Diretorias

Maria Angélica Pedra Minhoto

Acompanhar as políticas que visam o fortalecimento da Associação através de atividades editoriais.
Realizar ações relacionadas às publicações da Associação, prezando pela qualidade e transparência dos processos e dos materiais produzidos e em acordo com a política de publicação da ANPAE.
Fortalecer a relação da Associação com a sociedade em geral, com a comunidade científica e de educadores, os movimentos sociais, os sindicatos de educadores, o poder público, entre outros, por meio das publicações da ANPAE.
 
Plano de Ações:
Zelar pelas publicações da Associação, seja em forma impressa e/ou eletrônica, como livros, revistas, cadernos, periódicos e boletins, que tenham por finalidade a difusão de conhecimentos no campo das políticas públicas educacionais, do governo da educação e da gestão escolar e universitária, dos processos de planejamento e avaliação educacional.
Apoiar os planos e as ações estabelecidas pelos(as) editores(as) das Revistas da ANPAE – RBPAE e Educação Básica em Foco -, da Coleção Biblioteca Anpae e dos Boletins informativos.
Apoiar a publicação de Anais de Eventos da ANPAE.
Avaliar e encaminhar no âmbito da Associação as solicitações de publicação de livros pela Editora da ANPAE.

Romilson martins siqueira

Plano de Ações:
PROGRAMA DE PESQUISA
 
APRESENTAÇÃO
A Anpae é uma instituição que tem por foco conhecer, estudar e atuar sobre o campo das políticas públicas de educação, básica e superior, considerando a sua gestão, planejamento e avaliação.
A diretoria de pesquisa tem a tarefa de contribuir com este escopo maior e desde a segunda metade da década de 1990 e no início dos anos 2000, a entidade tem viabilizado ações importantes neste campo, com apoios de outros entidades (INEP, Fundação Ford, CNPq, Capes) e parcerias com grupos de pesquisadores do campo.
Para este biênio 2021 a 2025, temos a tarefa de ampliar nossa atuação nesta dimensão, por meio da ampliação da articulação com os docentes das linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação em Educação que atuam na esfera de atuação da Anpae; pelo incentivo à composição e articulação de redes de pesquisa no entorno dos objetos que a entidade focaliza; pelo auxílio aos pesquisadores na identificação de linhas de fomento à pesquisa; pelo desenvolvimento de estudos coordenados pela Anpae com vistas à atualizado do levantamento das pesquisas do campo e ao acompanhamento e avaliação do Plano Nacional de Educação; pelo desenvolvimento de pesquisas internacionais e integração com pesquisadores em rede.
 
AÇÕES
I – Promover a articulação com os docentes das linhas de pesquisa dos Programas de Pós- Graduação em Educação que atuam na esfera de atuação da Anpae
É papel desta diretoria buscar construir e/ou aprofundar as relações com os pesquisadores do campo da política e administração da educação. Temos mais de 190 programas de pós-graduação em educação no país, e um número elevado de linhas de pesquisa que tratam das temáticas afetas à Anpae. É preciso mapear este universo, com o intuito de facilitar a articulação com e entre os docentes que atuam nesses programas. Há diversas bases de dados que podem colaborar com esta ação, como o GeoCapes e a
 
Plataforma Lattes, além das páginas dos próprios programas de pós-graduação em educação. Neste sentido, esta ação se divide em duas frentes: a) dedicar-se-á à construção de um mapa atualizado sobre as linhas de pesquisa que tomam as políticas educacionais, a gestão, o planejamento e a avaliação da educação como objeto de estudos; b) divulgação do levantamento via site da Anpae e eventos cíntificos, visando facilitar a compreensão da pesquisa na área, bem como ampliar os intercâmbios entre pesquisadores.
 
