A Diretoria de Pesquisa da ANPAE Nacional, na pessoa do professor Romilson Martins Siqueira, esteve presente, à convite da Vice Presidência da ANPAE Bahia, Maria Couto e da Diretoria Estadual da Bahia, professor João Danilo, em uma reunião de discussão sobre a elaboração de um grande projeto de pesquisa e intervenção social. A ideia é disputar um edital público de pesquisa da FAPESB – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia., a partir de um projeto de governança em rede com Anpae, Universidades baianas, Fóruns, Entidades civis, etc.
OBJETIVO GERAL
Criar e implantar o INCITE-INTER-BAHIA, sob a perspectiva interinstitucional, interdisciplinar e intersetorial, de modo a ampliar parcerias e fortalecer as políticas públicas sociais, no âmbito municipal, consideradas estratégicas para as populações locais e para o desenvolvimento regional da Bahia.
Tendo em vista o Objetivo Geral, a Proposta INTER-BAHIA traça cinco Objetivos Específicos:
01 – Identificar e caracterizar relações entre políticas públicas sociais e desenvolvimento regional, considerando as atribuições de competência administrativa municipal e destacando a Educação como eixo norteador no enfrentamento às desigualdades sociais e assimetrias territoriais.
02 – Situar a Bahia no cenário contemporâneo das políticas públicas sociais e de desenvolvimento regional, para explicitar e compreender contextos, potencialidades e vulnerabilidades, a partir das relações intersetoriais entre Educação Básica, Atenção Primária à Saúde e de Proteção Social Básica, a cargo do ente municipal.
03 – Reunir, sistematizar, analisar e disponibilizar dados e informações relativos/as às políticas públicas sociais e suas interrelações com o desenvolvimento regional, de modo a apoiar processos de formação, qualificação profissional, planejamento, gestão e participação social, junto e com as comunidades locais, tendo em vista as responsabilidades do município no âmbito da Educação Básica, da Atenção Primária à Saúde e da Proteção Social Básica.
.
04 – Fortalecer as redes de cooperação científica e tecnológica da ANPAE/BA em conjunto com o FEEBA e instituições parceiras, de modo a potencializar abordagens de caráter intersetorial, interinstitucional e interdisciplinar às problemáticas relativas à qualidade e condições de vida das populações locais.
05 – Desenvolver e testar uma matriz metodológica para a abordagem intersetorial de políticas públicas, sob encargo do município, visando, inicialmente, o campo da Educação Básica, da Atenção Primária à Saúde e da Proteção Social Básica, como forma de estimular e ampliar estudos e análises de caráter acadêmico e ou governamental sobre problemáticas sociais e de desenvolvimento.