Programação

geral | científica

CONFERÊNCIAS E MESAS REDONDAS

Dia 26/04/2017

10h-12h mesas redondas simultâneas

Local:
Política e gestão da educação básica: qualidade em questão
Ângelo Ricardo de Sousa (UFPR)
Antonio Lisboa Leitão Sousa (UFCG)
Pedro Ganzeli (Unicamp)
Coordenadora: Alda Maria Duarte Araújo Castro (UFRN)

Local:
Políticas de valorização dos profissionais da educação básica
Heleno Manoel Gomes de Araujo Filho (CNTE/FNE)
Juca Gil (UFRGS)
Iria Brzezinski (PUC/GO)
Coordenação: Maria de Fátima Cóssio (UFPEL)

Local:
Currículo, Gestão e Organização escolar
Marcia Ângela da Silva Aguiar (UFPE/CNE)
Maria da Salete Barboza de Farias (UFPB)
Maria Dilneia E. Fernandes (UFMS)
Coordenadora: Catarina de Almeida Santos (UnB)

Local:
Regulação, políticas educacionais e educação escolar
Jefferson Mainardes (UEPG)
Antônio Cabral Neto (UFRN)
Janete Maria Lins de Azevedo (UFPE)
Coordenador: Jorge Najjar (UFF)

Local:
14h - Apresentação cultural
14:30 - Abertura oficial
15h - Conferencia Inaugural

Estado, Políticas e gestão da educação: Tensões e agendas em (des)construção
Conferencista: Gaudêncio Frigotto (UERJ)
Coordenação: João Ferreira de Oliveira (UFG)

 

Dia 27/04/2017

10h-12h mesas redondas simultâneas

Local:
Política e gestão da educação infantil e ensino fundamental: desafios contemporâneos
Ivone Garcia Barbosa (UFG)
Adriana Valéria Santos Diniz (UFPB)
Naura Syria Carapeto Ferreira (UFPR/UTP)
Coordenação: Eduardo Augusto Moscon Oliveira (UFES)

Local:
Planos de Educação, cooperação federativa e regime de colaboração
Gilda Cardoso de Araújo (UFES)
Luiz Fernandes Dourado (UFG)
Rosilene Lagares (UFT)
Coordenação: Francisco das Chagas Fernandes (Ex-coordenador da CONAE 2010 e 2014 / Ex-Coordenador do Fórum Nacional de Educação)

Local:
Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social
Nilma Lino Gomes (UFMG)
Erasto Fortes Mendonça (UnB)
Aida Maria Monteiro Silva (UFPE)
Coordenador: Swamy de Paula Lima Soares (UFPB)

Local:
Políticas de avaliação da educação básica: padronização e responsabilização
Andreia Ferreira da Silva (UFCG)
Sandra Maria Zakia Lian Sousa (USP)
Lucia Maria de Assis (UFG)
Coordenador: Romilson Martins Siqueira (PUC GO)

 

19-21h - mesas redondas simultâneas

Local:
Qualidade da Educação, Gestão democrática e projeto político pedagógico da escola
Luciana Rosa Marques (UFPE)
Elton Luiz Nardi (UNOESC)
Magna França (UFRN)
Coordenação: Adolfo Ignacio Calderón (PUC-Campinas)

Local:
Políticas de acesso e inclusão na educação superior
Carina Elisabeth Maciel (UFMS)
Edineide Jezine (UFPB)
Alfredo Macedo Gomes (UFPE)
Coordenadora: Daniela da Costa Britto Pereira Lima (UFG)

Local: Auditório do CE
Pesquisa, pós-graduação e avaliação: tensões e perspectivas
Conferencista: Romualdo Portela de Oliveira (USP)
Debatedora: Andrea Barbosa Gouveia (UFPR/Anped)
Coordenador: Edson Francisco de Andrade (UFPE)

Dia 28/04/2017

10h-12h mesas redondas simultâneas

Local:
Universidades Públicas Federais: Dilemas e perspectivas
Edward Madureira (UFG)
Roberto Leher (UFRJ)
Luiz de Sousa Junior (UFPB)
Coordenação: Wilson Honorato Aragão (UFPB)

Local:
Políticas e práticas de formação dos profissionais da educação;
Leda Scheibe (UFSC)
Bernardete Angelina Gatti (FCC)
Miriam Fábia Alves (UFG)
Coordenação: Adriana Almeida Sales de Melo (UnB)

Local:
Políticas Públicas e Financiamento da Educação
Nelson Cardoso Amaral (UFG)
Lisete Arelaro (USP)
José Marcelino Pinto (USP)
Coordenação: Regina Tereza Cestari de Oliveira (UCDB)

Local:
Políticas e Gestão da Educação profissional
Ramon de Oliveira (UFPE)
Dante Henrique Moura (IFRN)
Ana Paula Furtado Soares Pontes (UFPB)
Coordenação: Luciana Leandro Silva (UFCG)