II – Incentivar a composição e articulação de redes de pesquisa no entorno dos objetos que a entidade focaliza
O trabalho de pesquisa em rede é algo ainda relativamente novo no Brasil, mas muito importante para o avanço do conhecimento científico, para a troca de experiências e para a formação de novos quadros de pesquisadores.
Por isto, tem surgido importantes redes de pesquisadores nos últimos anos, como é o caso da Rede de Pesquisa em Financiamento da Educação, que posteriormente fundou a Fineduca – Associação de Pesquisa em Financiamento da Educação; a ReLePe – Rede Latinoamericana de Estudos Epistemológicos em Políticas Educacionais; a Abave – Associação Brasileira de Avaliação Educacional; a RedEstrado – Rede de Estudos sobre o Trabalho Docente; a Reipe – Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Educacionais; a Rede Universitas/Br – Rede de Pesquisadores de Políticas de Educação Superior.
Mas, nem sempre os pesquisadores estão familiarizados com elas, ou mesmo nem sempre conseguem articular o trabalho que vêm desenvolvendo com o escopo dessas redes e associações. A diretoria de pesquisa da Anpae, nesta dimensão, tem o objetivo de colaborar com a aproximação entre os pesquisadores anpaeanos e as redes já constituídas, bem como em articulação com o item anterior (de mapeamento das linhas e grupos de pesquisa), incentivar e apoiar a constituição de redes de pesquisa entre os pesquisadores.
 
III – Auxíliar os pesquisadores na identificação de linhas de fomento à pesquisa
Outro aspecto importante para a pesquisa, determinante para o seu incremento quantitativo e qualitativo, é o financiamento. A disponibilidade de bolsas, bem como recursos para custeio e capital, e para divulgação dos resultados das pesquisa, é fundamental. As agências e organismos nacionais (CAPES, CNPq, INEP, etc.) e estaduais (Fapesp, Faperj, Fapemig, dentre outras) têm disponibilizado recursos para esses fins, mas seja pelo crescimento da área (em número de pesquisadores e
 
pesquisas), seja por dificuldades orçamentárias sazonais, nem sempre há recursos para todos os que necessitam ou na proporção que necessitam. Ou, ainda, por vezes os recursos existem, mas não chegam ao pesquisador, porque este não sabe como acessar os mecanismos formais de solicitação, ou ainda antes, desconhecem as fontes de financiamento da pesquisa.
Por isto, esta diretoria assume a tarefa de divulgar cronogramas e/ou editais regionais, nacionais e, eventualmente, internacionais de apoio à pesquisa, de maneira a contribuir com os pesquisadores na busca por fomento às suas ações de investigação. O boletim da Anpae, seu site e suas redes sociais canais importantes para essa divulgação.
 
IV – Desenvolver estudos coordenados pela Anpae
A diretoria da pesquisa da Anpae também vislumbra a importância de coordenar algumas ações diretas de pesquisa, a exemplo dos levantamentos produzidos outrora pela entidade (Whitmann & Gracindo, 2001). Sobre este tema, temos muitos grupos e pesquisadores que têm se voltado para o levantamento bibliográfico na área da política e administração da educação, mas carecemos ainda na área de uma síntese desses esforços. Devemos buscar e divulgar as revisões sistemáticas de literatura e estados do conhecimento.
Outro tema de grande interesse é o Plano Nacional de Educação, que já tem sido objeto de vários estudos, a exemplo dos e-books que constam na Biblioteca Anpae. Precisamos dar visibilidade a esses estudos, bem como inseri-los sistematicamente nos eventos da Anpae. O PNE é uma importante peça do planejamento educacional pois trata dos mais diversos temas na área da educação e há várias iniciativas de acompanhamento da sua implementação. A diretoria de pesquisa da Anpae também pretende contribuir com este esforço de acompanhar a avaliar os resultados do PNE e, para tanto, intenciona constituir um grupo de pesquisadores anpaeanos que aceitem esta empreitada e se disponham a trabalhar em rede na avaliação da política educacional nacional.
V – Ampliar a articulação e diálogo com os eventos, editora e periódicos Anpae
Finalmente, a Diretoria pode contribuir efetivamente com o Comitê Científico dos eventos nacionais da Anpae e com a política da Editora Anpae, assim como dialogar com os periódicos da entidade.
 
