Anais - 0123A


APRESENTAÇÃO

Em outubro de 2021, fui, junto com outros colegas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), convidada a participar de um Evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, em alusão a comemoração do Dia do Professor. Tratava-se do Outubro Docente e nele estava previsto a apresentação de trabalhos científicos produzidos pelos professores da rede municipal, assim como os relatos de pesquisas em andamento dos docentes municipais participantes de uma experiência piloto que vinha sendo realizada com dois programas de pós-graduação da UECE – Educação e Linguística Aplicada.

Essa aproximação e integração de pesquisadores das universidades com o sistema de ensino municipal vem se construindo aos poucos, num movimento de amplo diálogo, pautado por muito boa-vontade de ambos os lados e apostando sempre numa educação pública de qualidade referenciada socialmente. Nesse movimento, ganham os dois lados.

Me deparei com trabalhos docentes de excelente qualidade cientifica, com relatos, reflexões e descrição de inovações educacionais a partir das salas de aulas, o que evidencia práticas pedagógicas dinâmicas, potentes e promissoras, na busca por uma educação de qualidade, em que todos se debrucem sobre o conhecimento como um valor humano universal, necessário e cada vez mais substantivo para a sociedade que estamos vivendo.

Este livro representa uma compilação de treze entre os inúmeros trabalhos apresentados, abordando temas variados, que vão desde gestão escolar, financiamento, formação de leitores, educação integral, ensino de matemática, formação continuada de professores, avaliação em larga escala, desenvolvimento de competências etc. Isso mostra uma plêiade de preocupações dos docentes e dos gestores e que na busca por respostas, mesmo que parciais, adentram a uma vasta literatura produzida num ciclo permanente de ação-reflexão-ação.

Como política pública, a educação não apresenta resultados de curto prazo, seu ciclo é mais longo, ultrapassa o tempo de um governante, principalmente aquele que dura apenas quatro anos. Em Fortaleza, é importante registrar, tem havido um esforço no sentido da permanência de algumas iniciativas de política educacional nos últimos dez anos. Os indicadores educacionais, especialmente os de rendimento (aprovação, reprovação e abandono) e os de desempenho, com destaque para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) tem registrado expressivo progresso. Não é possível conseguir tais avanços sem a participação efetiva dos professores e gestores, que durante duzentos dias letivos, todos os anos, trabalham de forma sistemática com as crianças e jovens que adentram as escolas em busca de um direito que lhes é garantido pela Constituição Federal de 1988.

Esse livro é também sobre garantia de direitos e ao reconhecer a produção cientifica dos professores, a Secretaria Municipal de Educação está mostrando que valoriza seus docentes, dá-lhes oportunidade de mostrar o que têm de melhor, socializando, por meio de uma publicação com o selo de qualidade da ANPAE, os capítulos deste livro.

A todos, desejo uma boa leitura.

Eloisa Maia Vidal


SUMÁRIO

PREFÁCIO
Germânia Kelly Ferreira de Medeiros

APRESENTAÇÃO
Eloisa Maia Vidal

CAPÍTULO I
ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA: UMA EXPERIÊNCIA ADAPTADA DO ENSINO MÉDIO PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Bruno Carneiro de Andrade
Ruani Cordeiro de Sousa
Eloisa Maia Vidal

CAPÍTULO II
A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS: UMA PROPOSTA DE CÍRCULO DE LEITURA COM OBRAS DE LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA NA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA
Cleudene de Oliveira Aragão
Carmosina Sibélia Silva Alencar

CAPÍTULO III
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E SUA RELAÇÃO COM O LETRAMENTO ALFABÉTICO
Wilson Júnior de Araújo Carvalho
Michele Abreu Andrade

CAPÍTULO IV
POLÍTICAS E AÇÕES INSTITUCIONAIS BRASILEIRAS PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR
Leonardo Alves Ferreira
Ivoneide Pinheiro de Lima 

CAPÍTULO V
ENSINO DE LITERATURA: ORIENTAÇÕES PARA A MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA
Cleudene de Oliveira Aragão
Daniely Moreira Coelho da Silva

CAPÍTULO VI
O ENSINO DE CIÊNCIAS E SUA PERSPECTIVA NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS
Maria Elizete Pereira Alencar Oliveira
Maria Cleide da Silva Barroso
Francisca Helena de Oliveira Holanda

CAPÍTULO VII
EMOÇÕES E SENTIMENTOS RELACIONADOS A MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES QUE LECIONAM A DISCIPLINA
Maria Ivânya Brito Milfont Teixeira

CAPÍTULO VIII
EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: ANTECEDENTES HISTÓRICOS, EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS E DEBATES CONTEMPORÂNEOS
Keifr Fortunatti Eloisa Maia Vidal
Germânia Kelly Ferreira de Medeiros

CAPÍTULO IX
DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA.
Natália Braga Matias
Sofia Lerche Vieira

CAPÍTULO X
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO CURSO DE EXTENSÃO NO FORMATO ON-LINE
Glessiane Coeli Feitas Batista Prata
Maria Jose Costa dos Santos

CAPÍTULO XI
POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA: PRIMEIROS RESULTADOS
Mariana Cristina Alves de Abreu
Arimate Alves Noronha
Gessica Nunes Noronha
José Airton de Freitas Pontes Júnior

CAPÍTULO XII
A RELAÇÃO ENTRE CONSCIÊNCIA GRAFOFONÊMICA E REPRESENTAÇÕES ORTOGRÁFICAS DO TIPO SILÁBICO CCV DO PORTUGUÊS DO BRASIL
Kamila Carneiro Alves
Wilson Júnior de Araújo Carvalho

CAPÍTULO XIII
EM UM CONTEXTO SOCIOCULTURAL CAMBIANTE, O PAPEL DA ESCOLA COMO REPRODUTORA OU TRANSFORMADORA DE CONHECIMENTOS A PARTIR DE NOVAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES?
Sandra Araújo Da Silva

BIODATA
Sobre organizador e autores