APRESENTAÇÃO


Apresentação | Programação | Submissão | Comitê Científico

IAT    Hotéis    Restaurantes

NOTA DA DIREÇÃO DA ANPAE BAHIA

Prezados (as) inscritos (as) do IV Encontro Estadual da ANPAE, Seção Bahia. Informamos que o IV Encontro Estadual da ANPAE – BA, Anísio Teixeira: educação não é privilégio, é um direito, FOI ADIADO para o período de 23 a 24 de julho de 2020, em face da necessidade de atendimento às medidas preventivas e restritivas de saúde pública, em razão da pandemia do coronavírus (COVID - 19).

A função da universidade é uma função única e exclusiva. Não se trata somente de difundir conhecimentos. O livro também os difunde. Não se trata, somente, de conservar a experiência humana. O livro também a conserva. Não se trata, somente, de preparar práticos ou profissionais, de ofícios ou artes. A aprendizagem direta os prepara, ou, em último caso, escolas muito mais singelas do que universidades. Trata-se de manter uma atmosfera de saber para se preparar o homem que o serve e o desenvolve. Trata-se de conservar o saber vivo e não morto, nos livros ou no empirismo das práticas não intelectualizadas. Trata-se de formular intelectualmente a experiência humana, sempre renovada, para que a mesma se torne consciente e progressiva (TEIXEIRA, 1935).



O IV Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação ocorrerá no período de 19 a 20/03/2020, na cidade de Salvador/BA, nas dependências do Instituto Anísio Teixeira (IAT), juntamente com o Encontro Integrado dos Grupos de Pesquisa: EDUCATIO, EduReg e NUGEF. Será promovido pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), Seção Bahia (Email: anpaebahia@.gmail.com  Portal: www.anpae.org.br) em parceria com os Grupos de Pesquisa: EDUCATIO – Políticas Públicas e Gestão da Educação; Educação, Universidade e Região (EduReg); e Núcleo de Gestão Educacional e Formação de Gestores (NUGEF). O evento tem como tema central: Anísio Teixeira: educação não é privilégio, é um direito. Trata-se de evento com forte tradição na área de políticas e administração da educação.  A ANPAE, deste a sua origem, tem organizado Encontros estaduais bianuais. Esses Encontros têm tido uma participação significativa, contando em média com 150 participantes.

O Encontro tem por objetivo fomentar difusão, análise e discussão sobre políticas públicas de educação básica e superior na Bahia, permitindo aos professores, técnicos e pesquisadores da educação superior e da educação básica reflexões acerca de estudos e experiências nos diferentes níveis e modalidades de educação.

O Encontro é concebido como espaço público de convivência estadual de profissionais da educação interessados na construção e avaliação do conhecimento no campo da educação. O IV Encontro terá apresentação de trabalhos (comunicações orais), contando com comissão científica composta por professores das universidades parceiras. Os trabalhos serão agrupados em 5 (cinco) eixos temáticos:

  • Política, gestão e financiamento da educação.
  • Pesquisas e práticas no Estado da Bahia.
  • Educação, Trabalho, Diversidade e Processos Tecnológicos.
  • Regulação e avaliação.
  • Internacionalização da educação.
top