Com esse conjunto de ações, a Diretoria de Pesquisa da Anpae intenciona dar sua colaboração no alcance dos grandes objetivos que nossa Associação estabeleceu para si e, com isto, contribuir para o desenvolvimento da educação brasileira.

Sandra Zákia Sousa

São seus objetivos:
  • Promover interações e trocas de experiências entre os profissionais da Associação que tenham como interesse de estudo as diversas vertentes que integram o campo da avaliação educacional;
  • Fomentar análises e debates sobre iniciativas de avaliação conduzidas no âmbito das políticas públicas educacionais e oferecer subsídios para o seu aprimoramento;
  • Divulgar contribuições e proposições oriundas de estudos e debates promovidos pela Associação;
  • Apoiar iniciativas da Associação voltadas para a formação e o aperfeiçoamento na área de Avaliação Educacional.
  • O alcance dos objetivos supõe, dentre outras, as seguintes iniciativas:
  • Organização de grupos de trabalho internos à Associação, em colaboração com as outras diretorias e/ou em colaboração com outras associações congêneres para a realização de estudos e propostas no campo da avaliação educacional;
  • Mapeamento e caracterização de iniciativas de avaliação implementadas no âmbito da educação pública no Brasil, com destaque para o seu uso como instrumento de gestão educacional, por meio da contribuição de seus associados;
  • Divulgação de informação sobre temas ligados ao campo da avaliação educacional, por meio dos canais de comunicação da Anpae.

 

Plano de Ações:

A Diretoria de Avaliação Educacional da Anpae cabe propor e desenvolver estudos, debates e ações sobre processos de monitoramento e avaliação da educação e, para tanto, supõe a contribuição de cada associado interessado nesse campo de estudos na análise de projetos e ações implantadas em seus municípios e estados, bem como de iniciativas do governo federal.

Andréa Barbosa Gouveia

A “Diretoria de Gestão e financiamento” tem como foco subsidiar as ações da ANPAE no campo do financiamento da educação pública e suas interseções com a gestão do sistema e das escolas. Considerando as mudanças em curso no financiamento da educação com forte impacto na gestão dos sistemas e das escolas, especialmente, as alterações promovidas por meio da Emenda 108 que ao mesmo tempo criou o FUNDEB permanente e alterou a distribuição do ICMS no âmbito dos estados, e considerando a centralidade das políticas de valorização dos profissionais da educação como uma das formas de materialização das políticas de financiamento da educação com vistas a garantir educação de qualidade, propõe-se ações de monitoramento e formação na intersecção entre gestão e financiamento no âmbito das políticas educacionais.
 
Plano de Ações:
Privilegiar a articulação com as diretorias regionais e estaduais a partir dos seguintes âmbitos: 1) construir cursos de formação para filiados/as/es a ANPAE nas temáticas atinentes a articulação gestão e financiamento da educação. 2) articular as propostas de formação com outras entidades parceiras, em especial ANPED e FINEDUCA. 3) Produzir análises que possam contribuir no debate e no acompanhamento do Plano Nacional de Educação.
  • Criação de um grupo de trabalho interinstitucional;
  • Reuniões periódicas, preferencialmente trimestrais;
  • Definição de um plano comum que atenda os eixos acima mencionados.
 
Plano de Ações:
PROPOSTA DE AGENDA PARA AÇÕES INTEGRADAS
 
Objetivo: Propor e estabelecer agenda de trabalho integrado com a UNCME e a UNDIME
 
Proposta de eixos estruturantes:
  • Construção de diretrizes de um projeto político educacional para os municípios brasileiros em sintonia com um projeto nacional de desenvolvimento educacional;
  • Levantamento das leis dos Sistemas Municipais de Educação e seu fortalecimento, preservando a diversidade e superando as desigualdades;
  • Realização / conclusão do monitoramento dos Planos Municipais de Educação;
  • Concepção, planejamento e preparação das conferências municipais de educação 2025/2026;

Maria Vieira Silva

A Diretoria de Formação e Desenvolvimento da Anpae tem como objetivo precípuo realizar processos formativos para profissionais da educação a partir de demandas encaminhadas pelos fóruns estaduais e municipais de educação; das vice-presidências da Anpae e das diretorias estaduais. A Diretoria de Formação e Desenvolvimento da Anpae tem como objetivo precípuo realizar processos formativos para profissionais da educação a partir de demandas encaminhadas pelos fóruns estaduais e municipais de educação; das vice-presidências da Anpae e das diretorias estaduais.
 
