logomarca

Trabalhos Completos

- Comunicações e Relatos

Ada Augusta Celestino Bezerra; Luciano Matos Nobre. A ESPECIFICIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO
Adelina Maria Salles Bizarro. ESTÁGIO SUPERVISIONADO E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DAS LICENCIATURAS DA UPE-FACETEG - CONSTRUINDO SABERES A PARTIR DA LEGISLAÇÃO
Adriana A. Dragone Silveira. JUDICIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA A EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA
Adriana Inácio Yanaguita. AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL NOS ANOS 1990
Adriana Lia Friszman de Laplane; Katia Regina Moreno Caiado. INCLUSÃO ESCOLAR -DAS POLÍTICAS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Adriana Teixeira Reis; Amélia Cristina Abreu Artes; Ana Maria Falsarella. As classes populares chegam à Universidade - perfil e representações sociais de alunos ingressantes no curso de Pedagogia
Adriana Valéria Santos Diniz. A EJA ENTRINCHEIRADA - ENTRE AS POLÍTICAS E OS SUJEITOS
Afrânio Mendes Catani; João Ferreira de Oliveira; Regina Maria Michelotto. AS POLÍTICAS DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
Alaíde Maria Zabloski Baruffi; Caroline Stefanello Pires. FORMAÇÃO CONTINUADA - OS PROGRAMAS OFICIAS E O AVANÇO NOS ÍNDICES DO IDEB EM SÃO GABRIEL DO OESTE-MS
Alásia Santos R. do Nascimento. OS DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS NO DISCURSO DA UAB - UMA AGENDA FOUCAULTIANA PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Alba Lúcia Nunes Gomes; Maria da Salete Barboza de Farias. POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - REPENSANDO A GESTÃO ESCOLAR
Alba Regina Battisti de Souza; Camila Güntzel. QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A RELAÇÃO ENTRE PESQUISA E DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO - QUE DIZEM OS ESTUDANTES
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira; Maria Odette de Pauli Bettega. O PROCURADOR EDUCACIONAL INSTITUCIONAL (PI) - RESPONSABILIDADES E FUNÇÕES
Alcilene Costa Andrade; Lígia Luís de Freitas; Maria José Candido Barbosa. POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE FORMAÇÃO DOCENTE APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639-03 – A EXPERIÊNCIA DE JOÃO PESSOA
Alda Junqueira Marin; Ana Carolina dos Santos Martins Leite. SALAS DE LEITURA E GESTÃO ESCOLAR EM SÃO PAULO
Alda Maria Duarte Araújo Castro. DA ÓTICA DA SOLIDARIEDADE À LÓGICA DO MERCADO - AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
Alessandra Medeiros Nunes. UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O MUNICÍPIO DE RECIFE, NO PERÍODO DE 2008 A 2010.
Alexandre Godoy Dotta; Emerson Gabardo. MECANISMOS DE AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO SERVIÇO PÚBLICO DE EDUCAÇÃO NO BRASIL - O CASO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
Alexandre José Rossi. A POLÍTICA DE COMBATE À HOMOFOBIA NOS PLANOS DE AÇÕES ARTICULADAS DOS MUNICÍPIOS COM BAIXO IDEB DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Alexandre Saul; Camila Godói da Silva. CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL - IMPLICAÇÕES PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS
Alexandro Braga Vieira; Ariadna Pereira Siqueira Effgen; Juliana de Oliveira Nogueira; Mariangela Lima de Almeida. Formação de Gestores de Educação Especial - desafios e possibilidades
Alexsandra Zanetti. A HISTÓRIA DAS CRECHES PÚBLICAS DE JUIZ DE FORA - FIOS E DESAFIOS
Alfredo Sérgio Ribas dos Santos. O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SEGUNDO OS PERÍODICOS ACADÊMICOS NO PERÍODO DE 1996 A 2010
Aline Aguiar da Silva; Neide de Melo Aguiar Silva. educação e - interfaces, modelos e TENDÊNCIAS DELIMITADORAS DA FORMAÇÃO em saúde NO BRASIL
Aline Barbosa de Miranda. AS PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS NOS SISTEMAS EDUCATIVOS EM MINAS GERAIS E SÃO PAULO
Aline Chalus Vernick Carissimi; Rose Meri Trojan. A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR NO BRASIL NO CONTEXTO DAS TENDENCIAS GLOBAIS
Aline de Menezes Bregonci; Edna Graça Scopel; Helton Andrade Canhamaque; Maria José de Resende Ferreira - A FORMACAO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO PROEJA DO IFES CAMPUS VITORIA
Aline da Silva Nicodemo. B0NS RESULTAD0S N0 IDEB ESTUD0 EXPL0RAT0RI0 DE FAT0RES EXPLICATIV0S 0 CAS0 DE SA0 J0SE D0S CAMP0S - SP
Altair Alberto Fávero; Gionara Tauchen. DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - TENSÕES E POSSIBILIDADES DE GESTÃO DA PROFISSIONALIZAÇÃO
Alvaro Mariano dos Passos. EXPERIÊNCIA DE TRABALHO NA REDE FAETEC-RJ - CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA E A EMPREGABILIDADE
Ana Carolina dos Santos Martins Leite; Alda Junqueira Marin. SALAS DE LEITURA E GESTÃO ESCOLAR EM SÃO PAULO
Ana Carolina Shinoda; Angelo Monteiro Danese; Cleonir Tumelero; Bernadete de Lourdes Marinho. Um estudo sobre a utilização de andragogia no ensino de pós-graduação em administração
Ana Celeste da Cruz David. POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES - dimensão pedagógica e de gestão em ambiente virtual de aprendizagem
Ana Celeste da Cruz David; Andréa Liger da Silva; João Marciano de Sousa Neto. SISTEMA ESCOLAR - COLEGIADO - UMA EXPERIÊNCIA PARA MONITORAMENTO DA ATUAÇÃO DO COLEGIADO ESCOLAR NA REDE DE ENSINO
Ana Claudia Dantas Cavalcanti. A CONCEPÇÃO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NO PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO (2007-2010) NA PERCEPÇÃO DOS GESTORES EDUCACIONAIS DO RECIFE
Ana Cláudia Oliveira da Silva; Lídia Márcia Lima de Cerqueira Silveira. SOMOS TODOS BRASILEIROS, SIMPLESMENTE DIFERENTES
Ana de Fátima Pereira de Sousa Abranches; Henrique Guimarães Coutinho. AS AÇÕES DO PAR NA PERSPECTIVA DOS CONSELHEIROS MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO
Ana Elizabeth M. de Albuquerque. AS LUTAS EM TORNO DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Ana Lara Casagrande. FUNDEF -FUNDEB - IMPLICAÇÕES PARA AS PARCERIAS ESTABELECIDAS ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO PARA A OFERTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM MUNICÍPIOS MÉDIOS PAULISTAS
Ana Lucia Calbaiser da Silva. ANPAE - ALGUNS MOTIVOS QUE IMPULSIONARAM SUA CONSTITUIÇÃO
Ana Lúcia Cunha Duarte. O EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE) DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO ESTADO DO MARANHÃO - O QUE OS CONCEITOS REVELAM
Ana Lúcia Marran. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - ALGUMAS REFLEXÕES
Ana Lucia Simão. ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS - O TRABALHO DA PROFESSORA DO 1º ANO
Ana Márcia Lima Santos; Cristiane Gomes Ferreira. GESTÃO NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICIPIO DE SALVADOR - O USO DO PDDE APÓS LEI 11.947 DE JUNHO DE 2009
Ana Maria de Albuquerque Moreira. FATORES INSTITUCIONAIS E DESEMPENHO ACADÊMICO NO ENADE - UM ESTUDO SOBRE OS CURSOS DE BIOLOGIA, ENGENHARIA CIVIL, HISTÓRIA E PEDAGOGIA
Ana Maria Di Grado Hessel; Ivani Fazenda. FORMAÇÃO ONLINE DE GESTORES ESCOLARES E A ABORDAGEM DO PENSAMENTO COMPLEXO
Ana Maria Nogueira; Hila Maria Rodrigues Bernardes. FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE GESTORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS - o projeto da CEFEB para as escolas públicas municipais no CearáP
Ana Maria Saul; Antonio Fernando Gouvêa da Silva. O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE COMO REFERÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS DE CURRÍCULO
Ana Paula Furtado Soares Pontes; Carlos Antônio Barbosa Firmino. DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO - CONDIÇÕES DE TRABALHO E PRECARIZAÇÃO.
Ana Paula Zaikievicz; Marisa Schneckenberg. A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE IRATI - DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Anamérica Prado Marcondes; Alda Luiza Carlini. OS SENTIDOS DO ENADE REVELADOS POR ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
André Boccasius Siqueira. APROXIMAÇÕES DA ETNOBIOLOGIA COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Andrea Caldas; Fabiana Thomé da Cruz. PERFIL DOCENTE DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PARANÁ - SÉRIE HISTÓRICA 2001 – 2007
Andréa da Conceição Cândido; Flávia de Freitas Alves. A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE O SEU CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL - CONHECER PARA TRANSFORMAR.
Andréa Liger da Silva. GESTÃO DEMOCRÁTICA - A AÇÃO DO COLEGIADO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DE DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO
Andréia da S. Quintanilha Sousa; Maria Rosária Martins de Souza Magalhães. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO - PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO CURSO DE DIREITO, NA REGIÃO AMAZÔNICA
Andréia da Silva Mafassioli; Patrícia Souza Marchand. PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS - COMPETÊNCIAS DOS ENTES FEDERADOS NA SUA IMPLEMENTAÇÃO
Andréia Ferreira da Silva. ESTADO AVALIADOR E EXAME NACIONAL DE INGRESSO NA CARREIRA DOCENTE - FUNDAMENTOS E EMBATES
Andréia Vicência Vitor Alves. ATUAÇÃO DE CONSELHOS ESCOLARES EM REDES MUNICIPAIS DESTAQUES NO IDEB
Andrêssa Gomes de Rezende Alves; Jorismary Lescano Severino. “TERCEIRO SETOR” E EDUCAÇÃO - CONFIGURAÇÕES, IMPASSES E PERSPECTIVAS
Andreza Alves Ferreira. O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA - UMA POSSIBILIDADE DE ELEVAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Anete Alves da Silva Nogueira. AS POSSIBILIDADES E LIMITES DA ORGANIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PARA EJA - UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS NORMAS DE ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA SME...
