Livros - 0422L


APRESENTAÇÃO

Com o lançamento desta obra, pretende-se, sob novo formato e nova nominação, retomar a série Cadernos de Administração Escolar, após exatamente 40 anos da sua última edição, em 1982, quando da publicação do volume n. VII, com o trabalho intitulado Administração da Educação no Brasil: evolução do conhecimento, de autoria do saudoso Benno Sander, presidente da ANPAE, então nomeada como Associação Nacional de Profissionais de Administração da Educação.

Idealizada pelo professor Antônio Pithon Pinto, primeiro presidente da Associação Nacional de Professores de Administração Escolar (ANPAE), a série foi lançada em 1964, durante o seu segundo mandato.

Ainda no calor da comemoração do sessentenário de sua criação, retomar a publicação da série Cadernos de Administração Escolar, que tem sido objeto de estudos acadêmicos1 , se reveste de grande importância para a ANPAE na medida em que, embora os referidos cadernos e os simpósios estivessem previstos nos documentos que serviram de base para o surgimento de nossa associação, somente os simpósios foram realizados de forma contínua ao longo de sessenta anos.

No “Informe sobre a cadeira de Administração Escolar”2 , elaborado por Antônio Pithon Pinto, na época, responsável pela cátedra de Administração Escolar e Educação Comparada da Faculdade de Filosofia da Universidade da Bahia, apresentado no I Simpósio Brasileiro de Administração Escolar em 1961, se propunha a criação da ANPAE, ao mencionar:

“Estamos convencidos da utilidade da criação da Associação de Professores de Administração Escolar (ANPAE) que seria o órgão coordenador das atividades e estudos, neste campo de conhecimento. O momento é de todo oportuno para se pensar nesta ideia”3 .

Entre os objetivos que constavam no referido informe, destacam-se a realização de novos Simpósios Brasileiros de Administração Escolar, bem como “a publicação de 1 ABDIAN, Graziela Zambão. As publicações da ANPAE e a trajetória do conhecimento em Administração da educação no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 40, p. 31-50, 2010. 2 PITHON PINTO, A. ANPAE 10 anos. Salvador: ANPAE, 1971. 3 Ibid., p. 9. C 8 Cadernos de Administração Escolar em que serão tratados assuntos específicos que, por sua importância, mereçam tratamento especial”4 .

Nos 60 anos de existência da ANPAE foram publicados sete volumes dos Cadernos de Administração Escolar, em diferentes momentos de sua trajetória, considerando ainda as cinco nominações que teve a ANPAE5 ao longo de seu percurso.

Na gestão de Antônio Pithon Pinto, entre 1961 e 1971, foram publicados os quatro primeiros volumes:

I. TEIXEIRA, Anísio S. Natureza e função da administração escolar. Salvador: ANPAE, Caderno de Administração Escolar I, 1964, 16p.

II. RIBEIRO, José Querino. Introdução à administração escolar. Salvador: ANPAE, Caderno de Administração Escolar II, 1965, 30p.

III. BREJON, Moysés. Alguns aspectos da formação de administradores escolares. Salvador: ANPAE, Caderno de Administração Escolar III, 1966, 26p.

IV. MASCARO, Carlos Corrêa. A administração escolar na América Latina. Salvador, Bahia: ANPAE, Caderno de Administração Escolar IV, 1968, 47p.

Os volumes V e VI foram lançados na gestão do segundo presidente, Paulo de Almeida Campos (1971-1974), quando a ANPAE era conhecida como Associação Nacional de Profissionais de Administração Escolar:

V. DIAS, José Augusto. Sistema escolar brasileiro. Niterói: ANPAE, Caderno de Administração Escolar V, 1972, 132 p.

VI. MELCHIOR, José Carlos de Araújo. Financiamento da Educação no Brasil: Recursos financeiros públicos e privados. São Paulo: ANPAE, Caderno de Administração Escolar VI, 1972, 184pDepois de dez anos do lançamento do VI volume, em 1982, sob a presidência do quarto presidente, Benno Sander (1976-1984), lançou-se o ]

