Diversidade e Acessibilidade
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Diretrizes da Comissão de Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas para atividades no VIII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e no XI Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Informamos que a autoria dessas Diretrizes é da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), a quem agradecemos a disponibilização.
1. Diretrizes para apresentações em geral
• Pessoas palestrantes/apresentadoras devem enviar à equipe de acessibilidade um roteiro ou texto base e/ou slides da apresentação com, no mínimo, 15 dias de antecedência para que possamos encaminhar às pessoas intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), quando necessário.
• Durante a apresentação, orienta-se, preferencialmente, uma fala pausada e com o rosto virado para as/os/es espectadoras/os/es , considerando que algumas pessoas se beneficiam com a leitura labial. Caso faça uso de microfone, deve-se tomar cuidado para que este não cubra a boca, em virtude do mesmo motivo. Preserve a comunicação acessível (escrita simples, fala simplificada).
• Antes de começar a apresentação, realize sua audiodescrição, bem como a descrição do cenário, ainda que breve, em que você está. Por exemplo: "Sou uma mulher negra, cabelos longos e castanhos, uso uma camisa azul. Atrás de mim há uma parede com estante e livros. Fim da descrição.".
• Apresentações em Power Point e/ou outras ferramentas de criação/edição e exibição gráfica:
1. Cuidado para não utilizar fontes muito pequenas (no mínimo fonte 20) e prefira fontes sem serifa (como Arial, Tahoma, Verdana e Calibri) para não prejudicar o acesso de pessoas com baixa visão e/ou disléxicas ao conteúdo do slide.
2. Caso opte pelo uso de slides, procure não referenciar o conteúdo apontando com as mãos, ou sinalizando com apontador. Se o fizer, sinalize verbalmente onde está apontando e descreva as imagens/material indicado. Utilize cores que contrastam com o fundo. Os contrastes mais comuns são: preto e branco; preto e amarelo. Procure, no início de sua apresentação, descrever o seu material. Por exemplo: "Meus slides são todos com fundo branco e letra preta". Descreva o que há em cada um deles ao longo da sua apresentação. Por exemplo: "Nesse slide trago o conceito de gênero...".
3 Quando houver nome de autoras/es/us, palavras indígenas ou estrangeiras, é importante que sejam soletradas na apresentação para facilitar a interpretação.
• Sobre vídeos e imagens utilizados durante a palestra/apresentação:
a) Vídeos: faça uma breve apresentação do tema e do vídeo. No decorrer do vídeo, descreva algo essencial para o entendimento das/os/es espectadoras/es/us.
b) Imagens e ou representações estáticas: faça uma breve descrição do que considerar mais importante na imagem apresentada.
Sugestões:
A imagem deve possuir legenda e descrição. Escreva primeiro a legenda que indica o que será representado na imagem. A descrição deve ser colocada sempre depois da imagem.
Anunciar o tipo de imagem: fotografia, imagem, cartaz, ilustração, desenho, folder, capa de livro e outros.
Uma boa descrição sempre responderá quatro perguntas: “O quê?”, “Quem?”, “Onde?” e “Como?”.
Utilizar a hashtag #ParaTodasAsPessoasVerem
Defina o que é relevante e importante (uma pessoa e suas características, a ação, a paisagem, o produto ou outro aspecto).
Inicie a descrição sempre da esquerda para a direita e de cima para baixo, seguindo a ordem de escrita e leitura ocidental.
No caso de imagens com somente uma cor, mas em vários tons, mencione tal característica (imagem em tons de cinza, em tons de sépia, em branco e preto). Caso a imagem seja colorida, não é necessário informar “imagem colorida”, pois você deverá descrever as cores dos elementos da imagem na descrição e a indicação ficará redundante. Se você já vai dizer que "a moça está de casaco vermelho, ao lado de flores amarelas", não precisa dizer que a foto é colorida.
Descrever todos os elementos de um determinado ponto da foto e só depois passar para o próximo ponto, criando uma sequência lógica.
Descrever com períodos curtos (pode-se falar com 3 palavras).
É bom começar pelos elementos menos importantes, contextualizando a cena, e ir afunilando até chegar no ponto chave da imagem.
Evitar tipos de adjetivos e impressões. O “juízo de valor” fica à cargo da pessoa que está fazendo uso da descrição.
Ao final, escrever: fim da descrição.
1. Quando se referir a imagens, cenas, durante uma apresentação ou mesmo quando estiver conversando com uma pessoa com deficiência visual ou baixa visão, evite utilizar expressões como: "como podem ver", “aqui”, “ali”.
2. Na construção de textos para publicação, faça as notas de rodapé de modo acessível, indicando seu início e seu fim. Ao passar o leitor de tela, essa indicação ajuda as pessoas com deficiência visual a entenderem quando a nota começa e termina. Siga o exemplo abaixo, na própria nota .
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