Plano de Ações:
Escola Anpae de Formação e Valorização das/os Profissionais da Educação

Romilson Martins Siqueira

Apoiar a Presidência da Associação nas ações de planejamento, articulação, mobilização e produção de subsídios para os posicionamentos da entidade.
 
Plano de Ações:
PLANO ESTRATÉGICO DE AÇÃO 2023-2025
EMENTA DE TRABALHO:
 
Ação estratégica de articulação das Diretorias Estaduais e Diretorias Nacionais, tendo por base um planejamento de gestão. Assessoria à Presidência da ANPAE nos aspectos de articulação e proposição de trabalho. Mediação entre diferentes Diretorias com fins de integrar ações conjuntas. Organização da memória e documentação da associação. Representação da Presidência em atividades que se fizerem necessárias. Assessoria à Presidência para produção de documentos referenciais da associação.
 
Eixo 1 – Articualação Estratégica
Objetivo:
a) Mobilizar as Diretorias da ANPAE para organização de planejamento estratégico;
b) Sistematizar proposta de articulação estratégica;
c) Dar visibilidade as ações estratégicas
 
Ações
. Elaboração de documento orientador;
• Reuniões inter-diretorias;
• Revisão dos documentos produzidos;
• Produção das versões do documento;
• Discussão com a Presidência.
 
 
Eixo 2 – Assessoria à Associação
Objetivo:
a) Acompanhar e subsidiar a Presidência no andamento das ações internas e externas.
 
Ações
• Representação em eventos e reuniões;
• Acompanhamento das deliberações nas quais a Associação se fizer presente;
• Diretoria de Secretaria
 
Eixo 3 – Política de Comunicação
Objetivos:
. Articular os setores/ações/sujeitos de Comunicação da Associação.
.Organizar fluxo de comunicação na Associação.
.Construir política de comunicação da entidade.
. Reestruturar os recursos/veículos de comunicação da Associação.
 
Ações:
. Reuniões para discussão da política de comunicação;
• Escuta dos sujeitos envolvidos;
• Articulação entre sistema da ANPAE e Redes Sociais da ANPAE;
• Elaboração do esboço da Política de Comunicação;
• Revisão dos instrumentos e processos de comunicação;
 
Eixo 4 – Memória e Documentação
Objetivo:
a) Organizar processos de documentação e memória da ANPAE durante a gestão.
 
Ações:
• Criação de canais e fluxos de documentação da associação.
• Registro e sistematização das ações;
• Organização de banco de dados, portifólios digitais, dentre outros.

Janete Maria Lins de Azevedo

Contribuir com o incremento do processo de internacionalização da ANPAE em articulação com os Programas mais diretamente envolvidos nesse processo.
 
Plano de Ações:
Objetivo: Contribuir com o incremento do processo de internacionalização da ANPAE em articulação com os Programas mais diretamente envolvidos nesse processo.
 
