Anais - 0324A


APRESENTAÇÃO

Maria Goretti da Silva – PMM/UFERSA
Sueldes de Araújo – UFERSA



Este e-book é uma coletânea de trabalhos apresentados na modalidade de comunicação oral durante o XII Encontro de Política e Administração da Educação - ANPAE/RN. O tema central do evento foi Educação e Democracia: Desafios contemporâneos. O evento ocorreu de 9 a 11 de outubro de 2023, na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), na cidade de Angicos, no Estado do Rio Grande do Norte.

Os textos, ora apresentados, fazem parte dos anais do encontro e estão organizados em ordem alfabética. Trata-se de estudos voltados para o campo da Gestão Escolar, do Currículo e das Práticas Pedagógicas. São abordagens pertinentes e atuais que conduzem a uma leitura cuidadosa sobre os diversos temas, com o objetivo de possibilitar uma imersão na problemática de cada área circunscrita neste volume.

Por isso, vale a pena dedicar um tempo à leitura atenta de cada texto. Eles contribuem para iluminar os caminhos organizacionais em cada área refletida nos estudos apresentados. Nesse aspecto, sintam-se à vontade para embarcar nessa viagem literária junto aos autores.

O texto “Importância da motivação e gestão democrática no âmbito escolar: reflexões e contexto histórico na educação municipal de Natal” de autoria de Iranildo Varela dos Santos e Rafael da Silva Pereira Roseno, parte de uma reflexão sobre o conceito e importância da motivação na democracia e sua contextualização reflexiva na gestão escolar. Faz uma análise sobre o fato de haver, apenas, chapa única nas eleições para gestor de uma escola da rede municipal no ano de 2021.

O texto “A organização de espaços em instituições de educação infantil” de autoria de Lívia Hadija Cruz e Silva e colaboradores, ressaltam que é imprescindível compreender a importância dos espaços internos, como as salas de referência, e de sua organização adequada para ser um espaço que possibilite aprendizagens, vivências e autonomia social e intelectual das crianças (Barbosa; Horn, 2001).

O trabalho “A percepção de professores sobre o trabalho pedagógico com objetos digitais de aprendizagem no contexto do ensino remoto emergencial” dos autores, Patricia Nayara Felix dos Santos e Sueldes de Araújo, nos apresentam um estudo acerca da percepção de professores sobre o trabalho pedagógico com objetos digitais de aprendizagem, no contexto do ensino remoto emergencial, durante a pandemia da Covid19. Eles proporcionam uma excelente reflexão sobre um momento crucial de nossa história no campo da educação.

O texto “A pesquisa cientifica e a matemática no cotidiano da feira livre: uma investigação desenvolvida pelos alunos da EJA” de autoria de Tácio Vitaliano da Silva, busca compreender como se estabelece as relações dos conceitos matemáticos oriundos da feira livre com a matemática sistematizada presente na memória dos alunos da EJA.

O texto intitulado “Acoplamento tecnológico e autismo: uma abordagem na perspectiva do paradigma da complexidade” de autoria de Leidiane Maciel da Cruz e colaboradores, apresenta um estudo voltado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este transtorno engloba uma variedade de dificuldades de comunicação e interação social, e os padrões de comportamento dos indivíduos com TEA diferem dos demais. Vale ressaltar que esse transtorno, assim como outros, não seguem um padrão específico. Cada indivíduo apresenta características e capacidades individuais e autênticas.

O trabalho “Alfabetização e letramento: conceitos, diferenças, aproximações, políticas públicas e estratégias de ensino” de Sara Raissa Rodrigues de Lima e colaboradores, apresenta um estudo focado na alfabetização e no letramento. Eles discutem conceitos, diferenças, aproximações, políticas públicas e estratégias de ensino.

O texto intitulado “Avaliação e documentação pedagógica na/da educação infantil: uma análise dos textos das políticas curriculares”, de autoria de Jucilene Monteiro da Silva e colaboradores, situa que o processo de avaliação nesta etapa integra as práticas cotidianas com objetivo formativo e acontece como documentação pedagógica - perspectiva inspirada especialmente nas abordagens italianas que se constitui como "oportunidade para que o professor possa compreender a ação pedagógica e ao mesmo tempo narrar os percursos das crianças”. (Fochi, 2018, p.12).

