Livros - 1121L


APRESENTAÇÃO

 

Muito nos encanta apresentar este livro como um produto coletivo oriundo de uma multiplicidade de vozes que inte- ragiram, compartilharam e articularam propostas de trabalho durante a realização do I Congresso Cearense em Avaliação Educacional (I CONCAVE), ocorrido em 2020. Mesmo sendo um evento regional, reuniu pesquisadores de vários estados do Brasil, de Portugal e da Espanha, pro- fessores da Educação Básica e do Ensino Superior, alunos de graduação e de pós-graduação e líderes de grupos de pesquisa de diferentes instituições, o que suscitou o interesse pelo desenvolvimento deste livro.

Profissionais que atuam em diferentes espaços educativos e regiões do Brasil e que, cotidianamente, refletem sobre as práticas pedagógicas, a Educação Básica, a universidade, vivenciam os desafios da docência e da gestão, pesquisam e se dedicam a compreender os processos educativos ao qual toda a educação está atrelada, aqui estão reunidos para trazerem suas reflexões e seus estudos, auxiliando a pensar sobre a avaliação em diferentes perspectivas.

As temáticas apresentadas nesta coletânea trazem reflexões acerca da avaliação educacional no âmbito dos sistemas educacionais estaduais de educação, nos indicadores de desempenho, nos testes padronizados, nas secretarias de educação e nas avaliações diagnósticas, ou seja, contemplam a avaliação sobre diferentes facetas, integrando seus três níveis: a avalia- ção em redes de ensino, a avaliação feita na escola e a avaliação da apren- dizagem. A avaliação por si só é uma temática que desafia a reflexão e se configura como um tema polêmico na educação, isso porque envolve polí- ticas públicas, decisões que impactam a formação de professores e a atua- ção docente, bem como o ranqueamento de escolas e instituições.

O presente livro, se representado como um caleidoscópio, nos mostra a beleza da mistura de cores e de formas que estão num constante movi- mento, um constante pensar, observar e analisar, assim como é a pesquisa. As cores aqui são compostas pelo amarelo, azul, branco, preto, rosa, verde e vermelho, tais como as bandeiras dos estados aqui reunidos: Acre, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e São Paulo, representados pelos pes- quisadores e professores que participaram da escrita deste livro e que, jun- tos, compõem um encontro de diferentes realidades e espaços educativos, ampliando nossa compreensão sobre a temática aqui apresentada.

Espera-se contribuir para o debate sobre aquilo que é, certamente, um dos desafios mais importantes da atualidade: ajudar a tomar decisões adequadas e coerentes no que se refere aos processos avaliativos em âm- bito de políticas públicas, como forma de realmente garantir a aprendiza- gem dos alunos e a excelência na formação de professores e de gestores, respeitando a diversidade de realidades e as necessidades que temos no contexto educativo. A avaliação se apresenta como um constante desafio, um tema que exige reflexão e ponderação, dadas tantas arbitrariedades, funções – se usada para diagnóstico, controle ou classificação, implica em decisões metodológicas e tem impacto no destino de alunos, gestores, ins- tituições, municípios e estados. É tema nevrálgico na educação e que dire- ciona a produzir conhecimento no âmbito da universidade e da escola.

A avaliação é realizada formalmente e vinculada ao conhecimento e conteúdo científico que precisa ser medido, constatado, padronizado. Ao mesmo tempo também a avaliação é informal, diz respeito sobre valores, sobre o que se espera e acredita. É um conflito constante entre o que está determinado, aquilo que é esperado, o que se acredita, como um mar ora revolto e ora calmo, muito se pensa e muito se dedica a esta temática e aonde chegamos? Onde estamos? Qual será nosso futuro?

Aqui estamos a pensar sob diferentes perspectivas, lugares e experi- ências. Este livro é um encontro na longitude, o pensar juntos estando separados, o escrever juntos na distância. É estar e ser. Estarmos compro- metidos com a educação e seus processos. Somos profissionais que se de- dicam a compartilhar e a dialogar. Este livro é um diálogo, um encontro, uma comunhão, poesia em forma de teoria, teoria que reflete sobre essa questão educacional e nos possibilita novas formas de aprender sobre a avaliação.

José Airton Pontes
Andreia Osti
Eloisa Maia Vidal

 


SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO

PREFÁCIO
Sofia Lerche Vieira

CAPÍTULO I
Origem, concepções e metodologia de construção e de aplicação do Spaece
Luciano Nery Ferreira Filho
Leandro Araújo Sousa
José Airton de Freitas Pontes Junior

CAPÍTULO II
Trinta anos do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará: usos e implicações
Anderson Gonçalves Costa
Eloisa Maia Vidal

CAPÍTULO III
Sistema paulista de avaliação em larga escala: aspectos políticos e históricos que permeiam a sua constituição e implementação
Marisa de Souza Cunha Moreira
Carolina Moreira Felicori
Andréia Osti

CAPÍTULO IV
O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp): indicadores de desempenho nas provas de Língua Portuguesa dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Ana Carolina Manfroni
Aline Gasparini Zacharias-Carolino
Tatiana Andrade Fernandes de Lucca
Andréia Osti

CAPÍTULO V
Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo: trajetória, avanços e desafios do Paebes
Wagner dos Santos
Denilson Junio Marques Soares
Talita Emidio Andrade Soares
Ronildo Stieg

CAPÍTULO VI
Paebes TRI e seus usos em escolas de ensino médio da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo: qual o lugar do trabalho dos pedagogos?
Wagner dos Santos
Rodrigo Marques
Ronildo Stieg
Denilson Junio Marques Soares
Talita Emidio Andrade Soares

CAPÍTULO VII
Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem Escolar no Acre no contexto das reformas educacionais
Mark Clark Assen de Carvalho
Jean Mauro de Abreu Morais

CAPÍTULO VIII
A percepção dos(as) diretores(as) sobre o Sistema de Avaliação da Aprendizagem Escolar do estado do Acre
Jean Mauro de Abreu Morais
Josenir de Araújo Calixto
Adão Rogério Xavier Silva
Mark Clark Assen de Carvalho

CAPÍTULO IX
Sistema estadual de avaliação da educação básica do Rio Grande do Norte: construindo a linha do tempo
Antônia Bruna da Silva

CAPÍTULO X
Usos dos resultados do Simais no âmbito das escolas: fatores adversos e ações subsidiadas
Antônia Bruna da Silva
Ana Karina de Bessa Barros
Adriana Nardine Costa Souza

BIODATA
Sobre os organizadores e autores