VI ENCONTRO ESTADUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO EM EDUCAÇÃO – ANPAE/SEÇÃO-BAHIA
VI ENCONTRO DO FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA (FEEBA) E À REDE DE FÓRUNS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
II ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA E OBSERVATÓRIOS SOBRE POLÍTICA EDUCACIONAL E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
04, 05 e 06 de dezembro de 2025
TEMA:
“Educação, Democracia e Participação: planos decenais como eixos das políticas educacionais no território baiano”.
DATA FINAL PARA SUBMISSÃO FOI PRORROGADA PARA 15/11/2025
Apresentação
Nos dias 04, 05 e 06 de dezembro de 2025, Salvador será o cenário de um encontro decisivo para o debate e a construção coletiva das políticas educacionais no território baiano: o VI Encontro Estadual da ANPAE Bahia e o VI Encontro do Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEEBA) e à Rede de Fóruns Municipais de Educação. Na oportunidade estarão reunidos também programas de pós-graduação, grupos de pesquisa e pesquisadores no II Encontro de Grupos de Pesquisa e Observatórios em Política Educacional e Gestão da Educação.
Promovido pela Direção Estadual da ANPAE, sua coordenação colegiada e seus associados, em parceria com Instituições Públicas de Ensino Superior, redes de Educação Básica e com o apoio de diversos setores sociais o evento reúne poder público e sociedade civil organizada em torno de um objetivo comum: fortalecer a educação pública, democrática, inclusiva e de qualidade social. A iniciativa conta ainda com a parceria especial da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) e da UNDIME-BA, ampliando sua relevância e alcance.
Para esta edição, a comissão organizadora convida diferentes atores sociais e instituições a se engajarem no debate em torno do tema: “Educação, Democracia e Participação: planos decenais como eixos das políticas educacionais no território baiano”. O encontro constitui uma oportunidade singular para que setores sociais e segmentos educacionais discutam os desafios e as perspectivas da educação brasileira e baiana — da creche à pós-graduação — e apontem caminhos para a formulação dos próximos planos decenais subnacionais (2026–2036). Trata-se de um esforço coletivo e articulado pela consolidação de um projeto educacional para a Bahia e para o Brasil, no contexto da aprovação do PNE 2025/2035, da elaboração dos Planos Subnacionais e da instituição do Sistema Nacional de Educação
A edição anterior, realizada em 2024, teve como eixo “Do PNE aos PMEs: Gestão Democrática e políticas para a educação básica, com formação e valorização dos(as) profissionais da Educação”, configurando-se como um espaço plural, rico e representativo, que alcançou alto nível de satisfação dos participantes e repercutiu no campo de estudos e nas políticas públicas da Bahia. Em 2025, o encontro se apresenta como um convite à continuidade desse processo, ampliando a reflexão, a avaliação, os debates e as proposições em torno da Educação Básica.
O Encontro Estadual também se insere como etapa preparatória da ANPAE e de seus associados para o XXXII Simpósio Nacional da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e o Colóquio de Políticas e Gestão da Educação Básica, que ocorrerão em Salvador, de 14 a 18 de junho de 2026, com o tema: “Democracia, soberania e educação: o Estado, as políticas públicas e os projetos em disputa”. Além disso, prepara-se para o XIII Encontro Regional Nordeste da ANPAE, que acontecerá em Campina Grande (PB), em março de 2026, com o tema: “Plano Nacional de Educação: desafios e perspectivas em defesa da democracia e da soberania nacional”.
Cabe destacar ainda que a ANPAE criou sua Escola de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação, com o objetivo de fortalecer o campo de lutas, proposições e disputas em torno de projetos emancipatórios de formação continuada. Nesta edição, de forma transversal à programação, serão realizadas ações em parceria com a Federação dos Trabalhadores da Educação (FTE) e de outros segmentos representativos dos profissionais da educação básica, visando contribuir diretamente para a formação continuada de profissionais do sistema público de ensino, elevando os padrões de qualidade e incentivando práticas político-pedagógicas fundamentadas em princípios éticos, políticos, pedagógicos, estéticos e sociais.
As escolhas de parceiros, do público-alvo e dos temas a serem debatidos no VI Encontro da ANPAE Bahia evidenciam o compromisso da entidade com a defesa do Estado Democrático de Direito, da soberania nacional e da construção de políticas educacionais articuladas no âmbito federativo (União, Estados e Municípios). Nesse horizonte, destacam-se os esforços para a instituição do novo PNE (2024-2034), do novo PEE-BA (2026-2036) e dos novos Planos Municipais de Educação, que devem se constituir como epicentros das políticas educacionais para a Educação Básica, tendo como eixo central a garantia do direito social à educação pública, com gestão democrática, inclusiva, laica e de qualidade social.
A programação contará com conferências, plenárias, mesas-redondas, apresentação de trabalhos, painéis de discussão, pesquisas e minicursos, organizados a partir de 10 eixos temáticos. Essa dinâmica busca promover a socialização e a análise de estudos e experiências em políticas, gestão e práticas de administração e avaliação da educação nos diferentes níveis, etapas e modalidades.
Entre as temáticas a serem debatidas, destacam-se: políticas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio; alfabetização; educação integral; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação Inclusiva; Educação do Campo; e questões relacionadas às relações étnico-raciais. Também estarão em pauta a gestão democrática, a formação e valorização dos(as) trabalhadores(as) da Educação, bem como debates sobre financiamento da educação e relações federativas.
A expectativa é de que esta edição alcance ainda maior representatividade, reunindo mais de 400 participantes oriundos dos diferentes territórios e municípios da Bahia. Entre eles estarão associados da ANPAE, dirigentes e membros de associações científicas como ANPEd, ANFOPE, REDAP e ENDIPE, pesquisadores(as) da área e de áreas afins, gestores(as) e profissionais da educação básica e superior. Será, portanto, uma grande oportunidade para a comunidade baiana debater os principais temas e desafios da educação que atravessam escolas, municípios e territórios do Estado.
O evento será realizado em Salvador, promovido pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), Diretoria Estadual Bahia, em parceria com o Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEEBA), a Secretaria da Educação da Bahia (SEC-BA) e as Instituições Públicas de Ensino Superior da Bahia, com a participação de grupos de pesquisa e programas de pós-graduação voltados à temática da gestão e da política educacional.
Comissão Organizadora