Angela Cardoso Ferreira Silva. REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE EDUCAÇÃO ENTRE JOVENS DO PROJOVEM URBANO
Angela Martins; Sandra Zákia Sousa. AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO DE SISTEMAS E DE ESCOLAS - ESTADO DO CONHECIMENTO (2000-2008)
Ângelo Ricardo de Souza. O PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES E A FORMAÇÃO DE DIRETORES NO ESTADO DO PARANÁ
Anízia Aparecida Nunes Luz; Lucrécia Stringhetta Mello. A IDENTIDADE DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO - UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO
Annelay Peneluc da Rocha; Júlio Bispo dos Santos Júnior. PESQUISA EM EDUCAÇÃO - REFLEXÕES METODOLÓGICAS
Anselmo Alencar Colares; Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares. DIVERSIDADE CULTURAL - DESAFIOS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO AMAZÔNICO
Antonio Bosco de Lima; Jeovandir Campos do Prado; Simone Vieira de Melo Shimamoto. GESTÃO DEMOCRÁTICA, GESTÃO GERENCIAL E GESTÃO COMPARTILHADA - NOVOS NOMES VELHOS RUMOS
Antonio Chizzotti; Branca Jurema Ponce. POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO LOCAL DA EDUCAÇÃO - EM BUSCA DA TRANSPARÊNCIA
Antonio Glauber Alves Oliveira; Liliene Xavier Luz. ORGANIZAÇÕES DO SETOR PRIVADO NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO PIAUÍ
Aparecida do Carmo Lima; Amélia Kimiko Noma. O MST E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO NO E DO CAMPO - PRÁTICAS EDUCATIVAS EM AGROECOLOGIA NO MST-PRC
Ariane Franco Lopes da Silva; Maria de Fátima Barbosa Abdalla. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA SOBRE FAZER O ENADE
Arimar Martins Campos. O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2011-2020) E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - PROPOSTAS E DESAFIOS.
Arlete Moura de O. Cabral. O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO MECANISMO PARA UMA EFETIVA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA
Armando C. Arosa. AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE NITEROI ENTRE 2002 E 2008.
Assis Leão da Silva. OS “ASPECTOS SOCIAIS” E O “FUNCIONAMENTO” DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO CONTEXTO DO SINAES NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
Áurea de Carvalho Costa. ENTRE A MINIMIZAÇÃO DA INTERVENÇÃO ESTATAL E O ASSITENCIALISMO - as parcerias e a focalização nas políticas educacionais, como estratégias de gestão
Bartolomeu José Ribeiro de Sousa. O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO - O QUE HÁ DE NOVO
Beatriz Alves de Oliveira. O PODER E A GESTÃO EDUCACIONAL - A VISÃO DOS GESTORES
Beatriz Checchia; Charlie Palomo. Decisiones curriculares, prácticas pedagógicas y modos de evaluación en la universidad. Conocimiento y poder en juego
Beatriz Soares Nogueira. AVALIAÇÃO FORMATIVA NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO - POSSIBILIDADES
Belkis Cavalheiro Furtado. REFLETINDO SOBRE A RELAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES
Bianca Corrêa. POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL -ENSAIO SOBRE OS DESAFIOS PARA A CONCRETIZAÇÃO DE UM DIREITO
Bianca Silva Costa; Maria Elly Genro; Juliana Zirger. INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO POLÍTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL
Bráulio Maciel Silva; Iviana Gonçalves de Lima. DESENVOLVENDO CIDADANIA NO CAMPO - DIFICULDADES E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO EM UM ASSENTAMENTO
Calinca Jordania Pergher; Maria Goreti Farias Machado. O IMPACTO DE AÇÕES DE ASSISTÊNCIA FINANCEIRA DO MEC EM MUNICÍPIOS DE ALAGOAS
Camila Maximiano Miranda Silva. O ESTADO E O PROCESSO DE GESTÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS IMPLANTADAS NO SISTEMA PRISIONAL
Carla Alessandra Barreto ; Maria Teresa Miceli Kerbauy. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E JUSTIÇA SOCIAL - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Carlos Alberto Nascimento de Andrade. AS ESTRATÉGIAS DE RECONFIGURAÇÃO DO ESTADO DE CLASSE COMO PRESSUPOSTO FUNDAMENTAL PARA O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO.
Carlos Antônio Giovinazzo Jr. FORMAÇÃO INICIAL - PROFESSORES TRANSFORMADOS EM GESTORES E A CONVERSÃO DA PEDAGOGIA EM ‘TÉCNICA SOCIAL
Carlos Eduardo Moreira da Silva. DIREITO À EDUCAÇÃO EM FACE DO PRINCÍPIO DA RESERVA POSSÍVEL - a importância dos instrumentos de controle social
Carlos José de Melo Moreira. POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA - ENTRE O IDEAL LEGAL E O REAL EXISTENCIAL NO COTIDIANO ESCOLAR
Caroline Falco Reis Fernandes; Girlene Gobete; Núbia Faria Spinassé. SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE VITÓRIA - UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO
Celia Maria Haas. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO GRANDE ABC - INSTITUIÇÕES, VAGAS E CURSO
Celso Luiz Aparecido Conti; Ednéia Virgínia Pinheiro. PARTICIPAÇÃO E CONFLITOS NA GESTÃO DE UMA ESCOLA TRANSFORMADA EM COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM
Christiane Andrade Regis Tavares. UNIVERSIDADE BRASILEIRA - DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS NOVAS FORMAS DE PRODUÇÃO ECONÔMICA.
Cibele Maria Rodrigues; Henrique Guimarães Coutinho; Gleiciane Souza; Danilo Farias da Silva. O CONTEXTO DA PRÁTICA DOS PAIS E GESTÃO DEMOCRÁTICA NO NORDESTE
Cileda dos Santos Sant’Anna Perrella. JOSEPH JACOTOT - CONTRIBUIÇÃO PARA A REFLEXÃO ACERCA DO CONSELHO DE ESCOLA
Cintia Caldonazo Wendler. GESTA0 DEM0CRATICA NA EDUCACA0 INFANTIL
Cirlane Mara Natal. O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VITÓRIA-ES COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS - DO EMBATE AO DEBATE
Clarice Monteiro Escott; Márcia Amaral Correa de Moraes; Michelle Câmara Pizzato. INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Clarice Zientarski; Daniele Rorato Sagrillo. A GESTÃO DEMOCRATICA DA ESCOLA PÚBLICA É POSSÍVEL NO CAPITALISMO
Cláudia Costa Duarte; Maria José Candido Barbosa. POLÍTICA EDUCACIONAL E GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR- O DESAFIO DA FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Cláudia da Mota Darós Parente; Érica do Nascimento Azevedo. MONITORAMENTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO INTEGRAL EM CONSTRUÇÃO
Cláudia Justus Tôrres Pereira. O PRALER E A OPORTUNIDADE DE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA NA E PARA A ALFABETIZAÇÃO
Cláudia Oliveira Pimenta. Bons Resultados no Ideb - Estudo Exploratório de Fatores Explicativos do Município de Indaiatuba
Cláudia Tavares do Amaral. A JUDICIALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR - ENTENDIMENTOS UTILIZADOS NA FUNDAMENTAÇÃO DAS DECISÕES PELO JUDICIÁRIO
Claudino Ortigara; Pedro Ganzeli. REGULAÇÃO NAS POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS GOVERNOS FHC E LULA - TRABALHO E CIDADANIA
Cleidilene Almeida Silva. ÓRGÃOS COLEGIADOS NA GESTÃO ESCOLAR DO ENSINO PÚBLICO - O CONSELHO ESCOLAR EM DEBATE
Clotenir Damasceno Rabelo. COORDENADOR PEDAGÓGICO ESCOLAR MUNICIPAL - identidade, trabalho e atitudes de um profissional em ressignificação
Clóvis Edmar Paulino. DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO - A CONTRIBUIÇÃO PAULISTA DE JOSÉ MÁRIO PIRES AZANHA
Cristiane Ferreira Auriemo. O DESPERTAR DA CONSCIENCIA AMBIENTAL POR MEIO DA ESCRITA E QUESTIONAMENTO DE TEXTOS - A PEDAGOGIA POR PROJETOS.
Cristiane Lazzeri. SISTEMA DE ENSINO - POLÍTICA, ORGANIZAÇÃO E ELEMENTOS QUE CONFIGURAM O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM AUTISMO E PSICOSE EM SANTA MARIA-RS
Cristiane Machado. BONS RESULTADOS NO IDEB - ESTUDO EXPLORATÓRIO DE FATORES EXPLICATIVOS DO MUNICÍPIO DE SUMARÉ – SP
Cristina Maria Bezerra de Oliveira. O DESCOMPASSO DAS PARCERIAS ENTRE OS ENTES FEDERATIVOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE ALAGOAS
Cristina Rolim Wolffenbüttel. EDUCAÇÃO MUSICAL E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - TEMPOS E ESPAÇOS DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Cristina Vitorino da Rós. FORMAÇÃO COTINUADA DO GESTOR ESCOLAR EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM -BUSCANDO CAMINHOS PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA.
Daiana da Silva Sousa Sátiro. GESTÃO ESCOLAR NA REDE DE ENSINO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL - A EXPERIÊNCIA DA GESTÃO COMPARTILHADA
Daianny Madalena Costa. A avaliação em larga escala enquanto política educacional – uma análise a partir da Confederação dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
Daniela Cunha Terto; Raphael Lacerda de Alencar Pereira. A NOVA GESTÃO PÚBLICA E AS ATUAIS TENDENCIAS DA GESTÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA
Daniela da Costa Britto Pereira Lima; Juliana Guimarães Faria. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA EAD - REFLEXÕES E APONTAMENTOS
Danielle Cristina de Brito Mendes. O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) E SUA IMPLEMENTAÇÃO NO CONTEXTO FEDERATIVO BRASILEIRO
Danielle Xabregas Pamplona Nogueira. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL - DA LDB AO NOVO PNE
Danuza Janne Ribeiro de Almeida; Divina Ferreira de Queiroz Santos; Júlio Cézar Garcia. A IMAGEM ORGANIZACIONAL DA ESCOLA MUNICIPAL DE GOIÂNIA
Deane Monteiro Vieira Costa; Gilda Cardoso de Araujo. A CAMPANHA DE EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES E ADULTOS E A ATUAÇÃO DE LOURENÇO FILHO (1947-1950) - A ARTE DA GUERRA
Débora Amélia N. de LIRA; Antônio Lisboa L. de SOUZA. O ESTADO BRASILEIRO E AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS NO MEIO RURAL- UM ESTUDO A PARTIR DO RN
Debora Cristina Jeffrey; Sandra Fernandes Leite; Cristiane Teresa Dombosco. Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil (anos 2000) - o processo de juvenilização.