Local:
14h - Conferencia encerramento
A Educação brasileira em tempos de (des)ajuste
Conferencista: Luiz Carlos de Freitas (Unicamp)
Coordenação: Marcelo Soares Pereira da Silva (UFU)

 

 

PAINÉIS DE DISCUSSÃO/PESQUISA

27/04/2017: 8h-10h


Bases normativas e condições político-institucionais da gestão democrática do ensino público em sistemas municipais de ensino

Ementa: Quadro normativo e condições político-institucionais relativos à gestão democrática do ensino público na educação básica, no âmbito de sistemas municipais de ensino de diferentes estados brasileiros. Debate teórico-conceitual e análise de resultados de um mapeamento, realizado por meio de pesquisa em rede nacional, acerca da institucionalização dos sistemas municipais de ensino e dos princípios e condições político-institucionais de gestão democrática firmados na legislação desses sistemas, com destaque às estruturas, espaços e mecanismos de participação. Proposição: Rede Mapa – Projeto “Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino.”

Coordenação: Elton Luiz Nardi (Unoesc)
Coordenadora: Marilda Pasqual Schneider (Unoesc)

Painelistas:
Elton Luiz Nardi (Unoesc)
Maria José Pires Cardozo (UFMA)
Simone de Fátima Flach (UEPG)
Raimunda Maria da Cunha Ribeiro (UESPI)
Rosilene Lagares – Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Local:

Apoio: CNPq



Políticas de Educação Superior, CT&I e Produção do Conhecimento

Ementa: A presente mesa possui como objetivo central analisar o processo de expansão da educação superior e o caráter da produção do conhecimento no Brasil, procurando considerar suas interfaces com as demandas do setor produtivo através do exame das orientações político-econômicas, dos indicadores acadêmico-científicos e das tendências em curso no âmbito do financiamento, da gestão e da avaliação da pesquisa e da pós-graduação, tendo em vista compreender possíveis mudanças no habitus e no modus operandi dos respectivos campos científicos-universitários.

Coordenadora: Karine Nunes de Morais (UFG)

Painelistas:
Karine Nunes de Morais (UFG)
Mário Luiz neves de Azevedo (UEM)
Afrânio Mendes Catani (USP)

Local:

Apoio: CNPq


Plano Nacional de Educação (PNE- 2014-2024) e  suas interfaces com os planos estaduais e municipais: a região Centro-Oeste em perspectiva

Coordenadora: Regina Tereza Cestari de Oliveira (UCDB)

Painelistas:
Adriana Almeida Sales de Melo (UnB)
Karine Nunes de Moraes (UFG)
Elisângela Alves da Silva Scaff (UFGD)
Bartolomeu José Ribeiro de Sousa (UFMT)
Catarina de Almeida santos (UnB)
Maria Dilnéia E. Fernandes (UFMS)

Local:


Plano Nacional de Educação (PNE- 2014-2024) e suas interfaces com os planos estaduais e municipais: a região Nordeste em perspectiva

Coordenadora: Luciana Rosa Marques (UFPE)

Painelistas:
Magna França (UFRN)
Javan Sami Araújo Santos (UFAL)
Penildo da Silva Filho (UFBA)
Francisco Eudásio da Silva (UECE)
Francisca das Chagas Silva Lima (UFMA)
Edson Francisco de Andrade (UFPE)
Antonio Ferreira de Souza Sobrinho (UFPI)
Luiz de Sousa Júnior (UFPB) Maria da Salete Barboza de Farias (UFPB)



27/04/2017: 14h-16h


Monitoramento participativo dos Planos de Educação

Ementa: Tendo em vista o atual contexto político do Brasil de retrocessos e desconstruções na política educacional, o painel possui como temática os desafios da implementação dos Planos de Educação no país entendidos como planos de estado, de longo prazo, e, portanto, fundamentais para romper a descontinuidade das políticas e melhorar a qualidade da educação brasileira. Tem como objetivos analisar a conjuntura nacional, mapear experiências de participação social no monitoramento dos Planos de Educação e refletir possíveis caminhos para fortalecer a gestão democrática em educação e o controle social das políticas educacionais. Proposição: Iniciativa De Olho nos Planos que busca ampliar e pluralizar o debate público sobre a importância da participação de todos(as) na construção de Planos de Educação.

Coordenação: Denise Carreira – Ação Educativa

Painelistas:
Denise Carreira – Ação Educativa
Representantes do Comitê da Iniciativa De Olho nos Planos (Unicef, Campanha, Uncme, Undime, Anpae, Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação e Instituto C&A).