A autora Emilly Susy Dantas da Silva apresenta um texto intitulado “Benefícios e obstáculos na inclusão do uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) aliado a ações pedagógicas”. O estudo discorre sobre o uso da tecnologia da informação e comunicação aliada a ações pedagógicas, na lógica de expor reflexões acerca da relevância das práticas pedagógicas concebidas com o auxílio de recursos tecnológicos e os benefícios que esses procedimentos podem trazer para o processo de ensino e aprendizagem, bem como os desafios na inclusão digital de profissionais da área para uso nas ações pedagógicas.

O estudo “Cultura e diversidade: a inclusão a partir do multiculturalismode autoria de Willame Anderson Simões Rebouças e Yatamuri Rafaelly Cosme da Silva reflete sobre os processos de inclusão a partir do multiculturalismo. E apontam como achados que as projeções culturais socialmente construídas em nosso cotidiano ainda se mostram distantes no que diz respeito aos processos de inclusão.

O trabalho “Eleições diretas para diretores nas escolas estaduais da 12ª DIREC/Mossoró/RN: consolidação da gestão democrática” de autoria deEugênia Morais de Albuquerque e Maria Dalvanir Marques Bezerra, teve por  objetivo discutir as Eleições diretas na 12ª DIREC/Mossoró, como elemento da Gestão Democrática na Educação Básica, através dos estudos nas disciplinas: Política e Planejamento da Educação Básica, Gestão dos processos de Ensino, Pedagogia/UERN, através de  estudos bibliográficos e análise de normativas legais.

O estudo “Eleições para diretores e vice-diretores nas escolas da rede pública estadual de educação do Rio Grande do Norte de autoria de Larissa Maria da Costa Fernandes Oliveira e Claudenyce Dantas de Souza analisaram a evolução das eleições para diretores e vice-diretores nas escolas da rede pública estadual de educação do Rio Grande do Norte (RN) nos últimos 6 (seis) anos. Como procedimentos foram utilizados a coleta de dados referentes às candidaturas nas escolas nas eleições gerais do ano de 2019 e 2022, bem como das eleições suplementares realizadas nos anos de 2021 e 2023, no site que hospeda a realização desse processo pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN), o Sistema Integrado de Gestão da Educação (SigEduc).

O trabalho “Explorando a caatinga: uma abordagem interdisciplinar de aprendizagem criativa e engenharias com alunos do ensino básico na construção de um ROVER” de autoria de Bruno Henrique Fernandes da Costa e colaboradores apresenta relato de experiência de projeto na área de robótica desenvolvido pelo Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT). O projeto realizou capacitações com estudantes de escolas públicas, viabilizando a transferência de conhecimento e tecnologia de vanguarda entre as instituições envolvidas. Um dos resultados do projeto foi a montagem do protótipo do Rover (um robô programável, capaz de realizar tarefas de forma autônoma ou semiautônoma) para possível a utilização na caatinga.

O trabalho “Gestão escolar em tempos de pandemias: quais desafios para a equipe gestora?” de Onária Belo de Sousa apresenta relato de experiência sobre as ações e estratégias desenvolvidas pela equipe gestora de uma escola estadual do Rio Grande do Norte, situada no município de Pau dos Ferros, durante o período da pandemia COVID-19.

O texto “Livro didático na educação infantil?! - uma análise do PNLD 2022 de autoria deLeticia Oliveira da Silva e colaboradores, reflete sobre como os livros didáticos consideram as linguagens das crianças e seus modos de apropriação. Para tanto, o estudo realiza uma análise documental dos critérios para seleção de obras previstas no edital de convocação nº 02/2020 – CGPLI do PNLD de 2022 e uma apreciação de dois exemplares de livros didáticos destinados a creches e pré-escolas. 

O trabalho “Manual sobre a realização de feiras de ciência virtual: é possível ter feira de ciência online? de Francisco Nathan Pinto de Oliveira e colaboradores apresenta relato de experiência da equipe do Programa Ciência Para Todos no Semiárido Potiguar sobre a produção de um manual para a realização de feiras de ciências em formato virtual durante a pandemia COVID-19.

O estudo Novas” (re)configurações legais sobre a gestão democrática da escola” de Assis Souza de Moura analisa como sete municípios da Paraíba estão (re)construindo a gestão democrática diante das “novas” (re)configurações sobre a gestão democrática da escola, conforme as recentes mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN).