Débora Ortiz de Leão. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DOCENTE - REPERCUSSÕES NO COTIDIANO ESCOLAR E NAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO
Denise Botelho. POLÍTICA AFIRMATIVA - EMPODERAMENTO DE JOVENS E MULHERES NEGRAS NA CONTEMPORANEIDADE BRASILEIRA
Denise Gisele de Britto Damasco. AS ESCOLAS E O MINISTÉRIO PÚBLICO - AS RECOMENDAÇÕES EXPEDIDAS NO DISTRITO FEDERAL, ENTRE 2001 E 2007
Denise Regina da Costa Aguiar. A PROPOSTA DE POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO - A (DES) CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA POPULAR, DEMOCRÁTICA E COM QUALIDADE
Denise Silva Araújo. A FORMAÇÃO DA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL - OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA
Diego Jorge Ferreira; Maria de Fátima Costa de Paula. POLÍTICA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E MODERNIDADE - O INCONCLUSO COMO REFERÊNCIAN
Dirce Mendes Fonseca; Marília Fonseca. A FUNÇÃO DO COORDENADOR COMO FATOR ESSENCIAL PARA A QUALIDADE DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
Dirce Nei Teixeira de Freitas. REFLEXOS DA AVALIAÇÃO CENTRALIZADA NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL
Dra. Rosiley Aparecida Teixeira; Ms. Margarete Bertolo Boccia. OS Novos cargos adminstrativos no inÍcio da repÚblica em são Paulo e o Controle da prática cotidiana do professor
Éder da Silva Dantas. FUNDEB E GASTO POR ALUNO - ALGUNS RESULTADOS INICIAIS
Edite Maria Sudbrack; Ana Paula Duso. MEDIDA EDUCACIONAL DA ENTURMAÇÃO - INTERFERÊNCIAS NA-DA AÇÃO PEDAGÓGICA
Edla Cristina Rodrigues Caldas; Maria das Graças Sá Peixoto Pinheiro. POLÍTICA EDUCACIONAL, PODER MUNICIPAL E GESTÃO ESCOLAR - EXIGÊNCIAS E DIRETRIZES PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS
Edlamar Oliveira dos Santos. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Edlauva Oliveira dos Santos. A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Edna Castro de Oliveira; Maria Margarida Machado. O DESAFIO DO PROEJA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES
Ednéia Virgínia Pinheiro. PARTICIPAÇÃO E CONFLITOS NA GESTÃO DE UMA ESCOLA TRANSFORMADA EM COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM
Edson Francisco de Andrade. Federalismo e gestão sistêmica da educação no Brasil
Edson Pantaleão. GESTÃO E INCLUSÃO ESCOLAR - ARTICULANDO DIÁLOGOS ENTRE FAMÍLIAS, PROFESSORES E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Edson Segamarchi dos Santos. SELEÇÃO E RECRUTAMENTO DE PROFESSORES NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO - UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONCEITO FRANKFURTIANO DA RACIONALIDADE TECNOLÓGICA
Eduardo Adolfo Terrazzan; Luciana Bagolin Zambon. RELAÇÕES ENTRE TRABALHO ESCOLAR E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
Eduardo Augusto Moscon Oliveira. A VIOLÊNCIA NO ENTORNO DE ESCOLAS PÚBLICAS - DIREITO A EDUCAÇÃO E SEGURANÇA PÚBLICA
Efigênia Maria Dias Costa; Marisete Fernandes de Lima. GESTÃO DE CRECHE -CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA
Egeslaine de Nez. POLÍTICAS DE PESQUISA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT) - BUSCANDO NOVOS CENÁRIOS
Eldon Henrique Mühl; Elisa Mainardi. IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DE UMA GESTÃO EDUCACIONAL PROMOTORA DE UMA CULTURA EM DIREITOS HUMANOS.
Eldra Carvalho da Silva. O FUNDEB E O SALÁRIO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS MUNICIPIOS DE ÓBIDOS E ORIXIMINÁ PARÁ - REFLEXÕES SOBRE A VALORIZAÇÃO DOCENTE
Elena Maria Billig Mello; Maria Beatriz Luce. GESTÃO DO MAGISTÉRIO NO RIO GRANDE DO SUL (1995-2006) - UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO NA REDE ESTADUAL
Eliana Maria da S. Madeira Lourenço; Jussara Martins Albernaz. MIGRAÇÃO DE UM SISTEMA COMPUTACIONAL PROPRIETÁRIO PARA UM SISTEMA LIVRE EM UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO...
Eliana Povoas Brito; Roberto Heiden. ENTRE A REESTRUTURAÇÃO E A EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS - MOVIMENTOS QUE SINGULARIZAM A TRAVESSIA DA UFPEL
Eliana Sarreta. ALFABETIZAÇÃO DE MULHERES ADULTAS - O LONGO CAMINHO ENTRE O ESPAÇO DOMÉSTICO E A SALA DE AULA
Eliane Cleide da Silva Czernisz; Luiara Maria Saraiva Rodrigues. ENSINO MÉDIO E GESTÃO ESCOLAR - ANALISANDO AS PROPOSIÇÕES DA UNESCO PARA FORMAÇÃO DO HOMEM, CIDADÃO E TRABALHADOR
Eliane Gomes da Silva; Ilma Lemos Pinheiro Lages. OS NOVOS MODOS DE REGULAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE
Eliane Regina Martins Batista. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO PARA O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR1
Eliane Souza de Carvalho. A GESTÃO DO PROCESSO DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE DOURADOS
Elianeth Dias Kanthack Hernandes. RESULTADOS DE AVALIAÇÕES EXTERNAS E INTERNAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE SÃO PAULO -APROXIMAÇÕES OU CONTRADIÇÕES
Eliara Zavieruka Levinski. O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UPF - O PROJETO PEDAGÓGICO, AS PRÁTICAS EM AÇÃO E A RESSIGNIFICAÇÃO
Elione Maria Nogueira Diógenes. A HISTÓRIA POLÍTICA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL
Elisa Maria Quartiero. “SER MULTIPLICADOR” - OS PROCESSOS DE GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NOS NÚCLEOS DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL (NTE)
Elisabete Ferreira Soares. O USO DE RECURSOS INFORMACIONAIS NA GESTÃO ESCOLAR - A TRAJETÓRIA DE LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO BANCO DE TESES DA CAPES
Elisangela Bernardo; Sueli Guimarães Gomes. A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E ALGUNS DOS SEUS DESAFIOS
Elisangela Mercado. ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GESTÃO ESCOLAR NO CURSO DE PEDAGOGIA - proposta de atualização do Projeto Político Pedagógico da escola pública
Elita Betania de Andrade Martins. A AUTONOMIA DO TRABALHO DOCENTE - POSSÍVEIS SIGNIFICADOS “LÁ” E “AQUI”.
Elizabete Bassani; Claudenice Maria Véras Nascimento; Hiran Pinel; Simone Cardoso Lisboa Pereira. O FRACASSO ESCOLAR EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE VITÓRIA - A PATOLOGIZAÇÃO DOS PROBLEMAS ESCOLARES
Elma Júlia Gonçalves de Carvalho. DIVERSIDADE CULTURAL - NOVOS DESAFIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR
Emília Cristina Ferreira de Barros. POLÍTICAS DE INCLUSÃO - NA CONTRA MÃO DOS DIREITOS
Emilio Álvarez Arregui; Alejandro Rodríguez Martín; José Luis San Fabián Maroto; Maria Violeta Álvarez Fernández. UNA NUEVA ENCRUCIJADA PARA LAS POLÍTICAS PÚBLICAS EN EDUCACIÓN SUPERIOR...
Émina Márcia Nery dos Santos; Alberto Damasceno. PLANEJANDO A EDUCAÇÃO MUNICIPAL - A EXPERIÊNCIA DO PAR NO PARÁ.
Emmeline Rodrigues. Participação e Política pública educacional - educação com gestão democrática
Enéas de Araujo Arraes Neto; Ana Maria Nogueira; Hila Maria Rodrigues Bernardes. FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE GESTORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS - o projeto da CEFEB para as escolas públicas municipais no Ceará
Eraldo Souza do Carmo. CASA FAMILIAR RURAL DE CAMETÁ - CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA.
Estela Inês Leite Tosta. EDUCAÇÃO INFANTIL EM RONDONÓPOLIS - TRAÇOS E TEMPOS DE UMA TRAJETÓRIA
Eudes Oliveira Cunha; Cristiane Brito Machado; Daelcio Ferreira Campos Mendonça. A GESTÃO ESCOLAR E AS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Eulália Soares Vieira. Formação Continuada de Professores da EJA e Desenvolvimento Profissional - o Papel da Colaboração
Eva Maria de Melo; Gilmar Barbosa Guedes. FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE BOQUEIRÃO/PB: OS IMPACTOS DOS RECURSOS DO FUNDEB
Evelcy Monteiro Machado; Larissa Monteiro Machado. O CAMPO DE TRABALHO DO EDUCADOR SOCIAL ESCOLAR E NÃO ESCOLAR NA ORGANIZAÇÃO DA PEDAGOGIA SOCIAL NO BRASIL
Fabiana Aparecida Arf. A FUNDAÇÃO DA ANPAE E A CONTRIBUIÇÃO DE CARLOS CORREA MASCARO E MOYSÉS BREJON
Fabiane Cristina Santana; A CONFIGURAÇÃO DA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Fabiano Cunha dos Santos. UAB COMO POLÍTICA PÚBLICA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR VIA EAD
Fádyla Késsia Rocha de Araújo. FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO
Fátima da Silva Batista; Wania R. Coutinho Gonzalez. IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NAS PREMIAÇÕES DE REFERÊNCIA NACIONAL EM GESTÃO
Fátima Maria dos Santos. A MATERIALIDADE DE UMA FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA EDUCADORES SEM TERRA NUM ASSENTAMENTOA
Fernanda da Costa Guimarães Carvalho. GESTÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS DA PARTICIPAÇÃO
Fernanda Ferreira Belo. ESTADO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Fernanda Motta de Paula Resende. Uma Análise Reflexiva SOBRE AS FORMAS DE PROVIMENTO DO CARGO DE GESTOR escolar - AS POSSIBILIDADES DA ELEIÇÃO
Fernando Bomfim Mariana. EDUCAÇÃO INTEGRAL - CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS
Fernando Henrique Protetti. A PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NA UNESP
Flávia de Freitas Alves. A REFORMA DO ESTADO NOS ANOS 90 E SUA INFLUENCIA NA AUTONOMIA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
Flávio Caetano da Silva. FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO - A EXPERIENCIA NA UFSCar
Flávio Corsini Lirio. AS POLÍTICAS SOCIAIS OFICIAIS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTOJUVENIL E A ESCOLA
FLORES, Maria Marta Lopes. GESTÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INFANTIL
Francisca Geny Lustosa; Lucas Luciano. CENÁRIO ATUAL DE ANGOLA EM FACE DA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Francisca Rejane Bezerra Andrade. HETEROGENEIDADE DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL - DESAFIOS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO
Francisco José da Silva. SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO DISTRITO FEDERAL - CUSTO-ALUNO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL
Gabriela Schneider. INDICADORES E A QUALIDADE EDUCACIONAL - UMA ANÁLISE FRENTE À REALIDADE PARANAENSE
Geniana Guimarães Faria; Mércia de Figueiredo Noronha Pinto. EMERGÊNCIA DE NOVOS MODOS DE REGULAÇÃO NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
Geovanna Passos Duarte. RELAÇÕES DE GÊNERO NO CURRÍCULO DE UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE - O CASO DOS CURSOS TÉCNICOS DE MECÂNICA E QUÍMICA
Gerson Senff. AÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA - POSSIBILIDADES E DESAFIOS A PARTIR DOS DIZERES DISCENTES
Géssica Priscila Ramos. O PROFESSOR NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA PÓS 1995 - DISSIPANDO CONTRADIÇÕES ENTRE AS CRENÇAS E AS AÇÕES OFICIAIS PARA SUA VALORIZAÇÃO
Gidalti Guedes da Silva; Maria do Carmo dos Santos. GLOBALIZAÇÃO E ESTÉTICA DA SENSIBILIDADE - O CURRÍCULO E DAS INTENÇÕES DA POLÍTICA EDUCACIONAL
Gilmar Barbosa Guedes. ALUNO(A) DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO - PROTAGONISTA COLETIVO DA GESTÃO ESCOLAR
Gilvânia Plácido Braule; Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas. POLÍTICAs de VALORIZAÇÃo dos profissionais da educação na expansão do ensino superior federal nA AmazÔnIa ...
