Conferencistas

Notícias
Carlos Roberto Jamil Cury

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Fez seu pós-doutorado, em 1994, junto à Faculdade de Direito do Largo S.Francisco- USP. A seguir, agora juntCarlos Roberto Jamil Curyo à Université de Paris (René Descartes, em 1995, continuou seus estudos pós-doutorais. Entre 1998-1999 fez outros estudos de pós-doutorado na École des Hauts Études en Sciences Sociales, EHESS, França. Em 2011 fez um estágio posdoutoral na UFRJ. É professor titular (aposentado) da Faculdade de Educação da UFMG da qual é professor emérito. Também foi pro-reitor adjunto de pesquisa desta universidade. É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais atuando na Graduação e Pós-Graduação (mestrado e doutorado). Foi membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais. Entre 1996 e 2004 foi membro do Conselho Nacional de Educação(CNE) na Câmara de Educação Básica (CEB) da qual foi seu presidente por duas vezes. Foi Presidente da CAPES em 2003 e membro do CTC da Educação Básica (2009-2011) da CAPES. Foi membro da Comissão de Educação da SBPC e membro atual do seu Conselho Nacional . Foi também membro da Câmara de Ciências Humanas da FAPEMIG. É membro do Conselho Superior da CAPES. Tem experiência na área de Direito à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: lei de diretrizes e bases, política educacional, legislação educacional e educação de jovens e adultos. É professor há 50 anos e pesquisador 1A do CNPq.



João Barroso

Professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, tendo exercido as funções de Vice-Reitor da Universidade de Lisboa, entre 2011 e 2013 (julho), de Coordenador da Área Estratégica de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, entre 2009 e 2011 e de Presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, entre 2005 e 2009.João Barroso É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, possui o Diplome d’ Études Approfondies (DEA) em Ciências da Educação pela Universidade de Bordéus (França) e é doutorado e agregado em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Exerce a sua atividade docente e de investigação no domínio da Política e da Administração da Educação, tendo integrado o “executive board“ e coordenado a equipa portuguesa nos projetos de investigação: Reguleducnetwork - “Changes in regulation modes and social production of inequalities in education systems: a Europe an Comparison” (2001-2004) e Knowandpol – The role of Knowledge in the construction and regulation of health and education policy in Europe: convergences and specificities among nations and sectors”, (2006-2011) financiados pela União Europeia (fifth and sixth Framework Programme for Research. É autor de cerca 50 livros, capítulos de livros e artigos publicados em Portugal, Brasil, Espanha, França e Bélgica. Recebeu o Prémio Rui Grácio, atribuído em 1996 pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e pela Fundação Calouste Gulbenkian, à sua obra “Os Liceus. Organização Pedagógica e Administração (1836-1960).



Pintora Helena Vasconcelos
Natural de Uberaba e reside em Goiânia há mais de 40 anos . Formada em Filosofia, especializou-se em Arte Barroca e História da Arte, na Universidade Federal de Minas Gerais. Com 16 anos de carreira artística, Helena já participou de várias exposições - individuais - coletivas . Com a obra Procissão do Fogaréu, ganhou premio na categoria de arte primitiva, do 14º Concurso Sesi Arte Criatividade. NASCIMENTO 1949 - Uberaba MG - 04 de novembro LOCAIS DE VIDA Uberaba MG Goiânia GO - desde 1988 FORMAÇÃO Graduada em História com especialização em Arte Barroca e História da Arte - UFMG


Quadro da pintora Helena Vasconcelos