O trabalho “O método científico na prática escolar: capacitando alunos no desenvolvimento de projetos científicos” de autoria de Clara Ohana Sousa da Fonseca e colaboradores apresenta relato de experiência da equipe do Programa Ciência Para Todos no Semiárido Potiguar nas formações das feiras de ciências para estudantes dos ensinos fundamental e médio da 12ª Diretoria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (12ª DIREC).

O trabalho “O método científico na prática escolar: capacitando professores para orientação de projetos” de autoria de Sara Beatriz Gomes de Medeiros e colaboradores apresenta relato de experiência da equipe do Programa Ciência Para Todos no Semiárido Potiguar nas formações das feiras de ciências para professores da educação básica da 12ª Diretoria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (12ª DIREC).

O texto “O que dizem os documentos oficiais sobre a literatura infantil?” de autoria deMaria Juliane Almeida Gomes, Emanuelly dos Santos Lopes e Milena Paula Cabral de Oliveira realizou análise de como a Literatura Infantil está presente nos documentos das políticas curriculares oficiais da/para Educação Infantil, através de pesquisa documental, tendo como corpus de análise, os textos das políticas curriculares oficiais: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI  (Brasil, 2009), a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2017) e o Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte - DCRNEI (RN 2018).

O trabalho “O uso das imagens no contexto inclusivo” de Rayuska Dayelly de Andrade tem por objetivo conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas de um docente em serviço, que utiliza imagens como estratégia de comunicação e ensino com uma estudante surda.

O texto “ONHB e representação de gênero: diálogo possível a partir do registro fotográfico” de Cláudia Karina Soares de Macêdo discutiu a possibilidade de diálogo entre a Olimpíada Nacional em História do Brasil - ONHB e a temática Representação de Gênero, a partir da análise de duas fotografias referentes a 5ª e 10ª edições da ONHB, disponíveis no site do evento

O trabalho “Paulo Freire no curso de pedagogia da UFERSA/Angicos: impressões e reflexões” de autoria de Maria Claudia Bezerra Trindade e colaboradores é um recorte da pesquisa intitulada “o PPC do curso de pedagogia do CMA/UFERSA: um estudo documental e das impressões docentes e discentes sobre a formação na docência, na pesquisa, na gestão” e apresenta reflexão sobre a importância dos estudos de Paulo Freire no projeto e na formação no curso de pedagogia.
O estudo "Questões socioeducacionais dos discentes da licenciatura em educação do campo” de Leidiane Ferreira de Sá e Ozaias Antonio Batista problematiza singularidades sociais e educacionais dos discentes dessa Licenciatura, evidenciando suas características socioculturais, educacionais, as dificuldades e potencialidades relacionadas com o exercício da formação científico-acadêmica em um curso na modalidade de alternância pedagógica.

E, para finalizar este volume dos anais, temos o trabalho “Tecnologias digitais como possibilidades para uma aprendizagem significativa no contexto escolar” de autoria de Bruna Tavares de Morais e Maria de Fátima de Lima das Chagas que analisou como as TDICs e quais dessas tecnologias podem ser inseridas como uma ferramenta auxiliar em uma aprendizagem significativa.


SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO
Maria Goretti da Silva
Sueldes de Araújo

I - A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ÂMBITO ESCOLAR: REFLEXÕES E CONTEXTO HISTÓRICO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE NATAL
Iranildo Varela dos Santos
Rafael da Silva Pereira Roseno

II - A ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Lívia Hadija Cruz e Silva
Jozelma Nunes Gonçalves Torres
Railson Thiago de Carvalho Silva
Elaine Luciana Sobral Dantas

III - A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO COM OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Patricia Nayara Felix dos Santos
Sueldes de Araújo

IV - A PESQUISA CIENTÍFICA E A MATEMÁTICA NO COTIDIANO DA FEIRA LIVRE: UMA INVESTIGAÇÃO DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS DA EJA
Tácio Vitaliano da Silva

V - ACOPLAMENTO TECNOLÓGICO E AUTISMO: UMA ABORDAGEM NA PERSPECTIVA DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE
Leidiane Maciel da Cruz
Maria de Fátima de Lima das Chagas
Nize maria Campos Pellanda
Ieda Maria Cassuli Bianchin