Gilza Maria Zauhy Garms. O PERCURSO HISTÓRICO E OS DESAFIOS ATUAIS DOS CENTROS DE CONVIVÊNCIA INFANTIL – CCI’S-UNESP NO CONTEXTO
Giovane Saionara Ramos. A UNIVERSIDADE E AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA - NOTAS PARA A CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE SOBRE AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS
Giseli Barreto da Cruz. O MOVIMENTO DE PEDAGOGOS E O PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EM CICLOS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI (2005-2008)
Giselle Cristina Martins Real; Maria Batista da Silva. FORMAÇÃO DE GESTORES EDUCACIONAIS E SEUS NEXOS COM OS BONS RESULTADOS DO IDEB - ANÁLISE DE REDES MUNICIPAIS DO BOLSÃO SUL-MATO-GROSSENSE
Givandete Evangelista dos Santos; Suzana Maria Silva Martins; Valuza Maria Saraiva. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA BAHIA - a construção de uma prática diferenciada
Givânia Maria da Silva. O CURRÍCULO ESCOLAR - Identidade e Educação Quilombola
Glades Tereza Felix; Simone Freitas da Silva Gallina. GESTÃO, AVALIAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA AUTOAVALIAÇÃO DA UFSM - EM BUSCA DE COMPREENSÕES SOB DISTINTOS HORIZONTES
Gladys Beatriz Barreyro; José Carlos Rothen. PERCURSO DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NOS GOVERNOS LULA (2003-2010)
Grace Gotelip Cabral. A REPERCUSSÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM SERVIÇO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - A EXPERIÊNCIA DO ESTADO DO ACRE NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI
Graziela Zambão Abdian. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA E LIDERANÇA ORGANIZACIONAL - REFLEXÕES A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE GESTORES ESCOLARES DO ESTADO DE SÃO PAULO
Graziela Zambão Abdian; Flávia Obino Correa Werle. GESTÃO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO E QUALIDADE DO ENSINO DA ESCOLA PÚBLICA - RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES A PARTIR DA CONCEPÇÃO DA FUNÇÃO DO GESTOR ESCOLAR
Helena Machado de Paula Albuquerque. GESTÃO ESCOLAR E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Heloisa Raimunda Herneck; Joana D’Arc Germano Hollerbach; Jordane Lage Duarte. SABERES DOCENTE E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - UMA ANÁLISE DO PROJETO ESCOLA EM REDE
Herbert Gomes Martins. FALA QUE EU TE ESCUTO - AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO ESPAÇO POTENCIAL PARA A GESTAO PARTICIPATIVA
Idnelma Lima da Rocha. RANÇOS E AVANÇOS - A TRAJETÓRIA HISTÓRICO-LEGAL DA AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL OBRIGATÓRIO NA PERSPECTIVA DA QUALIDADE
Iduina Mont´Alverne Chaves. GESTÃO NUMA ESCOLA PÚBLICA DE NITERÓI - DESAFIOS E CONQUISTAS
Ildo Salvino de Lira. AS DISCUSSÕES ACERCA DA VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO BRASILEIRO
Inácia Damasceno Lima. A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PORTOVELHO - UMA BREVE ANÁLISE
Inalda Maria dos Santos. REFERENCIAL ANALÍTICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS - O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO COMO CAMPO INVESTIGATIVO
Indira Alves França; Larissa Frossard. RESPONSABILIDADE E GESTÃO - PERCEPÇÕES DE DIRETORES ESCOLARES SOBRE AUTONOMIA EM SEIS ESTADOS BRASILEIROS
Inês Ferreira de Souza Bragança. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) NO BRASIL E EM PORTUGAL - ALGUNS DIÁLOGOS
Irene Jeanete Lemos Gilberto. FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE - ENTRE O DISCURSO POLÍTICO E AS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO
Iria Brzezinski. POLITICA EM MARX - concepção em alguns escritos
Isabel Cristina Nonato. GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA - DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS
Isabel Franchi Cappelletti. A GESTÃO DA FORMATIVIDADE NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO PROUCA - PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO
Isabel Letícia Pedroso de Medeiros. SENTIDOS DA DEMOCRACIA NA ESCOLA - UM ESTUDO SOBRE CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS
Isabel Melero Bello. O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS COMO ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL DOS SISTEMAS PÚBLICOS DE ENSINO - avanços, limites e possibilidades
Isabelle Fiorelli Silva. FINANCIAMENTO E POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL E EM LONDRINA-PR
Isabelle Pereira de Freitas Augusto. FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES NO CURSO DE PEDAGOGIA - A RELAÇÃO ENTRE SABERES E PRÁTICAS
Isis Sousa Longo. EDUCAÇÃO, UM DIREITO DE TODOS(AS) - DESAFIOS PARA A INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL – A EXPERIÊNCIA DA EMEF GONZAGUINHA
Itamar Mendes da Silva. AVALIAÇÃO NA ANPEd NO PERÍODO 2000 a 2010
Iza Cristina Prado da Luz; Diana Lemes Ferreira. AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS - PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Jacira da Silva Câmara; Leonardo Humberto Soares; Núbia Rosa. A PRÁTICA DO PROFESSOR NOS CURSOS DE LICENCIATURA E SUA RELAÇÃO COM AS AÇÕES DE TECER, MEDIAR, MAPEAR E FABULAR
Jacqueline Maria Barbosa Vitorette; Mad’Ana Desireé Ribeiro de Castro; Sebastião Cláudio Barbosa; Walmir Barbosa. Modelo Econômico, Flexibilização, INTEGRAÇÃO e PROEJA
Jacqueline Tomen Machado; Rita de Cássia da Silva Oliveira. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS E ADULTOS NO PARANÁ
Jair Jonko Araujo; Álvaro Moreira Hypolito; Janete Otte. GERENCIALISMO E CONTROLE NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
James Dean Brito Bastos. AS CRISES DO CAPITAL, OS REODENAMENTOS ECONÔMICOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NAS POLÍTICAS DE ENSINO BÁSICO BRASILEIRO - uma referência à economia e a política educacional
Janete Palazzo. A ESC0LHA D0 MAGISTERI0 C0M0 CARREIRA. P0R QUE (NA0)?
Janete Ribeiro Nhoque. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTOS GRUPAIS
Jarbas de Paula Machado. A IMPLANTAÇÃO DO PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL DO MAGISTÉRIO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE GOIÁS - LIMITES E PERSPECTIVAS
Jean Magno Moura de Sá. GESTÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - o cenário da Escola Agrotécnica Federal de São Luiz entre 2004 e 2006, com base no seu regimento interno
Jéssica Munhoz Araújo. BONS RESULTADOS NO IDEB - ESTUDO EXPLORATÓRIO DE FATORES EXPLICATIVOS - POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BARRINHA-SP
Jessyluce Cardoso Reis; Raimunda Assis. GESTÃO DA EDUCAÇÃO - A INFLUÊNCIA DO PROTESTANTISMO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE TEIXEIRA DE FREITAS, BAHIA, NO PERÍODO DE 2001-2004.
Jhonatan Uelson Pereira Sousa; Francisca das Chagas Silva Lima. PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO ESTADO DO MARANHÃO: UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DO PROGRAMA DE GOVERNO DE ROSEANA SARNEY
Joana Buarque de Gusmão; Vanda Mendes Ribeiro. PROBLEMAS E SOLUÇÕES DAS ESCOLAS SEGUNDO COMUNIDADES ESCOLARES
Joana D’Arc Ferreira de Macedo; Rosana Muniz de Medeiros. FORMAÇÕES IDEOLÓGICAS MATERIALIZADAS NAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO NOVO ENEM
João Batista Sousa Costa; Maria Luciene Urbano de Barros. QUANDO O ENSINO DA CIÊNCIA SE TORNA ALGO NATURAL NO COTIDIANO ESCOLAR.
João Gualberto de Carvalho Meneses; Jair Militão da Silva; Edileine Vieira Machado. POLÍTICA EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - DO PLANEJAMENTO, FINANCIAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
João Jorge Correa. OS CAMINHOS PERCORRIDOS PELA GESTÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL A PARTIR DAS DIRETRIZES DETERMINANTES DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS
João Luiz Horta Neto. EDUCAÇÃO COMO UM DIREITO E O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
João Marciano de Sousa Neto. IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DOS CURSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL NA CIDADE DE SALVADOR-BAHIA
José Carlos Galvão Lemos. DE PROFESSOR A DIRETOR, DA DOCÊNCIA A GESTÃO - A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL ENTRE PERMANÊNCIAS E ABANDONOS
José Carlos Sena Evangelista. REFLEXÃO SOBRE PARCERIA ENTRE O ESTADO E A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - O EXEMPLO DO CONVÊNIO ENTRE O MUNICÍPIO DE ILHÉUS E O COPOREC
José Geraldo Silveira Bueno; Silvia Márcia Ferreira Meletti. AS POLÍTICAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - UMA ANÁLISE DOS INDICADORES EDUCACIONAIS BRASILEIROS
Josete Maria Cangussú Ribeiro. O FAZER DOCENTE - SEUS TEMPOS E REMUNERAÇÃO E OS DESAFIOS DE HUMANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Juca Gil. ENSINANDO POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Juliana Carolina Barcelli. POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS E GESTÃO ESCOLAR - O CONSELHO ESCOLAR E AS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM ALGUNS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Juliana Ferrari de Oliveira Pagani. A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DOS CURSOS DE DIREITO NO BRASIL - A PÓS-GRADUAÇÃO “STRICTO SENSU”
Juliana Gonçalves Quaresma Ribeiro. PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - ALGUMAS QUESTÕES SOBRE CARREIRA E REMUNERAÇÃO.
