O Conselho Universitário da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) concedeu a outorga de Professora Emérita à presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Márcia Angela Aguiar.
Atuante na instituição como professora de graduação do mestrado e doutorado do Centro de Educação (CE), Márcia Angela é a primeira mulher do CE a receber a honraria reservada aos professores que construíram um legado significativo para a universidade. A data para entrega do título será agendada pela UFPE.
Márcia Angela também é a primeira mulher a presidir a Fundaj, assim como foi a única mulher na Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação de 2014 a 2018.
Na UFPE, o título é concedido após a avaliação e aprovação do Conselho Superior, com base em uma exposição de motivos e memorial que detalham as ações relevantes da educadora em sua trajetória como pesquisadora e docente. A data da cerimônia de ainda será divulgada.
Mestra pela Universidade Federal de Pernambuco e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, a professora titular da UFPE atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e coordena o Observatório de Política e Gestão da Educação.
Presidiu a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) e foi Conselheira da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.
Integra várias redes de pesquisadores no Brasil e no exterior. Tem várias publicações e participa de comitês e conselhos editoriais de vários periódicos científicos na área de educação.