Submissão

2 – NORMAS GERAIS DE FORMATAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

2.1. Normas específicas para Comunicações Orais

1 – Todos as Comunicações Orais devem ser enviadas em formato de editor de textos Word 1997 ou posterior, com as seguintes diretrizes:

  • Papel A4 (29,7cm x 21 cm)
  • Margens de 03 cm
  • Fonte Times New Roman tamanho 12
  • Espaço entrelinhas de 1,5
  • Alinhamento justificado
  • As páginas deverão estar numeradas na parte superior direita.

2 – O título do trabalho deve estar em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento centralizado. Os nomes dos autores(as) serão incluídos logo abaixo do título do trabalho, alinhados à esquerda e acompanhados pela identificação da instituição e país de origem e pelo endereço eletrônico dos autores/autoras.

3 – A submissão da Comunicação Oral será realizada por meio de um resumo ampliado/expandido, que poderá ser submetido e apresentado em português ou em espanhol.

4 – As Comunicações Orais devem ser resultados de trabalhos acadêmicos, podendo incluir:

- Resultados de estudos e pesquisas realizados no âmbito das instituições escolares, redes e sistemas de ensino da educação básica; resultados de estudos e pesquisas realizados no âmbito das instituições de educação superior e demais instituições formativas.

- Relatos de experiências no âmbito das escolas, redes e sistemas de ensino da educação básica desenvolvidas por meio de projetos que abordem os processos de gestão escolar e organização do trabalho pedagógico e demais temas relativos ao cotidiano da administração, avaliação e gestão. No âmbito da educação superior, incluem-se resultados de projetos de pesquisa e ou atividades de ensino, extensão e gestão institucional, dentre outros aspectos do cotidiano acadêmico que envolvam sua administração, avaliação e gestão.

5 – O resumo ampliado/expandido deverá conter, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) laudas, incluindo Título, Identificação dos autores, Texto, Tabelas, Figuras e Referências.

OBSERVAÇÃO:
Caso haja interesse, o autor poderá enviar o trabalho completo (referente ao Resumo Ampliado) em forma de artigo para publicação nos Anais do Simpósio, obedecendo às normas previstas nas orientações do comitê científico e a data de envio prevista no calendário do evento.

Nesse caso, o texto (trabalho completo) deve seguir a mesma formatação do Resumo. O texto (Trabalho completo), incluídas as notas de rodapé, referências bibliográficas e quadros e tabelas, deve ter uma extensão entre 25.000 e 35.000 caracteres, incluindo os espaços entre as palavras.

6 – Orientações para a apresentação do resumo expandido

O resumo expandido deverá conter as seguintes seções:

- A seção resumo, que deverá consistir em um único parágrafo, sem notas nem referências bibliográficas, com extensão máxima de 800 caracteres, incluindo neles os espaços entre palavras. O resumo será seguido da expressão “Palavras-chave” e, na mesma linha serão incluídas no mínimo três e no máximo cinco expressões em português, relacionadas ao tema do trabalho, separadas por ponto e vírgula.

- A seção Introdução deverá conter a apresentação da temática/objeto, os objetivos e a justificativa do problema estudado de forma clara, utilizando-se de revisão de literatura.

- A seção Metodologia deve ser concisa e suficientemente clara, de modo que o leitor entenda os procedimentos utilizados, incluindo ainda as referências da metodologia de estudo e/ou análises empregadas.

- A seção Resultados e Discussão devem conter os dados obtidos até o momento, podendo ser apresentados também em forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

- As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser apresentadas com qualidade, de modo que possibilite uma reprodução legível, inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas, o título deve ficar acima (sem negrito) e nas Figuras, o título deve ficar abaixo (sem negrito). É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.

- A seção Conclusões deve ser elaborada com base nos objetivos e resultados do estudo.

- Na seção Referências serão listados apenas os trabalhos mencionados no texto de acordo com as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

OPCIONAL: ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DO TEXTO (TRABALHO COMPLETO)

Após envio e aprovação do Resumo Ampliado/Expandido, aqueles que decidirem enviar o trabalho completo para publicação nos Anais do Simpósio deverão observar as normas habituais para a publicação de trabalhos científicos (em caso de dúvidas, consultar as normas da RBPAE).
O texto completo, incluindo título, identificação dos autores, resumo, notas de rodapé, referências bibliográficas e quadros e tabelas, deve ter uma extensão entre 25.000 e 35.000 caracteres, incluindo os espaços entre as palavras.


2.2.Normas específicas para pôsteres

1 – Todos os Pôsteres devem ser enviados em formato de editor de textos Word 1997 ou posterior, com as seguintes diretrizes:

  • Papel A4 (29,7cm x 21 cm)
  • Margens de 03 cm
  • Fonte Times New Roman tamanho 12
  • Espaço entrelinhas de 1,5
  • Alinhamento justificado
  • As páginas deverão estar numeradas na parte superior direita.

2 – O título do trabalho deve estar em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento centralizado. Os nomes dos autores(as) serão incluídos logo abaixo do título do trabalho, alinhados à esquerda e acompanhados pela identificação da instituição e país de origem e pelo endereço eletrônico dos autores/autoras.

3 – Os textos completos sobre o conteúdo dos pôsteres – incluindo encabeçamento (titulo e autores), resumo, palavras-chave, notas e referências – devem ter entre 3.000 e 5.000 caracteres, incluindo os espaços entre palavras.

4 – Após o título e a identificação dos autores, deve estar o resumo, apresentado em um único parágrafo, sem notas nem referências bibliográficas, com uma extensão máxima de 800 caracteres, incluindo neles os espaços entre palavras.

5 – Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “Palavras-chave” e, na mesma linha que ela, serão incluídas, no mínimo, três e no máximo cinco expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por ponto e vírgula.

6 – Conteúdo do pôster: O pôster deve fazer referência ao Simpósio e ao respectivo Eixo Temático. O conteúdo propriamente dito deve cobrir o título e o desenvolvimento do trabalho, a discussão dos resultados e as conclusões.

7 – Apresentação do pôster. Os autores são pessoalmente responsáveis pela entrega de seus pôsteres no local e dia da sessão de apresentação de pôsteres em João Pessoa e pela sua retirada no último dia do evento. Durante a sessão de apresentação dos pôsteres é necessária a presença de, no mínimo, um dos autores junto ao pôster para atender o público interessado e fazer sua integração com o conjunto dos autores que participam da sessão de pôsteres, além de ter sua presença registrada pela ANPAE.

8 – Estrutura e dimensões do pôster: Largura mínima 50 cm e máxima 90 cm. Altura mínima 80 cm e máxima 120 cm. É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar.

CIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO - ANPAE