Juliano Mota Parente; Sérgio Henrique da Conceição. GESTÃO ESCOLAR - O PERFIL DO DIRETOR DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ITABAIANA – SE
Julio Gomes Almeida. ORGANIZAÇÃO EDUCATIVA - UM LUGAR DE INTERVENÇÃO
Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino; Fernando Selmar Rocha Fidalgo. A GESTA0 ESC0LAR EDIFICAC0ES D0S ESPAC0S E A F0RMACA0 DE SEUS DIRIGENTES
Karine Nunes de Moraes; Catarina de Almeida Santos. A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E A POLÍTICA NACIONAL DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO (P&D) E CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (CT&I)
Kátia Augusta Curado Silva, P. C. A PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - UMA QUESTÃO POLÍTICA
Kátia Silva Santos. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL - TECENDO FIOS
Kátia Valéria Ataíde e Silva; Maria da Salete Barboza de Farias. IMPACTO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE-ESCOLA) NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO PESSOA – PB
Keila Cardoso Teixeira; Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado. OITO ANOS DA LEI DE LIBRAS - NOSSOS DESAFIOS ATUAIS PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE SURDOS
Kellcia Rezende Souza; Elisângela Alves da Silva Scaff. ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS - DA GARANTIA À EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO
Kelli Consuêlo Almeida de Lima Queiroz. REFORMA GERENCIAL, “ESTADO AVALIADOR” E O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - QUAL O PAPEL DA REGULAÇÃO
Kelly Ludkiewicz Alves; Flávio Américo Tonnetti. O DISCENTE E A ESCOLA - TEMPO, ESPAÇO E INTERAÇÃO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS
Laélia Portela Moreira. ACESSO AOS CURSOS DE PEDAGOGIA POR MEIO DO PROUNI - ALGUNS PONTOS PARA REFLEXÃO
Lara Cristina Cioffi; José Lucas Pedreira Bueno. ANÁLISE DAS BASES LEGAIS QUE FUNDAMENTAM A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL
Laura Ceretta Moreira; Ana Paula de Carvalho. CUSTO ALUNO-QUALIDADE INICIAL (CAQI) PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INCLUÍDOS NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE CURITIBA
Laurizete Ferragut Passos; Marli Eliza Dalmazo Afonso de André. MUDANÇAS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR E SEU IMPACTO NO TRABALHO DO PROFESSOR FORMADOR
Leanete Thomas Dotta. IDENTIDADES SITUADAS – O PAPEL DA ORGANIZAÇÃO ACADÊMICO-ADMINISTRATIVA NA CONSTITUIÇÃO DAS IDENTIDADES PROFISSIONAIS DE FORMADORES DE PROFESSORES
Leda Maria de Oliveira Rodrigues. POLÍTICAS PÚBLICAS, ENSINO SUPERIOR E CURRÍCULO
Leila D’arc de Souza. O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Ligia Maria Marques. AVALIAÇÃO, VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO E CARREIRA DOCENTE - DIMENSÕES ARTICULADAS NA POLÍTICA EDUCACIONAL VIGENTE NO ESTADO DE SÃO PAULO
Lígia Martha C. da Costa Coelho - UNIRIO; Dayse Martins Hora – UNIRIO. POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL - formação de professores e condições de trabalho
Lilian Maria Paes de Carvalho Ramos. EXAMES NACIONAIS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO - o ponto de vista dos professores
Liliana Soares Ferreira; Maria Cecília Martins Manckel; Gabriel dos Santos Kehler. EM BUSCA DE (RE)NOVADOS SENTIDOS PARA A PRÁXIS PEDAGÓGICA EM ESCOLAS DE UM MUNICÍPIO GAÚCH
Lisete Regina Gomes Arelaro; Márcia Aparecida Jacomini; Nílson Alves de Souza; Kátia Aparecida Santos. TRABALHO DOCENTE E VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Lourdes Marcelino Machado. MODELOS DE AVALIAÇÃO - QUALIDADE E GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA
Lucelia de Moraes Braga Bassalo. Orientação sexual e FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES - RESISTÊNCIA OU JUSTIÇA SOCIAL
Luci Mary Duso Pacheco; Ana Paula Noro Grabowski
Lúcia de Fátima Melo. NOTAS SOBRE O PERFIL DO NÚCLEO DE GESTÃO DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO ACRE.
Lúcia de Mendonça Ribeiro. GESTÃO DE MUDANÇAS PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DO SÉCULO XXI
Lucia Helena Alvarez Leite . ESCOLA PÚBLICA, DIVERSIDADE CULTURAL E DEMOCRACIA - APRENDENDO COM A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA INDÍGENA PATAXÓ DA ALDEIA MUÃ MIMATXI
Lúcia Maria de Assis. A AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR NA VISÃO DOS SEUS PROTAGONISTAS
Lúcia Matias da Silva Oliveira. OS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO E AS DISPOSIÇÕES CULTURAIS NA RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS
Luciana Augusto Barreto. A COR D(N)A ESCOLA - ONDE EXCLUSÃO E VIOLÊNCIA SE PINTAM DE PRETO
Luciana Neves Loponte. A TRAJETÓRIA DO JOVEM ESTUDANTE DO ENSINO TÉCNICO, NA OPINIÃO DOS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO – IFSP.
Luciana Rosa Marques. A ELEIÇÃO DE DIRETORES COMO COMPONENTE DAS POLÍTICAS DE DESCENTRALIZAÇÃO - DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE
Luciane Torezan Viegas. POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA - O DESAFIO DA FORMAÇÃO DOCENTE
Lucídio Bianchetti; Ione Ribeiro Valle. PRODUTIVISMO ACADÊMICO E DECORRÊNCIAS ÀS CONDIÇÕES DE VIDA-TRABALHO DE PESQUISADORES BRASILEIROS E EUROPEUS
Lucilene dos Santos Pacheco. INTERCULTURAL, BILINGUE E DEFERENCIADO - trançados entre o RCNEI e Educação Escolar Indígena
Lucrécia Stringhetta Mello. A GESTÃO ESCOLAR E AS INTERFACES COM O PENSAMENTO PEDAGÓGICO NACIONAL - UM ESTUDO DA PRÁTICA COTIDIANA.
Luis Carlos Marques Sousa; Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues. CAMINHOS DA GESTÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO
Luís Carlos Sales. O IMPACTO DA LEI DO PISO NO PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE TERESINA
Luiz Alberto Rocha Lira. UMA REFLEXÃO A PARTIR DOS CONCEITOS DE ESTADO DE MAX WEBER E A SUA INFLUÊNCIA NA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DO FINANCIAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL.
Luiz Carlos Frederick. ANÁLISE DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DA ASSOCIAÇÃO DOS VOLUNTÁRIOS INTEGRADOS NO BRASIL - UM DEBATE NECESSÁRIO
Luiz Carlos Gesqui. O PODER DA GESTÃO ESCOLAR NA ENCRUZILHADA DOS CAMINHOS PARA OUTROS DESTINOS DAS HORAS-AULA.
Luiz Carlos Novaes; Midiã Olinto de Oliveira. POLÍTICA DE FORMAÇÃO ALIGEIRADA E TRABALHO DOCENTE - UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DE ARTES E FILOSOFIA DA REDE ESTADUAL PAULISTA
Luiz de Sousa Junior. A EXPANSÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA - UMA EXPERIÊNCIA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
Luiz Fernando da Silva; Adriana Maria Cancella Duarte. A REPRESENTAÇÃO DE GRUPOS COMUNITÁRIOS NOS COLEGIADOS ESCOLARES - A EXPERIÊNCIA DE BELO HORIZONTE
Lysne Nôzenir Camelo de Lima. A PEDAGOGIA NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA
Magali de Castro. POR QUE SER PROFESSOR. OUVINDO ALUNOS BRASILEIROS E FRANCESES SOBRE O CURSO SUPERIOR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Magali dos Reis. POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO, PORBREZA E DESIGUALDADE NA REGIAO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE – MG - Uma análise a partir dos dados do IDEB
Magda Vianna de Souza; Marta Sisson de Castro. Perfil Socioeconômico dos Professores Municipais - um estudo de caso de um pequeno município da Região Sul
Magna França. OS PLANOS DE CARGOS, CARREIRA E REMUNERAÇÃO (PCCR) DOS DOCENTES MUNICIPAIS DE NATAL E ESTADUAIS DO RN E O PISO SALARIAL NACIONAL
Mara Regina Lemes de Sordi. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL - LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA PROPOSTA
Marcelo Lima. PLANEJAMENTO EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - DA ELABORAÇÃO À IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA ESTADUAL
Márcia Barcellos Ferri. QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL - CRÍTICA AOS MECANISMOS DE AVALIAÇÃO DO PROFESSOR
Márcia Bueno Gomes. INSTITUCIONALIZAÇÃO DO MONITORAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Márcia de Paula Brilhante Portela Sbrussi; Regina Lúcia Maciel de Souza. ATUALIZAÇÃO PARA CANDIDATOS A DIREÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO NATAL 2011-2013
Marcia Machado de Lima. QUEM ENSINA, ENSINA O QUÊ. O QUE FAZEM PENSAR OS ALUNOS DO 5º ANO QUANTO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E À FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Márcia Maria Rodrigues Uchôa;Carmen Tereza Velanga. LINGUAGEM E EDUCAÇÃO - UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS BOLIVIANOS DA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE NOVA MAMORÉ
Márcia Suely de Oliveira Araújo. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - GESTÃO DEMOCRÁTICA E AÇÃO PARTICIPATIVA DIALÓGICA EM MOVIMENTO
Marcia Torres Neri Soares. POLÍTICA EDUCACIONAL E INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA - OS BASTIDORES DA DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUPERIOR
Márcio Adriano de Azevedo. AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - FUNDAMENTOS E ESPECIFICIDADES NO SETOR EDUCACIONAL
Márcio José da Silveira Machado; Gilvan Luiz Machado Costa. PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS CATARINENSES - ENTRE OS DISCURSOS PROCLAMADOS E A MATERIALIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
Marco Antônio de Oliveira Gomes. A EDUCAÇÃO DIANTE DA CRISE DO CAPITAL - DILEMAS E POSSIBILIDADES
Margarita Victoria Rodriguez; Caroline Hardoim Simões. ANÁLISE DAS CONSEQUENCIAS DAS POLÍTICAS SALARIAIS NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES - EM FOCO MATO GROSSO DO SUL
Maria Aldeiza da Silva. ELEIÇÃO DE DIRIGENTES DE ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO RIO GRANDE DO NORTE (2005) - O PAPEL DO DIRETOR
Maria Alice de Miranda Aranda. O PIBID NA UFGD - AÇÃO, REFLEXÃO, AÇÃO
Maria Angélica da Silva; Katharine Ninive Pinto Silva. DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM PROJETOS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL – A EXPERIÊNCIA DA UAB
Maria Antonia Brandão de Andrade; Robert Evan Verhine. O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA BAHIA - DIVERSIFICAÇÃO E OFERTA A PARTIR DOS ANOS 90 E A EXPANSÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURAS
Maria Antonieta Dall’Igna; Maria de Fátima Cóssio. AS POLÍTICAS ESTADUAIS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO RIO GRANDE DO SUL (1990-2010)
Maria Aparecida de Queiroz. POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PARA JOVENS - QUANDO A DIVERSIDADE É QUESTIONADA
Maria Aparecida dos Santos Ferreira; Edmilson Jovino de Oliveira. FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E VALORIZAÇÃO DOCENTE - UM ESTUDO DO PCCR DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RN
Maria Aparecida Guedes Monção. COMENIUS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA - EM FOCO, A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
Maria Aparecida Pereira Viana. GESTÃO E INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES NO ENSINO SUPERIOR
Maria Aparecida Rodrigues da Costa Santos. BRINCARTE - “IMPLICAÇÕES DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM DESENVOLVIMENTO”
Maria Betânia Barbosa da Silva Lima; Raphaela de Lima Cruz. UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DO BRASIL
Maria Cecília Luiz; Viviane Wellichan. FORMAÇÃO CONTINUADA EM CONSELHO ESCOLAR E ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Maria Clara Di Pierro; Salomão Barros Ximenes. POLÍTICAS E DIREITOS EDUCATIVOS DOS JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DE SÃO PAULO - NOTAS DE PESQAUISA E RELATO DE INTERVENÇÃO
Maria Couto Cunha; Jean Mário Araújo Costa. AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL - UMA NOVA AGENDA
Maria Creusa de Araújo Borges. A UNESCO E O DIREITO À EDUCAÇÃO SUPERIOR