VI - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEITOS, DIFERENÇAS, APROXIMAÇÕES, POLÍTICAS PÚBLICAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Sara Raissa Rodrigues de Lima
Fernanda Fernandes
Jackeline Alves Costa
Luana Victória da Costa Cabral

VII - AVALIAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA/DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOS TEXTOS DAS POLÍTICAS CURRICULARES
Jucilene Monteiro da Silva
Maria Layze dos Anjos Martins
Elaine Luciana Sobral Dantas

VIII - BENEFÍCIOS E OBSTÁCULOS NA INCLUSÃO DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) ALIADO A AÇÕES PEDAGÓGICAS
Emilly Susy Dantas da Silva

IX - CULTURA E DIVERSIDADE: A INCLUSÃO A PARTIR DO MULTICULTURALISMO
Willame Anderson Simões Rebouças
Yatamuri Rafaelly Cosme da Silva

X - ELEIÇÕES DIRETAS PARA DIRETORES NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 12ª DIREC/MOSSORÓ/RN: CONSOLIDAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Eugênia Morais de Albuquerque
Maria Dalvanir Marques Bezerra

XI - ELEIÇÕES PARA DIRETORES E VICE-DIRETORES NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE
Larissa Maria da Costa Fernandes Oliveira
Claudenyce Dantas de Souza

XII - EXPLORANDO A CAATINGA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM CRIATIVA E ENGENHARIAS COM ALUNOS DO ENSINO BÁSICO NA CONSTRUÇÃO DE UM ROVER
Bruno Henrique Fernandes da Costa
Daniel Kleber Bronzo,
Rafael Kepler Bronzo
Antonio Gideilson Correia da Silva

XIII - GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIAS: QUAIS DESAFIOS PARA A EQUIPE GESTORA?
Onária Belo de Sousa

XIV - LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL?! - UMA ANÁLISE DO PNLD 2022
Leticia Oliveira da Silva
Maria Ritta de Melo Costa
Thais Lopes de Araújo
Milena Paula Cabral de Oliveira

XV - MANUAL SOBRE A REALIZAÇÃO DE FEIRAS DE CIÊNCIA VIRTUAL: É POSSÍVEL TER FEIRA DE CIÊNCIA ONLINE?
Francisco Nathan Pinto de Oliveira
Maria Goretti da Silva
Sara Beatriz Gomes de Medeiros
Antonio Gideilson Correia da Silva

XVI - “NOVAS” (RE)CONFIGURAÇÕES LEGAIS SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA
Assis Souza de Moura

XVII - O MÉTODO CIENTÍFICO NA PRÁTICA ESCOLAR: CAPACITANDO ALUNOS NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS CIENTÍFICOS
Clara Ohana Sousa da Fonseca
Antonio Gideilson Correia da Silva
Sara Beatriz Gomes de Medeiros
Francisco Nathan Pinto de Oliveira

XVIII - O MÉTODO CIENTÍFICO NA PRÁTICA ESCOLAR: CAPACITANDO PROFESSORES PARA ORIENTAÇÃO DE PROJETOS
Sara Beatriz Gomes de Medeiros
Bruno Henrique Fernandes Da Costa
Clara Ohana Sousa da Fonseca
Maria Goretti da Silva

XIX - O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE A LITERATURA INFANTIL?
Maria Juliane Almeida Gomes
Emanuelly dos Santos Lopes
Milena Paula Cabral de Oliveira

XX - O USO DAS IMAGENS NO CONTEXTO INCLUSIVO
Rayuska Dayelly de Andrade

XXI - ONHB E REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO: DIÁLOGO POSSÍVEL A PARTIR DO REGISTRO FOTOGRÁFICO
Cláudia Karina Soares de Macêdo

XXII - PAULO FREIRE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFERSA/ANGICOS: IMPRESSÕES E REFLEXÕES
Maria Claudia Bezerra Trindade
Ana Maria Pereira Aires
Elaine Luciana Sobral Dantas
Fádyla Késsia Rocha de Araújo Alves

XXIII - QUESTÕES SOCIOEDUCACIONAIS DOS DISCENTES DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Leidiane Ferreira de Sá
Ozaias Antonio Batista

XXIV - TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO POSSIBILIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR
Bruna Tavares de Morais
Maria de Fátima de Lima das Chagas