Local:


Estratégias de privatização da Educação Básica no Brasil: estudos sobre as redes estaduais de ensino- 2005/2015

Ementa: Apresentar resultados de pesquisa, desenvolvida no âmbito do Greppe, a respeito de estrategias de privatização da educação básica operadas por programas ou políticas de governos estaduais no período de 2005 a 2015. A pesquisa considera, para efeito de análise, três dimensões da educação: gestão escolar; oferta educacional e processos pedagógicos.  O recorte temporal tem por critério a vigência da Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000 ( Lei de Responsabilidade Fiscal). Proposição: Projeto: Mapeamento de Estratégias de Privatização da Educação Básica no Brasil (2005-2015).

Coordenação da pesquisa: Theresa Adrião. 
Coordenação: Dalva Franco - (FMEI-SP)

Painelistas:
Theresa Adrião (Unicamp)
Luciane Muniz Barbosa (Unicamp)
Raquel Fontes Borghi (Unesp)
Regiane Helena Bertgana (Unesp)
Teise Garcia (USP-RP)
Cassia Domiciano (UMESP)

Local:

Apoio: CNPq e FAEPEX/UNICAMP


Desafios da gestão da educação superior nos países de língua portuguesa. O papel da FORGES

Ementa: Configuração da educação superior em diferentes países e regiões de Língua Portuguesa no atual contexto da crise mundial do capitalismo. Atuação da FORGES no âmbito da Cooperação acadêmica cientifica nos países de Língua Portuguesa. Proposição: FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa.

Coordenação: Maria Luisa Machado Cerdeira (Presidente da FORGES) – Universidade de Lisboa

Painelistas:
Nelson Cardoso Amaral – Universidade Federal de Goiás
Vera Lúcia Jacob Ribeiro Chaves – Universidade Federal do Pará
Alda Maria Duarte Araújo Castro - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Márcia Ângela de Aguiar - Universidade Federal de Pernambuco
Maria da Salete Barboza de Farias – (Mediadora)


Plano Nacional de Educação (PNE- 2014-2024) e suas interfaces com os planos estaduais e municipais: a região Sudeste em perspectiva

Coordenador: Jorge Nassim Vieira Najjar (UFF)

Painelistas:
Eduardo Augusto Moscon Oliveira (UFES)
Lúcia de Fátima Valente (UFU)
Jorge Nassim Vieira Najjar (UFF)
Graziela Zambão Abdian (UNESP)

Local:

28/04/2017: 8h-10h

Educação Superior a Distância: Institucionalização, Políticas Públicas e Gestão  em Questão

Ementa: Dentre o atual contexto politico e social vivenciado no Brasil de incertezas e desconstruções na esfera educacional, o painel possui como temática os desafios da  institucionalização, as políticas públicas e a gestão da modalidade a distância na educação superior no Brasil. Tem  como objetivo caracterizar e analisar as políticas públicas educacionais para a area, programas, planos, ações,  processos, a organização, a gestão e as práticas de implementação e institucionalização da modalidade nas instituições de Educação Superior. Proposição: Projeto - “Institucionalização da Educação Superior a Distância nas Universidades Federais da Região Centro-Oeste: Processos, Organização e Práticas”.

Coordenação: Daniela da Costa Britto Pereira Lima (UFG)
Coordenação: Daniela da Costa Britto Pereira Lima – Universidade Federal de Goiás (UFG)

Painelistas:
Catarina de Almeida Santos (UNB)
Juliana Guimarães Faria (UFG)
Giselle Cristina Martins Real (UFGD)

Local:

Apoio: CNPq


Plano Nacional de Educação (PNE- 2014-2024) e suas interfaces com os planos estaduais e municipais: a região Sul em perspectiva

Coordenadora: Maria de Fátima Cóssio (UFPEL)

Panelistas:
Juca Gil (UFRGS)
Elton Luiz Nardi (UNOESC)
Marilda Pasqual Schneider (UNOESC)

Local:


A Relação Educação e Pobreza no Estado de Pernambuco: dimensionando entraves, construindo perspectivas

Ementa: Debate teórico e conceitual e análise de resultados de pesquisa desenvolvida em municípios do estado de Pernambuco acerca da situação de pobreza e da desigualdade social persistente na rede pública de ensino, bem como as vivências didático-pedagógicas voltadas para a superação da realidade vigente. Proposição: Grupo de Pesquisa: Educação e Pobreza: dimensionando entraves, construindo perspectivas.

Coordenação: Edson Francisco de Andrade (UFPE/Anpae-PE).
Coordenação: Darci Barbosa Lira de Melo  (UFPE)

Painelistas:
Edson Francisco de Andrade (UFPE)
Ana Lúcia Borba de Arruda (UFPE)
José Amaro Barbosa da Silva - Secretaria de Educação de Pernambuco (SEDUC/Pernambuco)
Edione Pires Cabral - Secretaria de Educação de Pernambuco (SEDUC/ Programa Bolsa Família/Pernambuco).

Local:
Apoio: CNPq