Maria Cristina Elias Esper Stival; Edinete do Rocio Alessi. FORMAÇÃO DOS PROFESSORES - UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA
Maria da Consolação Rocha. REGULAÇÃO DO TRABALHO EDUCACIONAL ATRAVÉS DOS PLANOS DE CARREIRA DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE DE 1948 A 2003
Maria da Graça Moreira da Silva. UM COMPUTADOR POR ALUNO - A GESTÃO DA ESCOLA
Maria da Graça Nóbrega Bollmann. A GLOBALIZAÇÃO E A CONCEPÇÃO DE UNIVERSIDADE - O CONTEXTO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Maria das Graças Carvalho Silva de Sá; Fernanda Ferreira Monticelli; Zelinda Orlandi Siquara. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, MOVIMENTOS INSTITUINTES-INSTITUIDOS E INCLUSÃO - O CASO MATEUS
Maria das Graças Correia Gomes. GESTÃO PARTICIPATIVA - CONCEPÇÕES E PERCEPÇÃO DE PARTICIPAÇÃO NA VISÃO DOS QUE ATUAM NA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE MACEIÓ-AL
Maria de Fátima Magalhães de Lima; Cynthia Paes de Carvalho. CONSELHOS ESCOLARES, GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE
Maria de Fátima Ribeiro Franco Lauande. FORMAÇÃO SUPERIOR DE PROFESSORES NO MARANHÃO - O PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Maria de Lourdes Coelho; Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben. AS POLÍTICAS DE EXPANSÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NA CONSOLIDAÇÃO DAS UNIVERSIDADES NO BRASIL
Maria Dilneia Espíndola Fernandes; Andréa Barbosa Gouveia. A REMUNERAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO NAS CAPITAIS DO BRASIL
Maria do Carmo Paoliello; Leonardo Moreira Brum; Roberta Freire Bastos. O ACESSO AO ENSINO FUNDAMENTAL E A GARANTIA DO DIREITO PÚBLICO SUBJETIVO NO ESPÍRITO SANTO
Maria do Socorro da Silva Batista; Maria da Conceição Pereira Ramos. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR – DAS POLÍTICAS ÀS PRÁTICAS NO BRASIL E EM PORTUGAL
Maria Edgleuma de Andrade. UNIVERSIDADES ESTADUAIS NO CONTEXTO DA EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR
Maria Eliane M. de Miranda. GESTÃO DEMOCRÁTICA - UMA DISCUSSÃO NECESSÁRI
Maria Elizabete Londero Mousquer; Lidiane Ruviaro. IMPLICAÇÕES DAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO NO RS
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida; Maria Elisabette Brisola Brito Prado. O CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE GESTORES A DISTÂNCIA
Maria Esperança Fernandes Carneiro; Wanderley Azevedo de Brito. DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO BRASILEIRO - UM PANORAMA DA REALIDADE
Maria Eugênia Porém; Maria Teresa Miceli Kerbauy. CPA - DE FONTE À GESTORA DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
Maria Goretti Cabral Barbalho. A DIVERSIFICAÇÃO INSTITUCIONAL - nova construção da identidade acadêmica das instituições de ensino superior
Maria Helena Augusto. REGULAÇÃO EDUCACIONAL E TRABALHO DOCENTE - EFICÁCIA ESCOLAR COMO CRITÉRIO DE DESEMPENHO
Maria Helena Candelori Vidal; Robson Luiz de França. A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E PORTUGUESA – UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROCESSO DE BOLONHA
Maria Helena de Aguiar Bravo. BONS RESULTADOS NO IDEB - ESTUDO EXPLORATÓRIO DE FATORES EXPLICATIVOS – O CASO DO MUNICÍPIO DE MARÍLIA – SP
Maria Isabel da Cunha. O discurso da “Aprendizagem ao longo da vida” e a avaliação do desempenho profissional
Maria Izabel Alves do Reis. A INTENSIFICAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO NAS ESCOLAS E SUA INTERFACE COM A SAÚDE - E OU ADOECIMENTO DOS PROFESSORES
Maria José da Silva Fernandes; Andreza Barbosa.AS IMPLICAÇÕES DO PAGAMENTO POR DESEMPENHO NO TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS PAULISTAS
Maria José da Silva. CATALÃO NO MAPA DA EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS NOS ANOS 1980
Maria José de Araújo Gadelha. POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL - TECENDO REDES, TRILHANDO CAMINHOS
Maria José de Morais Pereira; José Pereira Peixoto Filho. A AVALIAÇÃO DE UMA INSTUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - OS PERCUSSOS PROFISSIONAIS DOS EGRESSOS E O PAPEL DA UNIVERSIDADE DE ITAÚNA
Maria José de Morais Wittmann. DIFERENTES OLHARES SOBRE AS CERTIFICAÇÕES ISO 9001 - DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO
Maria José Oliveira Duboc; Solange Mary Moreira Santos. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS EXAMES DE CERTIFICAÇÃO NACIONAL DE INGRESSO NA CARREIRA DOCENTE - UMA APROXIMAÇÃO POSSÍVEL
Maria José Pires Barros Cardozo. A gestão democrática e o conselho escolar - tutela ou participação autônoma
Maria Lourdes Gisi. AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DEMOCRACIA -QUESTÕES PARA O DEBATE
Maria Lucia de Abrantes Fortuna. DO PROFESSOR A GESTOR - as múltiplas funções do coordenador pedagógico
Maria Lucia Morrone. O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E REGULAÇÃO DO SISTEMA ESCOLAR
Maria Luiza Canedo; Naira da Costa Muylaert Lima; Priscila Matos Resinentti. RELACIONAMENTO DO GESTOR COM O CORPO DOCENTE - O OLHAR DO DIRETOR
Maria Luiza Maciel Mendes. A SAÚDE DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA PREFEITURA DO RECIFE - PCR
Maria Luiza Rodrigues Flores. GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: HISTÓRICO DO CAMPO, CONQUISTAS E DESAFIOS ATUAIS
Maria Rosimary Soares dos Santos. O MERCOSUL EDUCATIVO E AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E ACREDITAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Maria Violeta Alvarez Fernández. CONTEXTO FAMILIAR Y EQUIDAD EN LA EDUCACIÓN SECUNDARIA OBLIGATORIA
Mariangela Rosa Afonso; ; Maria Estela Dal Pai Franco; uciane Spanhol Bordignon
Marianne Pereira de Souza. POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL - SISTEMA DE AVALIAÇÃO E AUTONOMIA DAS UNIVERSIDADES
Marilda Pasqual Schneider; Elton Luiz Nardi; Zenilde Durli
Marileide Gonçalves França. A(S) POLÍTICA(S) DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO CONTEXTO DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Marileide Maria de Melo. FORMAÇÃO DOCENTE E REPRESENTAÇÃO SOCIAL
Marilene Andrade Ferreira Borges; George França; Lina Maria Gonçalves; Leila Ramos
Marina Graziela Feldmann; Maria Luiza Andreozzi; Sandra Ferreira Acosta; Yone de Carvalho. PROGRAD-PUC-SP - MODELO DE GESTÃO EDUCATIVA
Marinalva Nunes Fernandes; Maria Esperança Fernandes Carneiro. EDUCAÇÃO TÉCNICA-PROFISSIONALIZANTE E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO- CONTRIBUIÇÕES DO CURSO TÉCNICO AGROPECUÁRIO
Marisa Rossinholi; Dirceu Pereira Siqueira. DIREITO À EDUCAÇÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR SOBRE A EFETIVIDADE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Marizéte Santana dos Santos; Ana Maria Eyng. POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - reflexões e desafios nos processos de avaliação da educação e de formação continuada
Marta Fresneda Tomé. O CONTEXTO DE ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O PENSAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Marta Luz Sisson de Castro. Políticas de Formação de Professores -algumas questões para discussão
Martha Abrahão Saad Lucchesi. ESTADO DE SÃO PAULO - O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DAS INSTITUIÇÕES MUNICIPAIS DE ENSINO SUPERIOR, NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX
Martha Maria Macedo Bezerra. O CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NARRATIVAS ORAIS - DESAFIOS E CENÁRIOS
Mary Ângela Teixeira Brandalise. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA ESCOLA - CONCEITOS,CONTEXTOS E PRÁTICAS
Mary Neuza Dias Galdino. A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO
Maurício José Siewerdt. PÚBLICO, COMUNITÁRIO, PRIVADO - O DILEMA DAS IES DO SISTEMA ACAFE-SC
Máximo Augusto Campos Masson; Leonardo Fortes Gomes; Suzana Barros Correa Saraiva. PERCEPÇÕES PESSOAIS, TRAJETÓRIAS ESCOLARES E PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS
Maximo Leon Feital. TRABALHO OU ENSINO SUPERIOR - O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA E AS ESCOLHAS DO CONCLUINTE
Mayara de Freitas; Sandra Aparecida Riscal. CONEXÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO - ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL CIDADE ESCOLA APRENDIZ E O CONCEITO BAIRRO-ESCOLA
Melânia Mendonça Rodrigues; Luzia dos Prazeres Araújo; Pâmella Tamires Avelino de Sousa. A GESTÃO EDUCACIONAL NOS PLANOS DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) DE MUNICÍPIOS PARAIBANOS
Michele Borges de Souza; Mariza Felippe Assunção. REFLEXÕES ACERCA DAS POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO - A QUESTÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Miriam Fábia Alves; Edson Ferreira Alves. A GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE GOIÁS - DESAFIOS DA PRÁTICA
Miriam Morelli Lima; Walkiria de Oliveira Rigolon. O TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE CULTURA DO DESEMPENHO
Mirna de Lima Medeiros; Cláudia Souza Passador; João Luiz Passador; Carla Baraldi Artoni - DIRETOR DA ESCOLA PUBLICA - DA TOTALIDADE A CENTRALIDADE
Mirza Seabra Toschi. DOCÊNCIA NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Mônica Piccione Gomes Rios; Klinger Luiz de Oliveira Sousa. GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - DIÁLOGOS PERMANENTES
Moysés de Souza Filho. A GESTÃO DO CURRÍCULO NO PROEJA DO IFRN - CAMPUS NATAL ZONA NORTE - ANÁLISE E PERSPECTIVAS NA VISÃO DOS DOCENTES
Nadia Dumara Ruiz Silveira; Sophie Viviani Colombo. “VALORES HUMANOS EM EDUCAÇÃO - A VISÃO DE GESTORES EDUCACIONAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS”
Nadia Pedrotti Drabach. GESTÃO GERENCIAL - A RESSIGNIFICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Nalu Farenzena; Cleusa Conceição Terres Schuch; Rosa Maria Pinheiro Mosna. IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS EM MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL - UMA AVALIAÇÃO
Nancy Nonato de Lima Alves; Ivone Garcia Barbosa. IDENTIDADE PROFISSIONAL DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Natalia Duarte. POLÍTICA SOCIAL DE EDUCAÇÃO E O PERCURSO ESCOLAR DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE POBREZA
Nataly Gomes Ovando. INICIATIVAS DE AVALIAÇÃO NAS REDES ESCOLARES MUNICIPAIS
Naura Syria Carapeto Ferreira. POLÍTICA DE AVALIAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO - a práxis na formação do pesquisador
Neide Pena Cária; Nelson Lambert de Andrade. MATERIAL DIDÁTICO SOB A LÓGICA DO MERCADO - UMA QUESTÃO DE POLÍTICA EDUCACIONAL
Neila Pedrotti Drabach. A MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DO ENSINO PÚBLICO ESTADUAL DO RS - IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA
Nelson Cardoso Amaral; José Marcelino de Rezende Pinto. O FINANCIAMENTO DAS IES BRASILEIRAS EM 2005 - RECURSOS PÚBLICOS, PRIVADOS E CUSTO DOS ALUNOS
Nesdete Mesquita Corrêa. A EDUCAÇÃO ESPECIAL E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) - EM FOCO O PROGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
Neusa Andreolla; Flávia Eloisa Caimi; Adriana Dickel. EM BUSCA DO PROTAGONISMO DO(A) PROFESSOR(A) EM SEU PROCESSO FORMATIVO - UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Neusa Andreolla; Flávia Eloisa Caimi; Flávia Eloisa Caimi. EM BUSCA DO PROTAGONISMO DO(A) PROFESSOR(A) EM SEU PROCESSO FORMATIVO - UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Neusa Chaves Batista. GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO - UM ESTUDO DE SITUAÇÕES E TENDÊNCIAS NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS EM MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL
Neusa Esméria da Silva. EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO; REVELANDO CONCEPÇÕES SOBRE A INTEGRAÇÃO
Ney Cristina Monteiro de Oliveira; Orlando Nobre Bezerra de Souza; Maria do Socorro da Costa Coelho. A Democratização da Gestão Educacional - o desafio da institucionalização de dinâmicas...
