limite para inscrições (tarifa reduzida)

março de 2025

Divulgação dos trabalhos aceitos

Março de 2025

Divulgação do programa oficial

14 a 17 de abril de 2025

Datas e Inauguração do evento


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