Introdução
Documentos que preservam a história/memória da ANPAE registram o desenvolvimento de ações que, de há muito, configuram práticas de cooperação internacional e estrangeira, como característica da atuação da Associação. Essas práticas têm se manifestado por meio de estabelecimento de convênios, de acordos de cooperação e de desenvolvimento de projetos com entidades congêneres pertencentes a países das Américas e da Europa, vinculadas ao campo da política educacional e da gestão da Educação.
Neste quadro vêm se inserindo um conjunto de ações que articulam investigadores de vários países na socialização e intercâmbio de suas produções e de análises comparativas de medidas de política concernentes ao campo. Trata-se de uma profícua troca de experiências, cujo fito comum é a defesa da democratização da educação e, portanto, a defesa da escolarização pública, universal e de qualidade social para todos e todas.
Dentre as ações em destaque, podem ser situados os simpósios latinos e interamericanos, os congressos luso-brasileiros e os congressos ibero-americanos, estes últimos graças ao acordo perene de cooperação existente entre a ANPAE, o FEPAE (Fórum Português de Administração Educacional) e o FEAE (Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha), em vigência desde a última década dos anos 1990 e início dos anos 2000. É igualmente destacável o acordo de cooperação existente com o FORGES (Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa).
Com vistas a contribuir com o incremento dessas atividades de cooperação internacional, que colocam a ANPAE em consonância com o modo de articulação requerido pelas relações econômicas sócio-políticas e culturais entre os países na atualidade, são estabelecidas as seguintes metas para o biênio 20023-2025.
 
METAS
• Formação de grupo de trabalho visando o desenvolvimento do presente Plano.
• Formulação de um programa de trabalho dessa diretoria para o biênio 2023 -2025.
• Organização do XI Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação e do VIII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação em conjunto com a Presidência da ANPAE, suas instâncias, e instituições internacionais e locais envolvidas.
• Busca de articulação com diretorias (programas) da ANPAE, visando o desenvolvimento de ações conjuntas de intercâmbio internacional, de modo a garantir a sua organicidade.
• Busca de ampliação de acordos de cooperação entre a ANPAE e instituições estrangeiras e internacionais do campo da Educação, especialmente de países africanos e latino-americanos.
• Contribuição na formação e incremento de grupos e redes de pesquisa que envolvam uma inserção internacional.
  • Construir um espaço/tempo de diálogo nacional e internacional sobre diversidade, equidade, igualdade e política educacional na Anpae;
  • Dar centralidade aos temas ligados a relação entre diversidade, desigualdades e equidade na Anpae.
  • Organizar estudos e pesquisas sobre educação, política e gestão educacional, raça, etnia, gênero, diversidade sexual, classe, entre outras intersceccionalidades;
  • Realizar palestras, lives, seminários, conferências, simpósios sobre o tema da Diretoria em questão;
  • Atuar para que a discussão sobre política educacional e diversidade passe a integrar todos os Simpósios e Congressos da Anpae;
  • Fomentar a participação dos/as associados/as que trabalham com as temáticas da Diretoria Educação e Diversidade a publicarem nas revistas da Anpae e em outros periódicos das ciências humanas e sociais;
  • Atuar junto ao Ministério da Educação, CNE, FNE, ANPED, ANPOFE e demais instituições e entidades educacionais para fortalecer a discussão sobre educação e diversidade;
  • Acompanhar e analisar as políticas públicas educacionais à partir da perspectiva da diversidade.
  • Construir, em conjunto com as outras diretorias e presidência, ações afirmativas para maior presença negra na Associação.
 
Plano de Ações:
Os temas relativos a diversidade e equidade ainda necessitam ganhar maior centralidade na produção científica das áreas da política, da gestão, da administração educacional e do ensino superior, no Brasil.
Essa constatação, levou a ANPAE a criar a DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE.
Pretende-se, nesta Diretoria, reunir e articular pesquisadoras e pesquisadores, gestoras e gestores de políticas públicas, como também professoras e professores da educação básica e ativistas de movimentos sociais que se dedicam às temáticas da diversidade, equidade e diferenças nas suas intersecções com a política educacional, em nível nacional e internacional.
Para tal, será aberto um canal de diálogo e cooperação dentro da ANPAE e com outras Associações parceiras, a fim de ampliar a troca de conhecimentos, construir parcerias, realizar encontros, seminários e simpósios, lives entre as demais diretorias, bem como atuar fortemente junto aos Simpósios, Congressos e diretorias estaduais da Associação.
plugins premium WordPress