Nilsa de Oliveira Pawlas; Adriana Calil Miguel. PROJETO DE RECICLAGEM EM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Olenêva Sanches Sousa. ETNOMATEMÁTICA - POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO, NA PERSPECTIVA DA TRANSDISCIPLINARIDADE CRÍTICA
Olgaíses Cabral Maués. AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Olgamir Amância Ferreira Paiva TRANSFERÊNCIA DE RENDA E EDUCAÇÃO - o assistencial e o estratégico em movimento
Oliria Mendes Gimenes; Andréa Maturano Longarezi. AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA - UM OLHAR A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Oneide Campos Pojo. AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS COM O INSTITUTO AYRTON SENNA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARAENSE - DO QUE ESTAMOS FALANDO
Ortenila Sopelsa; Lucivani Gazzóla. A CONCEPÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA - UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A GESTÃO
Oséias Santos de Oliveira. CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - PERSPECTIVAS DE CONSOLIDAÇÃO DE PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS NO ENSINO PÚBLICO
Patrícia Maneschy D. Costa; Mirian Paura S. Z. Grinspun. DISPOSIÇÃO PARA ORGANIZAÇÃO ADNIMISTRATIVA VOLTADA AO DESENVOLVIMENTO CULTURAL PARA FORMAÇÃO DA JUVENTUDE - PARALELOS OU CONVERGENTES
Pauleany Simões de Morais. PARTICIPAÇÃO COMO FORMA DE AMPLIAÇÃO DOS ESPAÇOS DEMOCRÁTICOS - CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS PARA GESTÃO DA ESCOLA
Paulo César Geglio; José Achilles de Lima Neves. O TRABALHO DO PROFESSOR SEM O APOIO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
Paulo da Silva Rodrigues. A TERCEIRIZAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR - A EXPERIÊNCIA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Paulo Eduardo dos Santos; Artemis Torres. DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ - O ESTATUTO DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DA COMUNIDADE ESCOLAR
Paulo Gomes Lima. CONDICIONANTES SÓCIO-HISTÓRICOS DA GESTÃO PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA DA ESCOLA E O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
Pelegrino Santos Verçosa. A GESTÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO - CONSTRUÍNDO OS MARCOS NORMATIVOS NO CONTEXTO DA MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO E DO REGIME DE COLABORAÇÃO
Polnei Dias Ribeiro. O FEDERALISMO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS - UM ESTUDO A PARTIR DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Quelen Gianezini. A EXPANSÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFETs) NO RIO GRANDE DO SUL E O ENSINO JURÍDICO
Quelen Gianezini. A FORMAÇÃO DO SUJEITO POLÍTICO NA UNIVERSIDADE: A MEMÓRIA E O PAPEL DOS ESTUDANTES E DOCENTES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE EXPANSÃO DE UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL
Rafaela Reis Azevedo de Oliveira . MINISTÉRIO PÚBLICO E A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO EM JUIZ DE FORA
Raimunda de Souza Gomes. A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NA VISÃO DOS PROFESSORES E DAS PROFESSORAS
Ralf Hermes Siebiger. INFLUÊNCIAS DO PROCESSO DE BOLONHA EUROPEU NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS E NA CRIAÇÃO DE UNIVERSIDADES FEDERAIS
Raquel Amorim dos Santos. ESTADO DO CONHECIMENTO DA ÁREA DE EDUCAÇÃO E RELAÇÕES RACIAIS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (2000-2010)
Raquel Pereira Chainho Gandini; Sandra Aparecida Riscal. ANISIO TEIXEIRA E A EDUCAÇÃO PÚBLICA - ASPECTOS DE SUA CONCEPÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO CONTRA PRIVILÉGIOS E CLIENTELISMO
Regilson Maciel Borges; Adolfo Ignacio Calderón. A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - O QUE DIZEM AS REVISTAS CIENTÍFICAS BRASILEIRAS
Regina Célia Barbalho. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO MECANISMO DE GESTÃO PARTICIPATIVA
Regina Magna Bonifácio de Araújo. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES - AS EM DEBATE - A EXPERIÊNCIA DO PROFPEB
Regina Tereza Cestari de Oliveira; Ester Senna - O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS NO CONTEXTO DO PDE - A DIMENSÃO GESTÃO EDUCACIONAL NO PAR DE MUNICÍPIOS SUL-MATO-GROSSENSES
Reginaldo Célio Sobrinho; Mariana Aguiar Correia Lima. A PROCESSUALIDADE DE UM GRUPO DE ESTUDOS - REFLEXÕES SOBRE POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Renata Serafim Bernardi. “PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES MEC-UFSCAR” - UMA ANÁLISE DO PROVIMENTO DE CARGOS DE DIRETORES E AS PRÁTICAS PATRIMONIALISTAS NOS PÓLOS DE CAMPO LIMPO PAULISTA E OURINHOS
Ricardo Ferreira Vitelli; Cleonice Silveira Rocha; Rosangela Fritsch. ESTUDO SOBRE EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA - APLICAÇÃO DE REGRESSÃO LOGÍSTICA
Rita de Cássia da Silva Oliveira; Paola Andressa Scortegagna. EJA EM PONTA GROSSA - CARACTERÍSTICAS DO PÚBLICO DISCENTE
Rita de Cássia Oliveira. POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DIRETO ÀS ESCOLAS E QUALIDADE DO ENSINO - DESAFIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR
Rogério Drago. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E INCLUSÃO ESCOLAR - UM DIÁLOGO POSSÍVEL
Rogério Fernandes Gurgel. O MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARAIBANA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS.
Rogério Lustosa Victor; Lúcia Helena Rincon Afonso. ENSINO DE HISTÓRIA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Romilda Teodora Ens; Simone Weinhardt Withers. POLÍTICAS EDUCACIONAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TRABALHO DOCENTE - o que dizem os textos da RedESTRADO em 2006 e 2008
Romilson Lopes Sampaio; Ana Rita Silva Almeida. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O MUNDO DO TRABALHO - UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA.
Ronaldo Marcos de Lima Araujo; Maria Auxiliadora Maués de Lima Araujo. A LÓGICA DO CAPITAL NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARAENSE
Rosa Maria Silva Furtado; Ivan Luiz Novaes. SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE BARREIRAS – BA - UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE INTERAÇÃO E ARTICULAÇÃO
Rosana Cristina Carvalho Fraiz. A GESTÃO ESCOLAR E O IMAGINÁRIO SOCIAL DE PODER
Rosana Evangelista da Cruz. JANUSZ KORCZAK E A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR CONTEMPORÂNEA
Rosane Kreusburg Molina; Rodrigo Alberto Lopes. POLITICAS EDUCACIONAIS E DE GESTÃO - DESAFIOS E IMPACTOS NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Rosângela de Fátima Cavalcante França; Maria Cecília de Oliveira Micotti. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES - ENTRE OS DISCURSOS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Rosângela Gavioli Prieto; Simone Girardi Andrade. AÇÕES E MOVIMENTOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e Silva; Wilma de Nazaré Baía Coelho. A ESCOLA E A CULTURA ESCOLAR - É possível controlar as diferenças no-pelo currículo
Rosângela Maria de Oliveira Silva. PCCR-NATAL-RN - UM ESTUDO DA POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOCENTE
Rosaria da Paixão Trindade. PLAN0 DE DESENV0LVIMENT0 DA ESC0LA AS C0NTRIBUIC0ES D0 PLANEJAMENT0 NA GESTA0 ESC0LAR
Roseli Regis dos Reis. SELEÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO MÉDIO PÚBLICO ESTADUAL PAULISTA - um desafio para a gestão escolar.
Rosemary dos Santos Telles. O ALTO ÍNDICE DE RETENÇÃO NA NARRATIVA DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO CICLO I - DIFICULDADES E PROPOSIÇÕES DE AVANÇOS PARA O ALCANCE DO SUCESSO ESCOLAR.
Rosemeri Scalabrin; Ana Lúcia A. Aragão. EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO POLITICA PÚBLICA EDUCACIONAL - A GESTÃO PARTICIPATIVA NO ENSINO SUPERIOR
Rosenery Pimentel do Nascimento; Wilson Camerino dos Santos Junior. SISTEMAS DE ENSINO E O FEITIÇO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS - UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Rosilda Arruda Ferreira. O CONCEITO DE REDES DE INTERAÇÃO SOCIAL APLICADO À GESTÃO ESCOLAR - UMA LEITURA A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE NORBERT ELIAS
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani. QUALIDADE DA EDUCAÇÃO - A (IM) PERTINÊNCIA DA GESTÃO ENFRAQUECIDA
Ruth Meyre Mota Rodrigues. EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E GESTÃO EDUCACIONAL
Salomão Mufarrej Hage. EDUCAÇÃO DO CAMPO, LEGISLAÇÃO E IMPLICAÇÕES NA GESTÃO E NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DE PROFESSORES DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS
Sâmia Pedroza. A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO - NECESSIDADE DE UMA NOVA GESTÃO ESCOLAR
Sandra Faria Fernandes. A IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA NO ESTADO DE SÃO PAULO - ENTRE O COMPROMISSO INDIVIDUAL E A RESPONSABILIDADE INSTITUCIONAL.