VII volume: VII. SANDER, Benno. Administração da Educação no Brasil: evolução do conhecimento. Fortaleza: Edições UFC; Brasília: ANPAE, Caderno de Administração Escolar VII, 1982, 64p. Hoje, 40 anos após o lançamento desse último volume, retomam-se, sob a presidência de Romualdo Portela de Oliveira (2019 - 2023), os Cadernos de 4 Ibid., p. 10. 5 SANDER, Benno. Introdução à história da ANPAE como sociedade civil no campo da educação, 2007. Disponível em: < http://www.anpae.org.br/website/documentos/estudos/estudos_01.pdf> . Acesso em: 10 jan. 2017. 9 Administração Escolar, sob o nome Coleção Política e Administração da Educação, por meio do lançamento de dois novos volumes, que reúnem importantes contribuições teóricas de dois ex-presidentes da ANPAE, João Ferreira de Oliveira (2015 - 2019) e Márcia Ângela da Silva Aguiar (2011-2015), respectivamente. Esta nova fase dos Cadernos de Administração Escolar emerge na quinta e atual nominação da sigla ANPAE, conhecida como Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Da mesma forma como aconteceu com o Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e com a Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, que tiveram seus nomes mudados ao longo dos sessenta anos de existência da ANPAE, de certa forma devido às mudanças das denominações da associação, optouse também por alterar o nome original dos Cadernos de Administração Escolar, que passam-se a chamar Coleção Política e Administração da Educação, abrindo o escopo de sua abrangência, da Administração Escolar para a Política e Administração da Educação, tanto na educação básica como superior. Entretanto, para se manter a tradição dos primórdios da ANPAE, as capas da Coleção Política e Administração da Educação manterão o design original dos Cadernos de Administração Escolar de 1964, com alternância de cores para distinguir os diversos volumes. Em um primeiro momento, na retomada desta série, pretende-se focar importantes contribuições dos ex-presidentes da ANPAE, ao longo de sua carreira, com registros de diversos materiais como conferências realizadas, entrevistas, capítulos de livros em publicações restritas ou traduções de textos publicados em outras línguas. Posteriormente, se ampliará para registros de importantes anpaeanos históricos que contribuíram de forma significativa para a construção do campo da política e administração da educação. Todas as edições da Coleção Política e Administração da Educação virão acompanhadas com uma sessão intitulada “contribuições do autor (a) para o campo da política e administração da educação”, no qual será contextualizada a relevância do autor na trajetória da ANPAE e para a nosso campo de atuação. Dessa forma, retomamos uma publicação histórica de nossa associação, fortalecendo a identidade da ANPAE, na expectativa de que não volte a ser interrompida. Campinas, Goiânia 03 de agosto de 2022 A equipe de coordenação Cadernos de Administração Escolar

Campinas, Goiânia 03 de agosto de 2022

A equipe de coordenação dos Cadernos de Administração Escolar


SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO
Os Cadernos de Administração Escolar e os primórdios da ANPAE

PREFÁCIO
Contribuições de João Ferreira de Oliveira ao campo da política e administração da educação.
Luiz Fernandes Dourado

CAPÍTULO 1
Pronunciamento na mesa comemorativa dos 60 anos da ANPAE
CAPÍTULO 2
Educação no Brasil - para quê?
CAPÍTULO 3
Educação no Brasil: projetos em disputa
CAPÍTULO 4
A função social da educação e da escola pública: tensões, desafios e perspectivas
CAPÍTULO 5
A educação básica no Brasil e as perspectivas de uma avaliação emancipatória
CAPÍTULO 6
Educação escolar e currículo: por que as reformas curriculares têm fracassado no Brasil?
CAPÍTULO 7
Entrevista concedida à Revista Retratos da Escola
CAPÍTULO 8
LDB, PNE (2014-2024) e construção do sistema nacional de educação: avanços, tensões e perspectivas
CAPÍTULO 9
Acesso à educação superior no Brasil: entre o elitismo e as perspectivas de democratização
CAPÍTULO 10
A Pós-Graduação e a pesquisa no Brasil: processos de regulação e de reconfiguração da formação e da produção do trabalho acadêmico
CAPÍTULO 11
Políticas, gestão e novas formas de regulação da educação superior: reconfigurações, tensões e desafios
CAPÍTULO 12
Conjuntura e educação no Brasil: tensões, desafios e perspectivas
Sobre o autor