Sandra Maria de Aguiar Rocha; Jussara Martins Albernaz. INTRODUÇÃO DAS PRIMEIRAS PROGRAMAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR ATRAVÉS DO “PROJETO HISTÓRIA VIVA”
Savana Diniz Gomes Melo. O ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL E O TRABALHO DOCENTE NO BRASIL E NA ARGENTINA
Severino Vilar de Albuquerque. FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNIDICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS – MA - UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES PARA
Shirley Silva. EDUCAÇÃO, PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO, DIVERSIDADE - EM FOCO AEDUCAÇÃO ESPECIAL
Sidney Reinaldo da Silva. DISTRIBUIÇÃO, RECONHECIMENTO, PARTICIPAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Silmar Leila dos Santos. O QUE SE FAZER MEDIANTE AO ABSENTEÍSMO DOCENTE – ANÁLISE SOBRE ORIENTAÇÕES DA SECRETÁRIA MUNICIPAL
Silvana Aparecida de Souza. GESTÃO DEMOCRÁTICA- CONSIDERAÇÕES ACERCA DE ALGUNS FATORES RELATIVOS À ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA
Silvia Helena Andrade de Brito; Kátia Karine Duarte da Silva. A DISCIPLINA SOCIOLOGIA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO DO SUL (1999-2006)
Silvio Cesar Nunes Militão. FUNDEB - MAIS DO MESMO
Simone Alves Cassini. Conflito federativo - Relação intergovernamental e política educacional.
Simône de Oliveira Alencar; Angela Maria Gonçalves de Oliveira. A GESTÃO DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NA FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Simone Estigarribia de Lima; Vanessa Ramos Ramires. FATORES EXPLICATIVOS DE BOM DESEMPENHO NO IDEB - A REALIDADE DE BELA VISTA-MS
Simone Medeiros. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
Simony Rafaeli Quirino. ORÇAMENTO PÚBLICO COMO FONTE DE ESTUDOS EDUCACIONAIS
Sinara Pollom Zardo. A INCLUSÃO ESCOLAR DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE GOIÁS - LIMITES E DESAFIOS PARA A ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO
Síntia Said Coelho; Maria Celi Chaves Vasconcelos. A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PÓS LDBEN - TERRITÓRIOS DISPUTADOS
Sofia Lerche Vieira; Eloisa Maia Vidal. FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS DO CEARÁ - A BUSCA DE CONCILIAÇÃO ENTRE DESPESAS E QUALIDADE
Solange Toldo Soares. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL - PEDAGOGIA É DOCÊNCIA
Sonia Martins de Almeida Nogueira; Otávio Cordeiro de Paula. POLÍTICA EDUCACIONAL E O DIREITO À EDUCAÇÃO - UMA ABORDAGEM DESCRITIVA COMO REFERENCIAL DA PROPOSTA DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Sonia Regina Mendes dos Santos; Catiana Fernandes de Oliveira. O CONTEXTO INSTITUCIONAL DA ESCOLA E A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES -POSSIBILIDADES PARA AUTONOMIA
Sonia Silva Barreto. CAPITALISMO, ESTADO E EDUCAÇÃO - O IMPACTO DO MODELO GERENCIAL NA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Sueldes de Araújo. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR -ESTRATÉGIA PARA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
Sueli Borges Pereira. O MODELO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL NA IMAGEM DOS PROFESSORES E DO LIVRO DIDÁTICO - qual identidade nos programas curriculares
Sueli Menezes Pereira. A DEMOCRATIZAÇÃO DOS SISTEMAS PÚBLICOS DE ENSINO - O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM ANÁLISE
Sueli Salva; Neusa Maria Roveda Stimamiglio. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES - EXPECTATIVAS, MOTIVAÇÕES E DIFICULDADES
Suellen da Silva Chaves. A PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA COMO UM PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO
Suely Fernandes Coelho Lemos; Elisangela Bernado. ACESSO AO PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA)
Suely Ferreira. OS DESAFIOS DA UNIVERSIDADE EUROPEIA MEDIANTE O PROCESSO DE BOLONHA
Swamy de Paula Lima Soares. JUVENTUDE E DIVERSIDADE - CONSIDERAÇÕES SOBRE O PERFIL DOS PARTICIPANTES DO PROJOVEM
Taísa Caldas Dantas; Alessandra Miranda Mendes Soares; Windyz Brazão Ferreira. UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS QUE GARANTEM O DIREITO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA À EDUCAÇÃO
Talamira Taita Rodigues Brito; Ana Maria de Oliveira Cunha. A Pós-Graduação no Brasil - formando professores para o exercício do Magistério Superior. Reflexões a partir do Instituto de Biologia
Tania Suely Antonelli Marcelino Brabo. DEMOCRACIA, DIREITOS HUMANOS E GENERO POLITICAS E PRATICAS NA ESCOLA PUBLICA
Tathyana Gouvêa da Silva. AÇÕES E PRÁTICAS DO DIRETOR ESCOLAR - DA ORIGEM ÀS CARACTERÍSTICAS ATUAIS DA PROFISSÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO.
Telma Guerreiro Barroso. ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA DA ESPECIALIZAÇÃO NO ESTADO DO PARÁ.
Telmo Marcon. POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INDÍGENA - DA TUTELA À EMANCIPAÇÃO
Teresa Cristina Barbo Siqueira; Maria Esperança Fernandes Carneiro; Maria Cristina Dutra Mesquita. Algumas reflexões sobre as Mudanças na corporeidade-subjetividade durante a formação universitária
Thais Pacievitch. POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANENCIA NO ENSINO SUPERIOR - AS EXPERIÊNCIAS DE UMA BOLSISTA DO PROUNI
Thelma Lucia Pinto Polon; Alicia Maria Catalano de Bonamino. IDENTIFICAÇÃO DOS PERFIS DE LIDERANÇA E CARACTERÍSTICAS RELACIONADAS À GESTÃO PEDAGÓGICA EM ESCOLAS EFICAZES
Theresa Adrião; Vera Peroni. CONSEQUENCIAS DA ATUAÇÃO DO INSTITUTO AYRTON SENA PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA...
Ubirajara Couto Lima; Geisa Pereira Gomes; Larissa Monique de Souza Almeida; Thiana do Eirado Sena de Souza. OS PERCURSOS DO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE POLÍTICAS E GESTÃO EDUCACIONAL ...
Vagner Rosalem; Maria Marta Lopes Flores; Nádia Campos Pereira; Nádia Campos Pereira. NOVAS TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO
Valcinete Pepino de Macedo. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DAS MUDANÇAS EDUCATIVAS
Valdelaine Mendes. A EXPANSÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL - DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO
Valdete Côco. EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL
Valéria Andrade Silva; Miguel Henrique Russo. REFORMA EDUCACIONAL E PRÁTICA DOCENTE - O DISCURSO SOBRE A APROPRIAÇÃO DOS SEUS FUNDAMENTOS NA ESCOLA
Vanéli do Carmo Dornelles; Flávia Eloisa Caimi. O SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR NA CONCEPÇÃO DEMOCRÁTICO-PARTICIPATIVA VIABILIZA O CRESCIMENTO QUALITATIVO DA INSTITUIÇÃO
Vani Moreira Kenski. A CO-ESPECIALIZAÇÃO COMO OPÇÃO COLABORATIVA PARA A GESTÃO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS A DISTANCIA ON-LINE
Vânia Lúcia de Oliveira. CIBERCULTURA E CONTEMPORANEIDADE - DESAFIOS EMERGENTES NA ESCOLA
Vânia Márcia da Silva Laurentino. A Gestão Escolar e o Referencial Curricular dE Educação Básica para as Escolas Públicas de Alagoas.
Vanisse Simone Alves Corrêa. GÊNERO E PODER - A FORÇA DO GLASS CEILING NA GESTÃO ESCOLAR BRASILEIRA
Vera Lúcia Jacob Chaves. PERFIL DO FINANCIAMENTO E DA EXPANSÃO DO SETOR PÚBLICO E PRIVADO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA PÓS-LDB
Vera Lúcia Reis da Silva. PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO - EM BUSCA DE ESPAÇO NA GESTÃO PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Vera Maria Nigro de Souza Placco; Camila Igari; Ailton Souza de Oliveira; Marili Moreira da Silvavieira. MOVIMENTOS IDENTITÁRIOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Vera Regina Dalri; Stela Maria Meneghel. O ENSINO MÉDIO PÓS-LDBEN-1996 - AVANÇOS E DESAFIOS
Verônica Lima Carneiro. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL - O EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE
Veronica Soares Fernandes. 0 PLANEJAMENT0 DA EDUCACA0 EM MUNICIPI0S DE BAIX0 IDEB N0 N0RDESTE D0 BRASIL
Victor Novicki; Sara Rozinda Martins Moura Sá dos Passos. DO CANP-UFF AO CAMPUS NILO PEÇANHA-PINHEIRAL-IFRJ - DESAFIOS À IMPLEMENTAÇÃO DE CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
Vilma Aparecida de Souza; Maria Aparecida Guerra Lage. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL NO FINAL DO SÉCULO XX E INÍCIO DO SÉCULO XXI - EM FOCO AS POLÍTICAS BRASILEIRAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Virginia Georg Schindhelm. EDUCAÇÃO INFANTIL E SEXUALIDADE. DISCURSOS QUE AS LEGITIMAM E AS FUNDAMENTAM
Virginia S. F. Cavazzani. GESTÃO ESCOLAR - TRAJETÓRIAS DA FORMAÇÃO
Vitor Henrique Paro. AUTONOMIA DO EDUCANDO NA ESCOLA FUNDAMENTAL - UM TEMA NEGLIGENCIADO
Vitória Helena Cunha Espósito; Neide de Aquino Noffs. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO - DA PROPOSIÇÃO À AÇÃO
Viviani Fernanda Hojas. AS EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO À ATUAÇÃO DO DIRETOR DE ESCOLA NO ESTADO DE SÃO PAULO
Waldeck Carneiro; Flavia Araújo; Flavia Araújo. POLÍTICA EDUCACIONAL NO ANTIGO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - APONTAMENTOS SOBRE O GOVERNO CELSO PEÇANHA (1961 a 1962)
Wilney Fernando Silva. EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS
Wivian Weller; Cláudia Denís Alves da Paz. GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS - AVANÇOS E DESAFIOS
Yara Fonseca de Oliveira e Silva; Marlene Barbosa de Freitas Reis. EDUCAÇÃO SUPERIOR NO ESTADO DE GOIÁS - DESAFIOS E LIMITES

 

© 2010 Associação Nacional de Política e Administração da Educação